Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, julho 01, 2014

Copa do Mundo 2014

Em junho e julho de 2010, talvez eu tenha postado diariamente minhas observações sobre a Copa do Mundo do Futebol ! Tinha sido a primeira vez que eu estava com tempo e disposição para tentar aprender algo exclusivo do mundo masculino (pelo menos no Brasil ). Ai ai ai, se na década de 50 uma menina quisesse brincar com bola ou fingir jogar futebol ..... preconceito geral ! Ai ai ai década de 60, aprender tênis era viável para meninas de classe econômica altíssima, desde os uniformes e raquetes, era, enfim, um esporte elitista.

Entre os esportes viáveis numa pequena cidade do interior de São Paulo, sobrou a natação ( que sorte !) na minha infância e, décadas depois, ainda é na água e natacao que eu me entrego quando sinto minhas forças físicas sendo drenadas pelas conjunturas da vida.

Da tela "Guerra e Paz" -  homens são os espelhos de homens e meninos no futebol


















Em 2010, minhas atenções eram diferentes das de 2014. Neste ano, estou atenta a que tudo corra bem no Brasil, país anfitrião, e os holofotes mundiais estão cobrindo fato por fato, jogo por jogo realizado nos vários estados do país, 12 estádios ao todo foram preparados.

Neste ano, sofro só em imaginar as temperaturas tórridas que enfrentam os jogadores em Manaus, Fortaleza, Natal e Recife ou Salvador. Talvez, também, Rio de Janeiro. Mas de longe o clima e as temperaturas em Manaus são "alucinantes" e de tirar o folego de uma turista sulista comum, como eu, que não consegui andar em Manaus com tranquilidade a não ser bem cedo ou ao cair da tarde. A altíssima umidade em temperaturas muito superiores a 30 graus celsius dá um desassossego imenso no corpo, um peso adicional à gravidade.

Nesse ano, não consigo prever o vitorioso. E os times, em geral, nas partidas até agora ( já entramos na fase "mata-mata") mostraram o melhor que tinham estruturado de jogadas e saídas e criatividade.

Por mais que me esforce, não consigo encontrar outro evento tão popular que agregue 50% da população global e seja transmitido a 200 países simultaneamente. Mal posso imaginar o que surgiram de valores bilionários em apostas.... se houve até aposta insolita que haveria "mordidas" no gramado e quem apostou R$ 26 reais levou mais de R$ 4000,00 reais de prêmio.

É um outro mundo e de homens com corpo fisico privilegiado! Correr 90 minutos sob quaisquer condições climáticas, conduzir a bola e olhar onde estão posicionados os parceiros do time, escolher entre repassar a bola ou fazer um gol direto, trombar, dar cotoveladas, dar cabeçadas, dar dribles, dar falsos arremessos para confundir o adversário.... oh a ideia de que o mundo podia ser conduzido pelos princípios cartesianos.

Com tanta adrenalina estimulada e recompensada financeiramente, a representação da PAZ, é um menino
sentado lendo um livro. Portinari



Mais 13 dias pela frente para sabermos quem será o
Campeão do Mundo 2014 !

Maria Lucia Zulzke, em São Paulo - SP - Brasil, em 01 de julho de 2014, 8:59 am
















Nenhum comentário: