Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, setembro 07, 2017

07 setembro no Brasil 🇧🇷

"Já raiou a liberdade, já raiou a liberdade no horizonte do Brasil ."

Em agosto de 1822, um casal estava separado geograficamente.

A Princesa Leopoldina havia ficado no Rio de Janeiro como Regente do Brasil, ao lado de amigos e conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, e cercada de inimigos também, os quais tramavam para derrubar o casal e fazerem-se os representantes de Portugal.

Os interesses eram mundanos: um deles iria adquirir poder e fazer suas vinganças, além de ficar no mais alto posto; o outro, dono e negociante de escravos ficaria livre de pagar os elevadíssimos impostos que sonegara por anos além de continuar fazendo o tráfico de negros escravos.

No dia 02 de setembro de 1822, cercada pelos Ministros, a Princesa Leopoldina precisou tomar uma decisão - deveriam assumir a independência em relação a Portugal ? Todos os Ministros a apoiaram e ela assinou em 02 de setembro 1822 o documento afirmando que ficariam no Brasil. Como Regente tinha autoridade delegada por seu esposo Príncipe Pedro I.

Em São Paulo, distante do Rio de Janeiro, D.Pedro I articulava alianças para dar suporte ao seu poder e autoridade de permanência no Brasil. Ao receber na sua frente, dois conhecidos traidores, na cerimônia do "Beija-Mão"  falou em bom português, ou se alinham com nossos propósitos e vão ao Rio de Janeiro honrar as ordens da Princesa ou.... serão considerados meus inimigos ( da novela Novo Mundo).

Se a novela "Novo Mundo" está fiel ou não ao verdadeiro caráter de D.Pedro I não poderemos saber. Várias vezes foi ressaltada a sua flexibilidade em conceder perdão e dar mais uma chance a traidores, para que se alinhassem com seus propósitos. Interessante característica, quando se sabe que no mundo masculino raramente gostam de dar segunda chance. O usual é o confronto, a espionagem, a briga, a depredação, revanche e vinganças.

Aos poucos, o personagem humano de - D.Pedro I - cresce pelas mãos dos roteiristas da novela da Globo, 18:15hs - "Novo Mundo" e uma personagem disse "novo mundo está dentro do nosso coração".

Na Província de São Paulo, após ampla adesão dos poderosos homens da região, D.Pedro ainda pensa em parar em Santos, terra de José Bonifácio de Andrada e Silva. Espero que volte logo ao lado da Regente. Se ontem, na novela foi dia 02 de setembro, quando ela assinou formalmente o documento (deve existir de fato), com sua assinatura, com a inicial L bastante rebuscada, estou à espera do dia 7 de setembro de 1822 na TV.

A política é complicadíssima !

Interesses antagônicos de fortunas e posições de força. Interesses de países e negócios.

No meio desse embate político num país imenso, o apaixonado jovem pede um pouco de tempo para sua amante e preferida Domitila. Irá livrá-la do marido e estar com ela. Foi aberto o segredo, por séculos e séculos, havia o casamento formal por interesses e negócios, acontecendo e admitindo-se as amantes inúmeras para os homens de poder e riqueza.

Cartas abertas !

Parece-me que a novela seguirá até 26 de setembro de 2017.


Petrópolis, cidade imperial, construída por D.Pedro II, que é deixado só, aos 5 anos no Brasil, com a partida de seu pai para Portugal.

Petrópolis foi construída e idealizada por D.Pedro II e a Rainha napolitana Teresa Cristina, apaixonada por mosaicos italianos, música e outras manifestações de arte. São os pais da Princesa Isabel e Princesa Leopoldina ( nome em homenagem à avó austríaca).

Há sempre traidores e espiões ... o empregado Patrício "leva ao inimigo inglês as fofocas e acontecimentos para fortalecer o inglês contra seus patrões reais". Patrício é um personagem infiel, maldoso, apaixonado pela antiga Rainha Carlota Joaquina, mãe de Pedro, e esposa de D.João VI.

A mensagem moral da novela é que mulheres bem instruídas e apoiadas e preparadas como a Imperatriz Leopoldina não eram frágeis e podiam ser excelentes conselheiras para seus maridos, além de garantir a descendência das famílias reais.

A sedução das moças poderosas como Domitila era baseada em inteligência, articulação e apoio do irmão muito bem posicionado e relacionado na elite da época, nada pobres, o irmão a apoiou, beneficiou-se e jamais a julgou por ser amante do Príncipe.

2 séculos passados.

Dia 7 de setembro de 2017 também não tem cenário calmo em nenhum país do mundo. Roubos, propinas, desvios de dinheiro público, refugiados, imigrantes, pobreza e fome, preocupações climáticas, demanda por hábitos de consumo moderados, ameaça de ataques da Coréia do Norte, tufões e furacões nos Estados Unidos deslocando centenas de milhares de pessoas de suas casas, desemprego, necessidades básicas e tantas outras faces da tristeza - um antigo amigo dizia "chorando e gemendo nesse vale de lágrimas".

Quem estiver usufruindo de saúde, de bem com a vida, entre as pessoas amadas, um mais do que feliz dia da Independência de Portugal.

Maria Lucia Zulzke, em 07 de setembro 2017, na cidade de S.Paulo - SP - Brasil , céu claro, promete chegar a 30 graus celsius.




terça-feira, setembro 05, 2017

Muito além do controle.

Ontem, 4 de agosto de 2017, estava ansiosa e querendo fazer exercícios futuristas, sem grandes recursos, sobre como estarão as pessoas em 2060. Sem sombra de dúvida, fora da minha possibilidade de projetar algo assim especifico.

Comprei um jornal às 5 da tarde e lá estava na Folha de São Paulo, artigo de Luiz Felipe Pondé, que acompanho nos debates e programas da TV Cultura, 21:10 hs.

Finaliza seu artigo : " O mundo, cada vez mais, é habitado por jovens assustados, ansiosos, inseguros nos afetos, com medo de ter filhos ( mente-se muito sobre isso tudo) , que temem uma vida que, ao contrário do que lhes foi prometida, está sempre além de nossa capacidade de previsão e controle." C6 - Ilustrada.

Cumpri minha agenda da segunda-feira, feliz pois tudo deu certo. Fiz muitas coisas ao longo do dia.

Conversei com pessoas interessantes e inteligentes, fiz meus exercícios físicos, tomei sol pela manhã e, com certeza, há 60 anos eu não poderia saber como iria administrar as contingências da época de idosa jovem , numa cidade imensa com mais de 10 milhões de habitantes, como a cidade de S.Paulo.

Administrar contingências é exercitar a sobrevivência. Aprendi no artigo de Luiz Felipe Pondé, na Folha de São Paulo. Grata !

Maria Lucia Zulzke, 5 setembro de 2017, em S.Paulo - SP. A cidade agitada, céu sem nuvens e o sol brilha. Mais um dia quente.


segunda-feira, setembro 04, 2017

E seria ou não certo?

Algo não está certo.

Pluft... décadas se passaram e estou indo rápido nos meus 60 e poucos anos.

Tive um recurso pessoal para lembrar dos meus 12 aos 17 anos com certa fidelidade - escrevi diários daqueles: a festa que fui, quem encontrei, horário que cheguei e saí,  os meninos lindos que eu conhecia, as atrapalhações em família, os presentes de Natal que ganhei e adorei, os tios legais, as brigas e fatalidades, sapatos e bolsas que queria, falecimento dos avós  etc.

anos que, para ser sincera, eu não gostaria de voltar mesmo.

Entrar na adolescência era bem problemático e era um tempo da inocência, década de 60 no interior do estado de São Paulo/Brasil - escola todos dias, estudos todos dias, bailinhos finais de semana, flertes, rapazes rodeavam as moças e sorriam dentro do carro e era só, missa todos domingos, cinemas, livros, romances, discos, violao,piano.

Férias nas casas das tias. Férias de verão em Santos, 10 dias, no máximo. Carnaval no clube da cidade, localizado perto do jardim e da Catedral Católica. Tudo simples. Era permitida a bebida alcoólica para adolescentes, acreditam? E a transgressão era fumar cigarro Hollywood dentro do quarto.

Há 24 anos, novamente, decidi manter minhas agendas de papel. Vejo os nomes e telefones, muitos e muitas pessoas queridas faleceram nesses últimos 24 anos.  Também tem muita gente bonita e conservada e bem sucedida. Muitas separações de casais com filhos !

Anotações interessantes de 2006 - Chile tem 5 milhões de pessoas (!?) tão pouco assim ? impossível, deve ser a capital, Santiago do Chile ... 800 mil pessoas eram consideradas miseráveis... será isso mesmo? Anotações mal escritas. Não acredito e nem confio.

Até 2006 eu fazia yoga, alongamento e exercícios na academia perto de casa, em Moema, todas manhãs ou se impossível 2 vezes por semana, na década de 90 eu ia e adorava o Clube Paineiras do Morumbi - Tânia era a minha professora de step que eu adorava até 2004.

A cidade de Limeira foi consolidada como um polo de bijouterias finas.

No dia 20 de agosto de 2000, a jovem jornalista Sandra Gomide , com 32 anos ( ao redor disso) foi assassinada friamente por seu abandonado parceiro e chefe que tinha mais de 60 anos de idade, editor de jornal importante. Um horror de violência!

Arnaldo Jabor escrevia num jornal e eu lia tudo que ele publicava: "A mulher é natureza, é linda. O homem é cultura, é feio. O homem odeia a mulher, a destrói porque a inveja."  - Tudo a ver com a violência de 2017 no Brasil com as estatísticas sobre esse horror social e de opressão. E, também, com o que aconteceu em agosto do ano 2000.

Eu assinava O Estado de S.Paulo, Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil e um dos jornais do Rio de Janeiro, além de revistas Exame, Veja... uma de minhas empregadas perguntou: "o que tanto procura que ainda não achou?!" - joguei fora um armário de recortes de jornal depois de sua pergunta. Obrigada pela sabedoria.

Quanto eu vivi, meu DEUS!

Em 2006 havia Orkut.

Em outubro de 2006 disputaram as eleições presidenciais Lula e Alckimin.

Anotei nesses 24 anos, intermináveis serviços de manutenção de casa, sifão, pagamento de empregados, os vazamentos, pinturas, marceneiro, pagamento de impostos, troca de terra na grama, compras de plantas no CEAGESP às 6 horas da manhã, os filmes assistidos, exposições, consultas médicas, cursos e datas e nome de professores, nascimentos, quem eram os contadores de minha consultoria de cursos, as fundações assistenciais que visitei na tentativa de ser voluntária, clientes-empresas que atendia, viagens das filhas, tempo que passavam fora com o pai, nossos compromissos comuns etc

Percebo que evitei comentários sobre pessoas. Nenhuma crítica ou comentário sobre pessoas - fatos, locais, compromissos, filmes, aniversários, nascimentos, pagamentos, providências etc

Pela longevidade que propagam para os idosos jovens hoje... eu ainda posso viver mais uns 30 anos ou não... com consciência e saúde ! Tipo modelo Bibi Ferreira ou Fernanda Montenegro !

As mudanças na aposentadoria? e esse Brasil cheio de baixos e altos? e essas exigências de ser tudo virtual e por aplicativos ?

Eu queria tanto rever algumas amigas da infância em Piracicaba! Sumiram !

Alguns amigos/as dos meus 5 anos de idade eu encontrei pelo facebook e nos visitamos em S.Paulo, muito legal, estão lindos e felizes, a mãe deles completou 90 anos, linda e rodeada de gente como sempre viveu ! Foi um amor para mim quando eu tinha 5 anos de idade ! Dona Jandira.

Não tenho "scripts" para minha vida. Quando eu planejei o que faria em determinado ano, meu pai morreu em seguida, em abril.

Depois disso, tenho pavor de planejar no papel - maior medo, não faço planos para um ano novo, não tenho a menor confiança em "scripts", apenas me resumo a administrar oportunidades,  saúde, escassez, afetos, convites, livros, leituras e as poucas amizades que me restaram de fato, na realidade concreta, daquelas de abraçar, rir, contar "causos" e poder almoçar e dormir na casa delas e elas na minha casa.

Nos sonhos - sonhos, minha mãe aparece quase todas noites, ela está jovem e mora na cidade de S.Paulo. Quando ela estava próxima da morte, contou-me que todas as noites sonhava com sua mãe.

Nessa madrugada, num sonho com minha mãe verdadeira e eu, estávamos analisando qual seria o melhor bairro para a gente ir morar aqui em São Paulo, eu com essa idade e ela mais nova do que eu... seria num bairro residencial, mas que tenha charmosos locais, cafés, restaurantes bacanas, árvores e possamos andar a pé? Ou ir morar na região da avenida Paulista, cheia de cinemas, gente, passeatas, manifestações, agitação 24 horas e transporte publico ?

Enquanto a gente conversava sobre parentes comuns ( minha mãe e eu) paramos num lugar agradável, tipo uma padaria, tipo uma Julice, em Pinheiros, para conversar tranquilas. O sonho acabou.

A vida é curta ou longa ? Minhas agendas mostram que a vida é bastante longa, lotada de correrias e compromissos, lotada de compras e acontecimentos, lotada de chuvas, alagamentos, pessoas que vieram e não ficaram, as que me deixaram e as que eu deixei, as que assumiram seus cabelos e barbas grisalhos, e quem continua tingindo os cabelos e girando em torno do seu umbigo.

Começa hoje mais uma segunda-feira. Teremos um 7 de setembro nesta semana. Parei no século 19 com o jovem casal Pedro e Leopoldina, na novela das 6! Não se vão.... fiquem !

Dia 7 de setembro de 1822, um jovem rapaz português, impulsivo e voluntarioso, às margens do Riacho Ipiranga deu seu famoso grito "Independência ou Morte" - o Brasil seria de brasileiros e não mais colônia de Portugal, enviando toda a riqueza para Portugal.

Ao final desta tarde eu irei ver com saudades antecipadas as últimas cenas de "Novo Mundo", novela das 18 horas que me motivou a ler vários livros e romances sobre século 18 e 19. O Brasil sonhado pelos jovens Pedro e Leopoldina, talvez não seja ainda dos brasileiros...

Depende de tantos outros países além de Portugal que, ao assistir os canais internacionais europeus, eu fico perplexa que ainda estamos parados e dependentes das nossas riquezas da extração da amada terra Brasil - açúcar, café, soja, gado, minérios etc

Vivi meio século 20 e mais 17 anos do século 21. Quero colaborar para preparar o Brasil dos anos 2080, 2090, 2100 para meu neto e a sua geração recém - nascida. Eu estou sem saber, posso contribuir? Como posso contribuir nesses próximos anos ?

Será o tigre asiático nosso futuro?
Continuaremos com fartura nas mesas ?
Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil - no dia 4 de setembro de 2017, segunda-feira de tempo seco, dia claro, tantas mudancas e tantas, incontaveis perguntas sem respostas !