Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, setembro 07, 2017

07 setembro no Brasil 🇧🇷

"Já raiou a liberdade, já raiou a liberdade no horizonte do Brasil ."

Em agosto de 1822, um casal estava separado geograficamente.

A Princesa Leopoldina havia ficado no Rio de Janeiro como Regente do Brasil, ao lado de amigos e conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, e cercada de inimigos também, os quais tramavam para derrubar o casal e fazerem-se os representantes de Portugal.

Os interesses eram mundanos: um deles iria adquirir poder e fazer suas vinganças, além de ficar no mais alto posto; o outro, dono e negociante de escravos ficaria livre de pagar os elevadíssimos impostos que sonegara por anos além de continuar fazendo o tráfico de negros escravos.

No dia 02 de setembro de 1822, cercada pelos Ministros, a Princesa Leopoldina precisou tomar uma decisão - deveriam assumir a independência em relação a Portugal ? Todos os Ministros a apoiaram e ela assinou em 02 de setembro 1822 o documento afirmando que ficariam no Brasil. Como Regente tinha autoridade delegada por seu esposo Príncipe Pedro I.

Em São Paulo, distante do Rio de Janeiro, D.Pedro I articulava alianças para dar suporte ao seu poder e autoridade de permanência no Brasil. Ao receber na sua frente, dois conhecidos traidores, na cerimônia do "Beija-Mão"  falou em bom português, ou se alinham com nossos propósitos e vão ao Rio de Janeiro honrar as ordens da Princesa ou.... serão considerados meus inimigos ( da novela Novo Mundo).

Se a novela "Novo Mundo" está fiel ou não ao verdadeiro caráter de D.Pedro I não poderemos saber. Várias vezes foi ressaltada a sua flexibilidade em conceder perdão e dar mais uma chance a traidores, para que se alinhassem com seus propósitos. Interessante característica, quando se sabe que no mundo masculino raramente gostam de dar segunda chance. O usual é o confronto, a espionagem, a briga, a depredação, revanche e vinganças.

Aos poucos, o personagem humano de - D.Pedro I - cresce pelas mãos dos roteiristas da novela da Globo, 18:15hs - "Novo Mundo" e uma personagem disse "novo mundo está dentro do nosso coração".

Na Província de São Paulo, após ampla adesão dos poderosos homens da região, D.Pedro ainda pensa em parar em Santos, terra de José Bonifácio de Andrada e Silva. Espero que volte logo ao lado da Regente. Se ontem, na novela foi dia 02 de setembro, quando ela assinou formalmente o documento (deve existir de fato), com sua assinatura, com a inicial L bastante rebuscada, estou à espera do dia 7 de setembro de 1822 na TV.

A política é complicadíssima !

Interesses antagônicos de fortunas e posições de força. Interesses de países e negócios.

No meio desse embate político num país imenso, o apaixonado jovem pede um pouco de tempo para sua amante e preferida Domitila. Irá livrá-la do marido e estar com ela. Foi aberto o segredo, por séculos e séculos, havia o casamento formal por interesses e negócios, acontecendo e admitindo-se as amantes inúmeras para os homens de poder e riqueza.

Cartas abertas !

Parece-me que a novela seguirá até 26 de setembro de 2017.


Petrópolis, cidade imperial, construída por D.Pedro II, que é deixado só, aos 5 anos no Brasil, com a partida de seu pai para Portugal.

Petrópolis foi construída e idealizada por D.Pedro II e a Rainha napolitana Teresa Cristina, apaixonada por mosaicos italianos, música e outras manifestações de arte. São os pais da Princesa Isabel e Princesa Leopoldina ( nome em homenagem à avó austríaca).

Há sempre traidores e espiões ... o empregado Patrício "leva ao inimigo inglês as fofocas e acontecimentos para fortalecer o inglês contra seus patrões reais". Patrício é um personagem infiel, maldoso, apaixonado pela antiga Rainha Carlota Joaquina, mãe de Pedro, e esposa de D.João VI.

A mensagem moral da novela é que mulheres bem instruídas e apoiadas e preparadas como a Imperatriz Leopoldina não eram frágeis e podiam ser excelentes conselheiras para seus maridos, além de garantir a descendência das famílias reais.

A sedução das moças poderosas como Domitila era baseada em inteligência, articulação e apoio do irmão muito bem posicionado e relacionado na elite da época, nada pobres, o irmão a apoiou, beneficiou-se e jamais a julgou por ser amante do Príncipe.

2 séculos passados.

Dia 7 de setembro de 2017 também não tem cenário calmo em nenhum país do mundo. Roubos, propinas, desvios de dinheiro público, refugiados, imigrantes, pobreza e fome, preocupações climáticas, demanda por hábitos de consumo moderados, ameaça de ataques da Coréia do Norte, tufões e furacões nos Estados Unidos deslocando centenas de milhares de pessoas de suas casas, desemprego, necessidades básicas e tantas outras faces da tristeza - um antigo amigo dizia "chorando e gemendo nesse vale de lágrimas".

Quem estiver usufruindo de saúde, de bem com a vida, entre as pessoas amadas, um mais do que feliz dia da Independência de Portugal.

Maria Lucia Zulzke, em 07 de setembro 2017, na cidade de S.Paulo - SP - Brasil , céu claro, promete chegar a 30 graus celsius.




Nenhum comentário: