Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, outubro 24, 2023

Centenários do século 21

A TV SIC de Portugal faz entrevistas e acompanha rotinas de pessoas com 100 anos ou mais. Estimam viver em Portugal cerca de 3000 pessoas que atingiram essa idade e talvez alguns alcancem 120 anos. Uma senhora, nascida em 1923, desde 1967, elabora com uma pequena equipe um pequeno jornal a ser enviado para compatriotas que vivem em outros locais. Trata-se quase de um artesanato, mas a longa durabilidade do compromisso assumido e mantido parece ser o fator de impulso do projeto. Diferentes maneiras de viver, com respaldo financeiro e alguns suportes institucionais e afetivos familiares. Dr. Kalache, presidente do Instituto Longevidade no Brasil, resumiu : saude integral, recursos financeiros que suportem os gastos, vida cultural e rede de apoio de amigos e familiares. No mesmo Portugal, centenas de moradores de rua morreram sem que seus corpos tivessem sido procurados. A tarefa recai sobre o Estado.
Nos anos 80, John Kenneth Galbraith esteve no Brasil e meu gentil chefe Walter Nori conseguiu para mim um exemplar do livro autografado. Eu era apaixonada por esse livro: A moral do capitalismo; A queda do dinheiro; Mandarins; A grande empresa multinacional; Terra e Gente.....algumas das incertezas reunidas no livro e que eram objeto de escolhas da BBC, e de maneira aprofundada. Particularmente, eu admiro e assisto neste seculo 21 a British Broadcasting Corporation aqui no Brasil. Ao assistir os programas da SIC Portugal , a maioria de entrevistados jamais teve certeza de que iriam viver tanto. Quem nascia em 1923 tinha uma expectativa de vida menor que 40 anos, e aconteceram as guerras mundiais e tanto da nossa vida em rede mudou ! A BBC pode fazer programas para abordar longevidade ! Eu amo meus livros e continuo fervorosa leitora, mas com a idade fustigando meus olhos, a televisao traz uma cobertura maior e tem o dever de ampliar o conhecimento humano. No Brasil, Maria Lucia Zulzke em 24 de outubro de 2023, prestes a assistir a SIC em Portugal. Uma parte de meus pequeninos e maiores afetos habitam aquela faixa de terra que alguns denominam "porta da Europa".......

Nenhum comentário: