Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































domingo, novembro 28, 2010

De 1/8 da página virada 1 para página virada 4!

Minha mãe, nascida em 1910, primogênita de imigrantes italianos, só pode cursar apenas 4 séries primárias no ano de 1917, por conjuntura de família, trabalhou como dona de casa e esposa de pequeno comerciante, e pode dar um dia, a cada um de seus 4 filhos, um pequeno dote - 1/8 da venda de seu sobrado - página virada 1 - vide o sobrado no interior de S.Paulo.

Em 1984, com a parte que me coube, da venda da casa de minha mãe,
foi comprado o terreno e construida a casa de praia, mantive, curti e cuidei por décadas -
era o sonho da pequena casa de praia que qualquer casal tem, seja um pequeno
bangalo ou uma casa com iate na marina!

Visitaram-me amigos e poucos familiares, apesar de tantos convites! Onde tantas crianças usufruiram a infância e adolescência com minhas filhas...

Os desafios continuam imensos e são diferentes na vida de uma mulher divorciada e só !

Diz Leonardo Boff, ínfimos são os que só pensam em seus prazeres e, para si próprios.

Grandes são os que lutam pelos outros e reinventam-se para fazer, também, outros felizes...
Sou a última filha, caçula, descendente de um casal simples e que o tempo mostrou que era
um casal grande !

A senhora que comprou a casa para si e família, reformou e está muito feliz com seu sonho realizado... ela não comprou uma casa, ela comprou um sonho dela, que não era mais o meu sonho...



Maria Lucia Zulzke - em S.Paulo - SP - Brasil, em 28 de novembro de 2010, às 17:08 hs.

sábado, novembro 27, 2010

Páginas Viradas 3 e 4 -

Casa de Praia - palmeira, meu carro, a menos de 100 km de minha casa em S.Paulo - 25 anos de lazer e férias.
cuidei das plantas, escolhi o verde, conservei as madeiras... recebi
 amigos e pessoas queridas,
 emoções e sentimentos são estruturas subjetivas mas elas existem!
Assim, serão várias páginas viradas... pois não és mais nada... apenas páginas viradas!  Sold! Vendida e comprei um pequeno apartamento para mim...depois de 25 ANOS VENDI!

Final de 2010 chegando o verão mais uma vez nos nossos corações, para quem ainda preserva algum sentimento.

Maria Lucia Zulzke, em 27 de novembro de 2010, às 10:24 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

Páginas Viradas 2


Página Virada - a casa de praia - uma das 4 salas e um imenso mezanino,
25 anos onde recebi amigos, passei Natal e Reveillons
3 banheiros
A música era mais importante, uma pequena TV....apenas quando crianças não iam. Na praia crianças querem mar, piscina, andar de bicicleta e fazer apresentações de "shows" descendo como artistas, da escada em caracol... a gente dança... a gente quer ser feliz!
"Já não és mais nada, és página virada"Maria Lucia Zulzke, em 27 de novembro de 2010, às 10:18 am, em S.Paulo - SP - Brasil

Páginas Viradas 1 - infância e juventude!

a casa onde vivi dos 0 aos 18 anos, simples por fora mas tinha 5 quartos,
4 terraços,
2 salas amplas, 
cozinha imensa, quintal,
 escada linda de granito
foi comprada e derrubada pelas Casas Pernambucanas,
construída no final da década de 40, 1948, talvez...
juventude, magreza e "atraente visual"
há 40 ou 30 anos atrás... eu fui jovem!

sábado, novembro 20, 2010

Metáforas e Linguagens Metafóricas

Ontem, dia 19 de novembro, às 20 horas, a GNT presenteou seus telespectadores com um documentário e show sobre Susan Boyle, a famosa caloura do programa inglês de talentos, e 
que emocionou o mundo todo com sua aparência simples mas voz extraordinária e repertório lindo.

Mostraram a sua chegada aos Estados Unidos e, mais uma vez, pudemos constatar, como os americanos amam mulheres bem sucedidas, os americanos amam o acerto e o sucesso! Essa alegria lá é genuina, sabem ser solidários na felicidade e no sucesso das mulheres.

Fazer sucesso e ser feliz não é falta de humildade. Nem para uma mulher!

Demonstrações em cartazes, abraços, flores, faixas, gritos "eu te amo", realizações de antigos sonhos de adolescente de Susan Boyle encontrando um cantor famoso, ambos num sofá como velhos amigos, rindo e divertindo-se às gargalhadas. This is the Real Joy of Life!

Ao invés de jogar para o chão e mostrarem, como troféu,  a derrotada e fracassada, comemoram o esforço, os sonhos e as vitórias. Inclusive, das mulheres!

E ela cantou uma música linda, de título metafórico, a dor que passamos e choramos "um rio de lágrimas"  e um rio nunca mais é o mesmo, as águas passam, não há volta de um rio, no return, no way to forget or even to forgive, pois dizem os sábios... um rio nunca é o mesmo!

a música a que me refiro: " I cried a river over you" :

Now you say you are sorry... for being so UNTRUE!
I cried a river over you!
You drove me  nearly out of my head
I cried a river over you.

Fiz uma retrospectiva com a maior parte dos clientes de minha pequena consultoria, desses 20 anos e todos me receberam muito bem e me avaliaram muito bem, algumas avaliações importantíssimas, por escrito! Mantenho excelentes contatos no meio dos meus clientes de consultoria, a nenhum deles eu "magoei" ou "fiz chorar um rio" ou muito menos eu lhes dei prejuízo, todos prosperam e lideram em seus negócios. Fizemos acertos !

É no campo das relações afetivas que muitas pessoas ficam indefesas e, à medida que a cultura fortalece grupos, ou existem desproporções em poderes e articulações e conexões -  rios de lágrimas ou oceanos de distâncias não refazem danos e nem arte:

"Now, you say you are sorry... I cried a river over you, and you drove ... me... nearly out of my head"

Procurar só programas bons! Obrigada por me conectarem a um dos mais belos documentários sobre a vitória de uma mulher de 48 anos, fora da estética ditada, vinda de um interior de país, solteira, órfã e de família simples.

Maria Lucia Zulzke, em 20 de novembro de 2010, às 10:07 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

quinta-feira, novembro 04, 2010

Gestão, valores e limites

Existem indicadores para se analisar empresas.

A gestão empresarial é importantíssima e alinhada com o foco.  Os valores atuam como bastidores, e os limtes podem ser legais, explícitos ou não verbais. 

Como as empresas públicas e privadas não conseguem dar conta da demanda do universo social e dos desafios sociais, elas definem segmentos de negócios e investem em ONGs específicas.

O universo social e as demandas da população ficam a cargo do Estado, para o qual contribuímos com trabalho, seguindo leis e regras, pagando impostos.

Como a área do meu trabalho, durante 3 décadas, atendimento a clientes, cresceu demais  e a tecnologia deu um suporte inimaginável para as demandas e chamadas telefônicas, cumprindo as metas do atendimento em massa, perdeu-se, em termos númericos, atributos valorizados de personalização e cortesia. Grandes desgastes e embates entre clientes e fornecedores, entre consumidores e empresas, aconteceram.

(encerro o enfoque empresarial e retorno ao assunto deste blog, no último dia - 2 de novembro)

Todos os brasileiros e brasileiras que foram aculturados cantando as letras e músicas dos nossos mais caros e caras compositores(as) sabem que existem canções de ninar e de acalanto, canções que gritam e protestam por nós, canções que choram e soluçam por nós, canções de amor, de paixão e aquelas que ressoam esperanças resguardadas ou as perdidas ...as desilusões!

Chico Buarque, continuando no tema do blog de Finados, tem dentre suas famosas músicas "Todo o sentimento", trata-se de um tempo da delicadeza, pessoas que se afastam e se reencontram, encantadas, sem nada explicar... dão continuidade ao que não havia sido possível viver antes.

Em empresas, isso também pode acontecer, distanciamo-nos de uma marca, de um nicho de mercado por inúmeras razões. 

Porém, em áreas de monopólios e oligopólios, não há lugar para poesia, romance e nem prosa... e os universos poéticos e dos negócios jamais se conversam ou se encontram!

Maria Lucia Zulzke, em 04  de novembro de 2010, às 11:51am, em S.Paulo - SP - Brasil.

terça-feira, novembro 02, 2010

Amar vale a pena !

Um amigo referiu-se à música  "Vida", de Chico Buarque,  hoje,  em seus comentários semanais, que nos envia pelo email. 

Foi sua forma de levantar o tema: pensemos nos valores, escolhas, prioridades e na morte, em respeito ao Dia de Finados, no Brasil, celebrado em 02 de novembro.

A experiência de cada qual, com a Morte, a Morte de um ente amadíssimo, em nossas referências e visão de futuro, é como um acidente geográfico imprevisto, no rio da vida, que corre caudaloso e lindo, subitamente traiçoeiro, inesperado, a nos levar para um desfiladeiro do qual despencamos em queda livre, sem colete salva-vidas.

A queda da nossa segurança e certezas acontece sobre pedras e rochas, entre limitados pontos de água profunda para um mergulho em corredeiras e rodamoinhos,  água com violência caindo do leito do rio. Sairemos vivos? 
Incógnita!
Ilesos? Quem viveu a experiência, com certeza, jamais!

Valeu, velho amigo e camarada, de longas jornadas, ex - companheiro de trabalho e diálogos!

Maria Lucia Zulzke, 02 de novembro de 2010, às 12:19 hs, em S.Paulo - SP - Brasil, feriado de muito sol e imensas expectativas para todos os cidadãos e cidadãs. Afinal, uma mulher no comando de um país, é algo tão inédito, que muitos devem estar gritando "Mamãe, sou um bezerro gritando mamãe" de Caetano Veloso!

segunda-feira, novembro 01, 2010

Brasileiros e Brasileiras Disseram seu Coração!

No Brasil  -  desde a proclamação da República, Havemos Presidenta!

Era mais do que dia, mês e ano, século e milênio, que dessem crédito e espaço público de honra,  e confiança, reconhecendo o papel político público da mulher, além da sua função biológica.

E, a mulher política escolhida
é a mãe e avó - Dilma Roussef.

Presidente Luis Ignácio Lula da Silva foi coerente ao seu tributo declarado de amor filial, amor à esposa Marisa, amor à filha e à neta, além daqueles afetos mais caros do seu coração.  Conferiu a distinção de sua sucessão à uma mulher de sua equipe.

A primeira Presidenta do Brasil !

Alegrem-se! Que ela possa fazer um grande governo, mostrar sua boa liderança e nos transmita orgulho legítimo nos próximos 4 anos de sermos brasileiros e brasileiras.

O apoio político à ela, a cobrança e a oposição limpas, serão tributos e reconhecimento ao seu valor e inteligência!

Presidenta! o presente do Brasil !

Maria Lucia Zulzke, em 01 de novembro de 2010, às 09:02 am, em S.Paulo - SP - Brasil.