Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, novembro 04, 2010

Gestão, valores e limites

Existem indicadores para se analisar empresas.

A gestão empresarial é importantíssima e alinhada com o foco.  Os valores atuam como bastidores, e os limtes podem ser legais, explícitos ou não verbais. 

Como as empresas públicas e privadas não conseguem dar conta da demanda do universo social e dos desafios sociais, elas definem segmentos de negócios e investem em ONGs específicas.

O universo social e as demandas da população ficam a cargo do Estado, para o qual contribuímos com trabalho, seguindo leis e regras, pagando impostos.

Como a área do meu trabalho, durante 3 décadas, atendimento a clientes, cresceu demais  e a tecnologia deu um suporte inimaginável para as demandas e chamadas telefônicas, cumprindo as metas do atendimento em massa, perdeu-se, em termos númericos, atributos valorizados de personalização e cortesia. Grandes desgastes e embates entre clientes e fornecedores, entre consumidores e empresas, aconteceram.

(encerro o enfoque empresarial e retorno ao assunto deste blog, no último dia - 2 de novembro)

Todos os brasileiros e brasileiras que foram aculturados cantando as letras e músicas dos nossos mais caros e caras compositores(as) sabem que existem canções de ninar e de acalanto, canções que gritam e protestam por nós, canções que choram e soluçam por nós, canções de amor, de paixão e aquelas que ressoam esperanças resguardadas ou as perdidas ...as desilusões!

Chico Buarque, continuando no tema do blog de Finados, tem dentre suas famosas músicas "Todo o sentimento", trata-se de um tempo da delicadeza, pessoas que se afastam e se reencontram, encantadas, sem nada explicar... dão continuidade ao que não havia sido possível viver antes.

Em empresas, isso também pode acontecer, distanciamo-nos de uma marca, de um nicho de mercado por inúmeras razões. 

Porém, em áreas de monopólios e oligopólios, não há lugar para poesia, romance e nem prosa... e os universos poéticos e dos negócios jamais se conversam ou se encontram!

Maria Lucia Zulzke, em 04  de novembro de 2010, às 11:51am, em S.Paulo - SP - Brasil.

Nenhum comentário: