Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sexta-feira, janeiro 28, 2011

Um aviso numérico neste ano!

O Editor da Qualitymark, Saidul Mahomed, passou no facebook, uma informação que considerei
 fantástica, em termos numéricos, e de mistério numérico: neste ano, ao somar os 2 dígitos finais do ano que cada qual nasceu + a idade que irá ter até o final do ano, a soma para todos é a mesma 111 !

Para os bebês e crianças, a soma é 11.

A minha interpretação pessoal é que, em termos de vibrações numéricas, no cosmos, somos todos iguais, e portanto, é importante vibrar bem, vibrar tolerância e compreensão, vibrar auto-proteção e muito respeito  diante do eterno e do infinito!

Quem puder ler livros de Malba Tahan,  é um grande aprendizado sobre a importância
 do bom uso dos números!

O livro " O Homem que Calculava" conta as aventuras de um persa, Beremis Samir,  nascido à sombra da imensa pirâmide e realiza, num instante, operações matemáticas incríveis e suas conclusões
ligam-se aos sentimentos humanos, à moral e à filosofia.

Sobre Malba Tahan: "Só Malba Tahan faria obra assim, encarnação que ele é da sabedoria oriental... a salvo do Tempo como a melhor expressão do binômio ciência e imaginação. Que Allah nunca cesse de chover sobre Malba Tahan a luz que reserva para os eleitos" - Monteiro Lobato - 14 - 1 - 1939.


Com o número 4, repetido 4 vezes, é possível formar qualquer número
(menos o 41) de 0, 1 a 100 
0= zero = 44 - 44
44/44 = 1
4+ 4+4/  4 = 3
4 x 4 + 4  / 4 = 5
44/4 - 4 = 7

Do livro " O homem que calculava"   -
várias análises, inclusive, saldos,
dívidas, divisões de bens etc.


Os árabes usam muitas designações para Deus - Criador - Allah - Geômetra 
 e assim expressamos nosso respeito!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil - 28 janeiro de 2011, às 9:50 am.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Dia 27 de janeiro - matemática

Quem gosta de números? Hoje é o dia 3 ao cubo = 3x3x3 = 27 e, cuja soma de 2 + 7= 9 !

dia 3 - dia 9 - dia 12 - dia 14 - dia 27  e no 31 acaba o primeiro mês deste ano de 2011!

Bom Dia!

Rio de Janeiro ! Olha a sua responsabilidade no mundo esportivo !
Venceu Chicago, Tokyo e Madrid!
Maria Lucia Zulzke, em 27 de janeiro de 2011, em S.Paulo - SP -  Brasil - 7:28 am

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Confiança/Trust - amizade, amor, trabalho, casamento, compromissos ...


A leitura do livro  -  Trust,  de Francis Fukuyama, editora Rocco, faz
uma revolução na
nossa visão parcial e pequena de ver o mundo e analisar fatos.

E, se fossemos pensar o mundo em termos de gêneros feminino e masculino,
a confusão sobre Trust, Confiança seria então mais caótica.

Ele diz: "A economia tampouco é o que aparenta: ela está enraizada na vida social
e não pode ser compreendida separadamente da questão maior, isto é,
da maneira como as sociedades
modernas se organizam." - prefácio

Você tem e expressa opiniões irredutíveis e inquestionáveis sobre os assuntos abaixo?
Caridade, modéstia e humildade?
Família Biológica, Família Expandida, Família de Afinidades, Família Empresarial entre outras - família de produtos, família de ideais etc?
Liberdade sexual total, relacionamentos sucessivos ou casamentos tradicionais?
Relacionamentos homoafetivos ou heteroafetivos?
Serviços Públicos, Emprego por toda vida ou Empreendedorismo?
Ousadia da Mocidade ou Cautela dos Mais velhos?
Dança, Visual, Moda, Simpatia e Participação Social?
Liderança no Trabalho ou Estoicismo, sempre com o mesmo empregador ?
Subordinação, Silêncio e Low Profile?
Lutar por seus direitos civis ou renunciar a tudo pela tranquilidade, não criar caso?
Suportar, fazer-se de estúpido/a, aceitar relacionamentos falsos ou buscar afinidades verdadeiras?

Esses assuntos estão lá, nas páginas do livro para quem puder ler, tratados com o cuidado de um estudioso e talentoso escritor.

Livro TRUST -  visões condicionadas nas nossas vidas ( na minha vida, inclusive!).

"Uma sociedade civil próspera depende dos hábitos, costumes e princípios éticos de sua gente"
pg 21 - "...todo ser humano deseja ver sua dignidade reconhecida (isto é, apreciada pelo seu devido valor) por outros seres humanos. 

"Esse anseio é tão profundo e fundamental que é um dos principais motores de todo o processo histórico humano. Em épocas primevas, esse desejo de reconhecimento se exteriorizava na arena militar,  quando reis e rainhas se empenhavam em sangrentas batalhas pela supremacia. Nos tempos modernos, essa batalha transferiu-se da arena militar para o campo econômico, onde proporciona o efeito socialmente benéfico de criar em vez de destruir riqueza."

Diz o autor - "Trabalho e dinheiro são muito mais importantes como fontes de identidade, status e dignidade, quer se tenha criado um império multinacional nos meios de comunicação, quer se tenha promovido a capataz. Esse reconhecimento não pode ser obtido individualmente; ele só pode acontecer num contexto social. " isso é importantíssimo, não é mesmo!?

James Coleman chamou de capital social - pg 25 : 

"O conceito de capital humano, largamente usado e compreendido pelos economistas, parte da premissa de que o capital hoje se constitui menos de terra, fábricas, ferramentas e máquinas do que, em escala crescente, de conhecimento e aptidões dos seres humanos." - " A capacidade de associação depende, por sua vez, do grau em que as comunidades compartilham normas e valores e mostram-se dispostas a subordinar interesses individuais aos grupos maiores.  Desses valores compartilhados nasce a confiança, e confiança na nossa maneira de ver tem um grande e inestimável valor econômico."

Em outros parágrafos,  o autor explica que não haveriam tantas guerras se elas fossem travadas apenas por razões econômicas -  muitas guerras acontecem por religião, prestígio, honra, justiça
e reconhecimento. 
Em algumas culturas empresariais,  é impossível transferir um operário de uma ilha de trabalho para outra, se não pertence à determinada categoria - isso acontece em empresas!

Algumas formas de administrar, abominam os confrontos de autoridade, impedem conflitos francos, cara-a-cara, além da remuneração ser baseada em antiguidade e classificação de cargos. ou são discutidos em Sindicatos? Justiça do Trabalho?

Maria Lucia Zulzke, em 12 de janeiro de 2011, em S.Paulo - SP - Brasil, às 14:26 hs.

terça-feira, janeiro 11, 2011

Seleção e Devolução de Resíduos Sólidos

2011 -  O Destino das Embalagens e dos Resíduos Sólidos no Brasil:


Os consumidores precisarão de muita orientação didática, consumidores/as de boa vontade colaboram felizes, mas quem é de má índole ... esteja onde estiver, tenha ou não muito dinheiro, ridiculariza e afronta pessoas engajadas. Cuidado!

As embalagens informarão os locais de descarte?
Imagem GNT

Neste ano de 2011, começa a valer a Lei de Resíduos Sólidos, 12.305, lei Nacional.

Preciso entender como acontecerá a logística, principalmente em relação a alguns produtos e a infra-estrutura das cidades e responsáveis pelos destinos finais dos resíduos sólidos. Em condomínios ou vilas de casas acredito que haja convergência para um posto de coleta.

A vigilância nos parques públicos, rios e estradas deverá ser ampliada pois, infelizmente, são considerados "espaços públicos de todos" e para os sem educação "usar à vontade" independe do poder aquisitivo, é abuso mesmo desse tipo que prima pela falta de educação - fezes de animais  "pets" nas ruas, cospem muito nas calçadas onde as crianças poderiam brincar descalças...

Fiz retrospectiva de minhas compras, nesses últimos 6 meses: supermercado básico, material básico de informática, latas de tinta, verniz, massa corrida, sacos de rejunte e gesso, sobras de azulejos, o estímulo para reformas de casa foi a maior tônica de 2010! troquei de pneu e fiz manutenção no carro, com troca de óleo. Dois(2) dos meus vasos grandes,  de barro, com planta, quebraram - maior problema onde descartar! Quebrei copos e pratos, por descuido (não fui a restaurante grego onde quebram pilhas de pratos por estarem  dançando).

Reciclagem de jornais velhos eu fazia na década de 50 e ganhava, naquela época, um dinheirinho. Acumulava os jornais da minha casa e de vizinhos, e o catador de papéis tinha como ajudantes crianças que iam batendo palmas nas casas e avisando com antecedência a vinda da carroça puxada por um cavalo com o adulto responsável. Quanto ao catador de metais e ferro velho - um deles construiu uma casa enorme em bairro nobre da cidade. Metais sempre foram valiosos.

Naquela época, o litro de leite de vidro era reutilizado diariamente, as compras eram feitas usando sacolas de lona, as embalagens de arroz, feijão e farinhas eram de papel craft. Pneus, quando descartados, eram o luxo das crianças para uso como bóia nas piscinas e no rio.

1 - Pneus velhos, deixa-se aonde? Por lei, quem deve receber o pneu usado? Sem brigas!
2 - Teclado velho ou quebrado de computador, disquetes e fita cassete antiga, leva de volta nas lojas que negociavam esses materiais? Quem irá afunilar o recebimento?
3 - Embalagens de remédios ou frascos de cosméticos devem ser devolvidos no comércio específico ou pode colocar tudo junto e devolver no supermercado ?
4 - Embalagens de troca de óleo de motor ficam no posto de gasolina.
5 - As embalagens de defensivos agrícolas, desde 1999, já tem seus postos de coleta e um sistema implantado no país em todos os estados e creio que no campo.
6 - Maior problema os resíduos das reformas pequenas de casa pois não justificam contratar uma caçamba para poucas latas vazias ou quase vazias de tinta, tinner, massa corrida, sacos de gesso e rejunte que em pouco tempo vão se estragar. Onde deixar? Pedir para usar a caçamba de alguém e esperar que os responsáveis pelas caçambas do país estejam dando corretos destinos aos conteúdos da construção civil.

Roupas, sapatos, toalhas, bolsas, cobertor, casacos de frio, malhas, bijouterias, lençol, mala e demais tipos desses objetos, as entidades de caridade recebem felicíssimas! Esses produtos tem destino certo.

Móveis, colchões, travesseiros, enfeites, TV antiga, escrivaninhas, cadeiras de escritório, panelas etc vão para entidades que aceitam doações.

Os resíduos hospitalares devem estar em leis específicas pois são altamente perigosos - algodão e ataduras com sangue, fluidos de doentes tudo isso o governo deve cuidar há décadas, com rigor! Será que entra nesta lei, também?!

Existirão infrações e multas até o valor de R$ 500,00 e a solidariedade nesse projeto envolve fabricante, distribuidor, comerciante, importador, serviços públicos de limpeza, autoridades públicas municipais etc.

Atenção, pois essa lei precisa funcionar muito bem! Serão necessárias explicações e logística viável. É um ganho público de médio e longo prazo.

Maria Lucia Zulzke, em 11 de janeiro de 2011, em S.Paulo - SP - Brasil, às 11:26 am.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Consumo e Meio Ambiente

A linda Primavera que cultivei no litoral.
A partir de 2011,  o tratamento do lixo, também o doméstico, passa a ser  responsabilidade conjunta entre consumidor - empresários - comerciantes - gestores, entre outros atores
da sociedade de consumo, e administradores públicos e prefeituras.

A separação do lixo orgânico, refugos da cozinha, dentro de casa, e as inúmeras embalagens que podem ser reconstituídas ou recicladas, mais os materiais a serem reutilizados, todos esses processos de conscientização e atitudes frente ao consumo, devem passar a ser assunto de sobrevivência das comunidades, cidades e países. A partir de 2011, com recursos de lei.

A relação Consumo e Meio Ambiente tomou forma e conteúdo, no Brasil, na década de 80.

Até que os mútuos efeitos e inter-relação ambiente e artigos de consumo fizessem sentido e conexão na conscientização popular, entre  o início dos primeiros alertas na década de 70 , os estudos e divulgações técnicas, até as atitudes efetivas e a aprovação de legislação específica decorreram décadas!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 10 de janeiro de 2011, às 9:45 am.

domingo, janeiro 09, 2011

"O consumidor preocupa-se consigo mesmo!"

Gostaria  de adoçar um pouco sua vida?


Domingo, está liberado um docinho?

 Porém, se você é diabético ou acima do peso ou obeso/a....cada consumidor é essencialmente preocupado consigo mesmo! Escolhas : as marcas devem associar-se ao relevante ou a uma causa beneficiente, ou a entidade beneficiente ou para uma idéia que tenha valor ao próprio consumidor!  
"Voltando à questão do conteúdo das comunicações, é claro que cada campanha individual terá sua própria idéia, que precisa ser transmitida. Mas, algumas lições foram aprendidas do passado, por exemplo, na tentativa de comunicar mensagens "ambientalistas" - O autor  do livro de título mencionado abaixo explica, por exemplo, que campanhas ambientalistas falharam quando não transmitiam em que um produto ou serviço poderia oferecer benefícios ao consumidor .

Se, ao aderir a uma marca, vai significar diminuir o desempenho de um produto, não parece nada interessante ao consumidor, não parece simples entender ?!

" O ponto mais importante é que os consumidores permanecem essencialmente preocupados consigo mesmos. " pg 193 capítulo - Neutralidade da Mídia e a Comunicação Corporativa -

Fonte: livro Marketing Social - Makron Books - essa é a minha leitura deste domingo em S.Paulo - desafiadora!

Maria Lucia Zulzke, em 09 de janeiro de 2011, às 11:58 am, em S.Paulo - SP - Brasil

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Final das Festas Natalinas - entrega de presentes!

dia 6 janeiro, tradição e religião cristã e européia - entrega presentes!
Dia dos Reis -  diante do Menino Jesus!
foto de artistas de Gramado, Rio Grande do Sul -
Celebração de Festas Natalinas,
sobre patins em espetáculo lindíssimo, entre novembro e meados de janeiro,
todos anos !

Na religião Cristã, hoje é um dia muito importante, comemora-se o Dia dos Reis, quando 3 deles, guiados por sinais dos céus e pela estrela, durante vastos espaços e dias, tendo ouvido as boas novas da vinda e nascimento de um Rei, irão entregar seus presentes :
 Incenso, myrha e ouro!

Maria Lucia Zulzke, em 06 de janeiro de 2010, às 9:59 am, em S.Paulo - SP - Brasil

segunda-feira, janeiro 03, 2011

"Afetos transformam em alegria uma viagem..." *

 * talvez o título eu tenha lido de Lya Luft em 9/5/2007)

referência: Water Baby, 1900 - Herbert J.Draper
2011 está no início, tão criança, e o mês de janeiro começou nessa segunda-feira,dia 3. 

Maravilhosa a imagem ao lado,"colei"
e trouxe do facebook. Tanta delicadeza nas mais importantes viagens afetivas que temos na vida...

Iniciar um ano é começar uma viagem com destino nebuloso, com recursos e dons que o destino nos concede como os afetos e projetos que conseguiremos desenvolver.

É preciso cuidado para não cair nos buracos de neuroses, fugir da paranóia e resistir com coragem ao atravessar pontes de fases e relacionamentos, mas como saber o destino?


Como intuir e evitar as pontes precárias que levam ao desperdício de vida, do sonho, da realização, da fortuna e da alegria de viver relacionamento sincero? Como chegar a um lugar acolhedor ?

Talvez tenha chegado o momento de inventar uma rota compensadora, cuidar do essencial, recuperar o bem-estar, administrar o auto-conhecimento e,  visto que a terra é vasta, a alma estremece e, quase foge... mas não pode ser deserto frio.

Maria Lucia Zulzke, em 03 de janeiro de 2010, às 15:47, em S.Paulo - SP - Brasil