Eu respondi que, sobre a lei, era melhor que advogados escrevessem, mas, sobre a minha experiência de 15 anos, em atendimento a consumidores, dimensões e conflitos dos SAC - Serviços de Atendimento ao Consumidor, eu tinha um livro pronto e estava num impasse terrível: o livro estava paralisado em outra editora, pois eu não aceitei a condição imposta que era não poder definir ou escolher a ilustração da capa!
capa incompatível com conceitos do conteúdo |
Eu estava com um produto pronto, livro, época propícia, a mídia toda com olhos voltados para a revolução no mercado de consumo - direitos dos consumidores e não chegamos a um acordo sobre a capa do livro acima ainda em "boneco".
Em 1990, sem internet, sem email, sem celular, sem chats, sem todas as atuais tecnologias de comunicação, a proposta da outra editora, era colocar, na capa, um telefone, sem coerência
com os capítulos desenvolvidos!
Impasse! Eu não admitia ver meu livro ilustrado por um telefone e a editora insistia que o telefone era uma forma fácil de atrair leitores e passar o conceito.
Se houvesse distrato eu teria que pagar os prejuízos e o designer da capa pronta. Era um preço alto para uma assalariada !
Saidul Mahomed conversou comigo, ele morava no Rio de Janeiro e eu em S.Paulo.
Coincidentemente, eu tinha aulas para ministrar no Rio de Janeiro,
numa empresa, na mesma semana. Levei para ele, digitado, uma cópia e o disquete do livro.
Enquanto eu ministrava as aulas, ele sentou-se num banco de madeira,
de um dos corredores da fábrica e, em menos de 2 horas, disse-me - "Eu publico !"
Nem acreditei que ele havia realmente apreciado o livro! Falei sobre o contrato com a outra editora e ele comprometeu-se a pagar os prejuízos e o designer da capa com o telefone tocando.
A primeira capa que ele me apresentou eu adorei e foi a capa do livro primeira edição.
Capa da Primeira Edição, lembrando encadernações, conteúdos a serem descobertos. |
A Rhodia, onde eu trabalhava, comprou 1000 livros para distribuir. A Associação Comercial do Paraná comprou 1500 livros, e vendemos,no primeiro ano, 5000 livros ou mais.
As cartas lindas que os leitores me mandaram durante 3 a 4 anos, estão arquivadas comigo! Eram profissionais de empresas de várias áreas, estudantes universitários, professores de vários cursos de universidades e inúmeras teses foram desenvolvidas no Brasil tendo o livro como referência bibliográfica.
Além de determinado como empreendedor, em sua editora, Saidul Mahomed é determinado quando gosta de um produto.
"Abrindo a empresa para o consumidor - a importância de um canal de atendimento", é uma das provas do "faro" desse bem sucedido Editor.
Feliz Aniversário no dia de hoje. Estou aqui com seu livro, Desistir Nunca !
Fui hoje à uma livraria especialmente para comprar o livro Desistir Nunca, em homenagem ao Editor da Qualitymark que comemora seu aniversário!
`A leitura!
Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, às 21: 22 hs
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