Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, fevereiro 01, 2011

"Eu publico! " disse Saidul Mahomed, editor da Qualitymark.

Era final de 1990, talvez outubro ou novembro, 21 anos passados fica difícil precisar. Ao conversar com o editor da Qualitymark, Saidul Mahomed, ele me sugeriu que escrevesse um livro sobre a lei de defesa do consumidor que, já aprovada, passaria a vigorar dia 11 de março de 1991.

Eu respondi que, sobre a lei, era melhor que advogados escrevessem, mas, sobre a minha experiência de 15 anos, em atendimento a consumidores, dimensões e conflitos dos SAC - Serviços de Atendimento ao Consumidor, eu tinha um livro pronto e estava num impasse terrível: o livro estava paralisado em outra editora, pois eu não aceitei a condição imposta que era não poder definir ou escolher a ilustração da capa!

capa incompatível com conceitos do conteúdo
Eu estava com um produto pronto, livro, época propícia, a mídia toda com olhos voltados para a revolução no mercado de consumo -  direitos dos consumidores e não chegamos a um acordo sobre a capa do livro acima ainda em "boneco".

Em 1990, sem internet, sem email, sem celular, sem chats, sem todas as atuais tecnologias de comunicação, a proposta da outra editora, era colocar, na capa, um telefone, sem coerência
com os capítulos desenvolvidos!

Impasse!  Eu não admitia ver meu livro ilustrado por um telefone e a editora insistia que o telefone era uma forma fácil de atrair  leitores e passar o conceito.

Se houvesse distrato eu teria que pagar os prejuízos e o designer da capa pronta. Era um preço alto para uma assalariada !

Saidul Mahomed conversou comigo, ele morava no Rio de Janeiro e eu em S.Paulo. 
Coincidentemente, eu tinha aulas para ministrar no Rio de Janeiro, 
numa empresa, na mesma semana. Levei para ele, digitado, uma cópia e o disquete do livro.

Enquanto eu ministrava as aulas, ele sentou-se num banco de madeira, 
de um dos corredores da fábrica e, em menos de 2 horas, disse-me - "Eu publico !"

Nem acreditei que ele havia realmente apreciado o livro! Falei sobre o contrato com a outra editora e ele comprometeu-se a pagar os prejuízos e o designer da capa com o telefone tocando.

A primeira capa que ele me apresentou eu adorei e foi a capa do livro primeira edição.

Capa da Primeira Edição, lembrando encadernações, conteúdos a serem descobertos.
A Rhodia, onde eu  trabalhava, comprou 1000 livros para distribuir. A Associação Comercial do Paraná comprou 1500 livros, e vendemos,no primeiro ano, 5000 livros ou mais.

As cartas lindas que os leitores me mandaram durante 3 a 4 anos, estão arquivadas comigo! Eram profissionais de empresas de várias áreas, estudantes universitários, professores de vários cursos de universidades e inúmeras teses foram desenvolvidas no Brasil tendo o livro como referência bibliográfica.

Além de determinado como empreendedor, em sua editora, Saidul Mahomed é determinado quando gosta de um produto.

"Abrindo a empresa para o consumidor - a importância de um canal de atendimento", é uma das provas do "faro" desse bem sucedido Editor.

Feliz Aniversário no dia de hoje. Estou aqui com seu livro, Desistir Nunca !

 Fui hoje à uma livraria especialmente para comprar o livro Desistir Nunca, em homenagem ao Editor da Qualitymark que comemora seu aniversário!

`A leitura!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, às 21: 22 hs 

Nenhum comentário: