Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































segunda-feira, fevereiro 21, 2011

O mundo interno e o mundo externo

Quando se descobre que "verdades internas" são ajustes parciais de um mundo infinito, qual cósmico caleidoscópio, podemos entrar em crise de identidade e,
dependendo das escolhas, épocas, gênero ao qual pertencemos, sorte ou
oportunidades, perdemo-nos na falta de referências de "Valor" ou vivemos uma situação
de "anomia" - sem leis, sem regras ou sem normas de organização.

Nascer da manhã visto da janela de meu quarto em S.Paulo!
O universo da CASA, MORADIA, no qual 100% das mulheres deste mundo foram confinadas por milênios e estão saindo paulatinamente, tem regras próprias -  Sísifo existe dentro de casa, é eterno recomeço de trabalho diário e doméstico e sem remuneração. Mulheres foram assim mantidas como as mais pobres ou sem poder ou sem voz ou acesso à cultura, no Planeta.

Muitas vezes, a Casa é local de degredo, isolamento, confinamento, sem aberturas para o Mundo Externo. Vide tantas culturas vigentes no mundo e papéis de homens e mulheres!

Sociologicamente, deveríamos entender a CASA como o espaço para o afeto, o acolhimento, a expressão da emoção e intimidade, privacidade e personalização de símbolos, expressão de nosso SER mais autêntico - pode vir a ser ou não, tudo isso...

Sociologicamente, a RUA também é uma expressão do SER  e do TER  -  pelo vestuário, pelos  modismos, carros e seu preço no mercado, porte dos indivíduos, pelos adornos, pelos locais que frequenta, pelo status conquistado e pelos amigos/pessoas de entorno, pelo comércio, pela riqueza, pelas paisagens e clima, arborização e vias de transporte tudo revela.

Porém... e aqui vem um imenso porém, a RUA -  imensa vitrine do mundo externo, ampliou-se a partir do século 19 para os veículos de comunicação de massa - rádio, TV, internet, redes sociais e  vários novos meios e equipamentos tecnológicos, em que bilhões de indivíduos se projetam em códigos pessoais, interpessoais, profissionais, culturais, políticos, econômicos ou comerciais.

A quem ler este blog, sugiro www.  caseare.net - criado pela Bell Kranz , uma jornalista muito inteligente, sensível e querida, apaixonada pelo significado da casa e seus moradores!



Da minha janela, alto de um edifício na capital de S.Paulo, ganho pela manhã, as imensidões coloridas do Nascer do Sol ! Grata, imensamente grata por exuberante tela natural - primeira janela ao mundo externo, ao abrir meus olhos para mais um dia de vida !

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 21 de fevereiro de 2011, às 11:49 am. calor intenso na capital..

Nenhum comentário: