Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































domingo, agosto 07, 2011

Banzo - da Saudade !

Saudade , eu adorava a palavra Banzo que expressava a saudade dos negros distantes da sua terra natal, separados das famílias e sem poder reatar vínculos afetivos, restritos aos aspectos operacionais do trabalho escravo.

Banzo!
À medida que envelheci passei a sofrer desse tal Banzo. 


Cada qual, com seus históricos, registros e memórias, luta para restabelecer seus sentidos e sua PAZ! Flores e plantas sempre me encheram de tranquilidade e preencheram meu tempo, desde criança. Adoro o cheiro de algumas plantas e o aroma das folhas de gerânios... lembram Lar, destino e doces sorrisos!

E, quando o vaso ficar sem flores, ressurgirão na
época certa, sem pressa, sem gritos, desdém, humilhações ou
ordens explícitas. Banzo é ver-se distante do que nos dá significado
e identidade... e ainda conviver quem força a sermos quem não podemos ser.


novos botões de gerânio





Aproxima-se o Dia dos Pais! Nasci rodeada de primas, 2 irmãs, vizinhas mulheres, depois, 5 sobrinhas e 2 filhas, além da inúmeras amigas mulheres.


Para mim, meu pai faleceu cedo demais. Banzo dele, de andar com ele, de acompanhar pela confiança, de se encantar pelas suas dicas de negócios do seu comércio de tecidos.


Os homens do início do seculo 20 eram em geral distantes e, no geral, autoritários e ausentes...
365 dias sem Pai, há 49 anos! Meu pai era brincalhão, conversava comigo mas era uma presença tão cálida e tão leve .

Maria Lucia Zulzke, 07 Agosto 2011, às 11:41 am, domingo, S.Paulo, capital.

Nenhum comentário: