Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, dezembro 30, 2010

As "contas" do Município de S.Paulo e sua "burocracia" !

10 anos perdidos em cidadania e direito de trabalhar e concorrer com tranquilidade!
10 a 11 anos! não foi um click ou um acender de luz.
Como diz Arnaldo Jabor, o sub desenvolvimento, a pobreza, a exclusão é estratégia longamente aperfeiçoada e aplicada....

Durante a primeira década, desse século 21,  fui vítima de sistema de cobranças de dívidas
da Prefeitura da cidade de S.Paulo, dívidas que jamais foram minhas de IPTU,
pois o imóvel de cerca de 50 metros, em questão, não era mais meu desde 1998!

Advogados cuidam da regularização na Prefeitura.

A Prefeitura, igualmente, a partir de maio de 2010, regularizou o nome do proprietário do imóvel, a  meu pedido e com a documentação apresentada, pois foi negociado em agosto de 1998 e quem é o proprietário que responda nominalmente pelos débitos.

Fui considerada uma das devedoras, durante vários anos, das Contas da Prefeitura de S.Paulo,
em relação ao não pagamento de IPTU e taxas de lixo,  e isso deveu-se a um erro primário de compradores de um pequeno apartamento, para os quais eu vendi, em agosto de 1998.

Após registrar a escritura de venda, em cartório, imóvel de 50 metros, os compradores não informaram à Prefeitura, como deve ser feito por todos compradores de imóveis e deixaram de pagar IPTU e taxas de lixo do imóvel. 

As cobranças, eram feitas no endereço daquele pequeno apartamento e eu nunca fui avisada na minha residência verdadeira, onde,  durante 25 anos chegavam correspondências, IPTU, documentos, eu recebia amigos e familiares!

A Prefeitura, durante anos, aceitava negociar o parcelamento das dívidas em meu nome, e eram negociadas por outras pessoas, e nem sei quem foram, dos impostos atrasados daquele imóvel.

Sem nada saber, sem nunca ser informada, fui considerada uma das devedoras das 
"Contas" do município de S.Paulo e nominalmente processada judicialmente várias vezes,
ainda que pagasse IPTUs na mesma localidade!  Como eu tenho atividade profissional de assessoria e aulas para empresas, as referências são sempre atualizadas e, os danos ao meu negócio de aulas e assessoria, não podem ser avaliados por mim.

Outros cidadãos são ou foram igualmente afetados pelo sistema de Comunicação Municipal ?

De acordo com profissionais de atendimento ao público da própria Prefeitura, acontece frequentemente!

Trabalhei, a partir de 1976, em assuntos de direitos dos consumidores, atendendo igualmente pessoas e empresas,  sem distinção ou preconceito de qualquer ordem, raça, gênero  etc.

Ao indagar funcionários da Prefeitura que, em maio de 2010, atenderam-me no guichê de atendimento ao público e explicaram-me a origem dos processos judiciais, quando eu lhes apresentei, em minha defesa, cópia autenticada da Escritura do Imóvel que não me pertencia, desde agosto de 1998 e, fui processada indevidamente por não pagar os impostos e taxas depois da data de venda do tal imóvel, eu soube que o "problema acontece" !

Cidadã, residente em S.Paulo, capital, durante 35 anos, processada e com "dívidas negociadas por estranhos", mas jamais avisada pelas  autoridades competentes ! ? Isso é que me deixou perplexa! O/a cidadão/ã não sabe que está sendo processado/a pela Prefeitura da Cidade de S.Paulo? Nunca é avisado, ninguém é avisado nominalmente com comprovantes ?

Como explicar? A Prefeitura de S.Paulo, com a qual, na condição de profissional  do serviço público, entre 1976 a 1985, fui co-participante de convênios e trabalhos como Jornal da Feira, balanças em mercados municipais e trabalhos de irregularidades de peso com o IPEM, não iria
me localizar na cidade para informar de processos judiciais em meu nome? 

Os danos difusos e imponderáveis deixam-me desolada e não sei avaliar a razão ou amplitude!


Espero que todos os equívocos estejam sanados depois dos comunicados e ação de advogados!

Que venha rápido o ano de 2011 e termine logo esse longo e equivocado episódio pois, a década que se finda, deixa-me com a imensa inquietação que procedimentos burocráticos não revitalizados  ou checados podem trazer danos aos direitos de cidadania !

Maria Lucia Zulzke, em 30 de dezembro de 2010, às 11:35 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

sábado, dezembro 11, 2010

É época de Natal !


Piracicaba, cidade do interior do estado de São Paulo foi onde nasci e morei durante os primeiros 18 anos.


Meus tipos inesquecíveis eram professores/as,
do Colégio Barão do Rio Branco e do Instituto Educacional Sud Mennucci.

As professoras eram mulheres muito importantes, para mim !  Modelos na nossa infância e eu imaginava que elas sabiam tudo! solteiras ou casadas, a sociedade as enaltecia.

Foram anos de adolescência de muitos estudos e intenso controle nos horários e regras.  Em Piracicaba, tive a sorte de conhecer pessoas inteiras e não fragmentadas por papéis profissionais ou estereótipos de sucesso teatral. Elas tinham vida pessoal e familiar, com espaços e tempos generosos para que os/as amigos/as dos filhos se aproximassem, com frequência.

Dessa convivência na infância, dos bancos escolares com filhos de médicos, engenheiros e comerciantes, gerentes de bancos e outras pessoas importantes como empresários da cidade, a minha incapacidade de entender divisão de classes sociais ou hierarquia de valor de pessoas, pelo seu poder aquisitivo, apenas.

A rua do comércio, onde residi num sobrado, era uma espécie da ONU, pois cada família de comerciante tinha uma origem e, os sotaques, hábitos, produtos comercializados, culinária mostravam muito da sua forma de ser. Na mesma rua estavam judeus, alemães, turcos, portugueses,  brasileiros mesmo, japoneses, italianos, entre outras descendências, distribuídos por atividades, em poucos quarteirões. Os franceses, que conheci, eram filhos de engenheiros da Usina de Açúcar - "Sucrerie" e moravam nas casas da empresa.

É dessa intensa mistura de filhos de imigrantes e culturas, com seus pais falando seus idiomas, no nosso dia-a-dia, que a minha memória afetiva, guarda um importante aprendizado - famílias amorosas e intensas provinham de todos os lados do Planeta! E que Torre de Babel, aqueles idiomas e a altura dos tons das vozes de alguns idiomas.

Sonho um sonho, talvez, impossível - voltar em dezembro e encontrar a rua comercial com a mesma magia de antes, das minhas lembranças, fechada para o trânsito, linda e iluminada, decorada para o Natal, com crianças brincando e correndo enquanto os casais, de mãos dadas, fazem compras para presentear na noite de 24 de dezembro, tendo todos, absolutamente todos o Presépio em suas casas.

Jesus Cristo renascia e amava todos, sem distinção ! Esse era o ensinamento e o aprendizado !

Maria Lucia Zulzke, em 11 de dezembro de 2010, às 0:18 am, em S.Paulo - SP - Brasil. 

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Percepção mundial - TI - Transparência Internacional

Os resultados hoje divulgados são tristes!  Assustadores! Transparência Internacional ...  sobre Aumento da Corrupção no mundo e no Brasil.

Para quem já trabalhou em defesa do consumidor e, em mediação de interesses entre empresas e clientes, é imensamente triste um retrocesso !

Fico indignada pois nem todos chegam aos 60 anos com folga financeira para pagar de 120 a 140 reais para que um rapaz, terceirizado, e afinal, para quem trabalha - ninguém sabe, no pedestal dos seus fios, terceirizado da Telefonia Fixa,  puxe o fio do poste para dentro da sua residência.

Como argumentar com o terceirizado depois de ouvir seus honorários? Eu ofereci 70% a menos e ele retirou-se ! Fim da negociação! Não posso pagar esse preço e ele retirou-se...

A operadora de Telefonia Fixa lava as mãos frente aos pedidos do cliente, tal qual Pôncio Pilatos! E nem adianta pedir a compaixão do Call Center, não existe tal opção no menu e nem no script dos atendentes - compreensão e compaixão, não se entende a opção. No menu entram - solicitar novos produtos, novos serviços, cancelar e cobranças.

Bem que os "ternos Armanis", entre outras marcas do mundo da elegante moda masculina, podiam usar a pauta das reuniões do "board de investidores da telefonia global" e se perguntar para que serve uma linha pendurada num poste???!!! se não levam a linha até o funcionamento para os consumidores? e a preços conhecidos previamente!

A empresa de telefonia fixa teria que se responsabilizar pelo que fazem os terceirizados para seus clientes? Eu acredito que, se a lei de defesa do consumidor existe, a responsabilidade solidária e a co-responsabilidade dos fornecedores existe ainda! 

Ministério da Justiça e meus ex colegas de defesa do consumidor não sabem dos preços praticados por terceirizados? e se 120 a 140 reais para trazer a linha do poste para dentro da residência....é considerado precinho honesto! Quem pode pagar isso - ?

É mais do que honorários médicos de convênio, é mais do que o dia todo do trabalho de um bom azulejista ou pintor de paredes ou de um carpinteiro trabalhando horas!

ADORO os ensinamentos da mestra de Boston, Laura Nash, sobre ética, dentre suas frases - dorme tranquilo quem nada fez de errado ou os totalmente sem escrúpulos...

Transparência Internacional amplie seus estudos de percepção da satisfação de clientes, para prestadores de serviços e terceirizados de empresas globais de telefonia ... índices podem se revelar  assustadores!

Quero Ar enquanto ainda se respira sem as taxas dos "Pôncios Pilatos" da globalidade!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 9 de dezembro de 2010, às 9:29 am.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

"Easy Going" ?!















Derrotar alguém, perseguir obsessivamente alguém, por anos e anos, colocar foco contra
alguém, procurando apenas defeitos e transformando suas opiniões em distorções grosseiras, é uma das formas usadas para algumas pessoas terem assunto e chamar atenção.

É bem mais difícil ter foco em visões construtivas, criar algo novo, um conceito
encantador, ter sucesso e faturar, abrir novas rotas de
trabalho e ampliar para muitos um ramo ou abordagem diferente!

Perseguir e obscurecer a vida de alguém, manchar, difamar e destruir,
são recursos infelizmente usados, de longa data, escolhas incompreensíveis, é uma
maneira de extrair do outro, a suposta riqueza da pessoa perseguida - seja riqueza efetiva,
beleza, juventude, talento, delicadeza, crença, sensibilidade, amor ou o que for que falta ao invejoso.  É uma doença obsessiva!

Objetivo último seria esvaziar a outra pessoa, na impossibilidade de não possuí-la, não poder
se apropriar dela, não despertar atenção ou desejo naquela pessoa.

Há 30 anos, em 8 dezembro de 1980,  ao assassinar John Lennon, pelas costas, seu assassino queria chamar atenção para si, ganhar notoriedade, por meio desse ato tresloucado! Prisão Perpétua e sem negociações para amenizar a pena. 

Três décadas, tão absurdo ato, insano jovem naquela época,
em busca de notoriedade pública e atualmente com longos 55 anos de idade!

A vida de John Lennon, interrompida aos 40 anos de idade,
compositor de canções maravilhosas como "Woman" !

Um homem apaixonado por uma mulher ... "I can hardly express..."

Maria Lucia Zulzke, em 08 de dezembro de 2010, às 10:23am, em S.Paulo - SP - Brasil