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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sexta-feira, março 15, 2013

CONSUMO, CONSTRUÇÃO e CONSCIÊNCIA

15 de março de 2013 - 51 anos PASSADOS ! desde a promulgação, pelo Presidente Kennedy dos Estados Unidos, no Congresso Nacional, dos Direitos Básicos dos Consumidores - 1962 !

Direito à Segurança -  reduzir riscos de produtos perigosos à vida e à saúde ( a maior parte das irregularidades só são conhecidas e detectadas por testes e laboratórios)
Direito à Escolha - controle de monopólios, cartéis, assimetria de poder entre os desiguais e concorrentes.

Direito a Ser Ouvido - interesses dos CONSUMIDORES nas políticas governamentais 
Direito a Ser Informado - para fazer compras e escolha conscientes


CONSUMERS UNION - USA -  organização de consumidores, com apoio de profissionais, desde 1936, continua atuante, além de inúmeras, incontáveis entidades no país e mundo.

Posteriormente, outros direitos foram acrescentados e em meu livro relato Fatos da História do Movimento do Consumidor no Brasil: Procon, IDEC entre fatos marcantes como a lei de defesa do consumidor. (fonte: Abrindo a empresa para o consumidor, a importância de um canal de atendimento ao consumidor. 1991, autora Maria Lucia Zulzke, Qualitymark Editora, esgotado - nas bibliotecas de universidades)

A base do desenvolvimento de um mercado, de um negócio, de uma sociedade próspera e de um país desenvolvido é a sua capacidade de iniciar uma opção de "construção de negócios": seja uma escola, supermercado, livraria, editora, edifício, casa, indústria, padaria, fábrica de móveis, consultório médico, escritórios inúmeros, empresa de visual , laboratórios, indústrias etc e isso prosperará por meio da vontade de empreender e saber que  poderá contar com membros, sócios ou investidores e crédito para dar apoio em todos momentos de crescimento e evolução. 

É preciso haver um sistema, para que o núcleo da empresa prospere e, principalmente, a certeza de que aquele negócio terá clientes ( em geral, empresas começam com pequeno número de clientes) e aliados no seu sucesso e metas ! Além dos aspectos tributários e fiscais que servem para desafiar pequenas empresas no seu processo de início e crescimento - a cada nota fiscal, os tributos são cobrados, sem haver um respiro durante um maior período de tempo.


Edição 1997, primeira edição 1991
O mercado, atualmente, traz como novos desafios - dumping - estamos com preços baixos de produtos provenientes de outros países, com leis trabalhistas diferentes, maior excedente de mão de obra, debilitando nossas empresas e indústrias, os mesmos cartéis em segmentos de negócios evidentes, dificuldade de negociar com empresas, e entre poderes de empresas, devido a assimetria de poderes entre consumidores comuns e empresas ( desde 1991 a lei de defesa dos consumidores tenha elevado os consumidores a posições mais favoráveis em questões do dia-a-dia).

1 - internet - e meios eletrônicos e seus desafios;

2 - rever a estrutura, contingente, salários e poder/autonomia dos SAC - Serviços de Atendimento ao Consumidor - estão aquém da sua possibilidade pela excessiva ênfase nos URA  com incontáveis opções e dificilmente podendo falar com profissional atendente;

3 - Orientação à tomada de crédito e redução dos % de juros em crédito consignado de aposentados ( os juros para aposentados em crédito consignado continua alto relativamente aos rendimentos de uma poupança, por exemplo, sem apresentar risco algum aos bancos);

4 - Maior ênfase aos aspectos econômicos dos produtos do mercado, pois os preços estão sendo visivelmente aumentados e sem controle. A única alternativa para os consumidores é  pesquisar ou não comprar;

5 - Produtos de cesta básica deveriam ser tabelados para garantir estabilidade na economia doméstica - além de haver redução dos impostos - precisaríamos ter no mercado uma cesta básica de alimentos e medicamentos controlados pelo governo;

6 - O crédito ao consumo estimulado aos clientes não é controlado ( "limbo na disciplina do mercado financeiro") - artigo de José Reinaldo Lima Lopes, professor da FGV, em artigo Jornal O Estado de São Paulo - 9 março de 2013. Nos Estados Unidos, de acordo com o mesmo professor associado da USP, há órgão público distinto da regulação bancária - CONSUMER FINANCIAL PROTECTION BUREAU. Importantíssimo para evitar o super endividamento o que o nosso código do consumidor também trata por quem oferece ( não emprestam se não há como o consumidor pagar - normas de segurança na concessão de crédito).

7 - Identidade, endereço da sede e local físico da sede das empresas que trabalham apenas de forma virtual. ISSO ME PARECE VITAL E URGENTE!

8 - e, quanto às críticas feitas à qualidade dos Serviços de Atendimento ao Consumidor, seria redundante lembrar que, foram, na grande maioria terceirizados, em Centrais de Atendimento com 30 mil postos de trabalho e os atendimentos são feitos para inúmeras empresas simultaneamente e chegam a centenas, milhares ou milhões de chamadas/dia. É preciso diagnósticos corretos e focados no negócio em questão para aperfeiçoar esses setores e seu funcionamento: corretos indicadores de qualidade do atendimento: clareza nas explicações, autonomia do atendente, dar respostas, ter setores de respaldo técnico e tomar providências que resolvem.

9 - Contratos assinados por consumidores, onde há ASSIMETRIA DE PODER E CONHECIMENTO será sempre um problema - o consumidor COMUM será sempre um amador em relação a grandes e poderosas empresas.

BOA SORTE - IR AO MERCADO É UM GRANDE PRAZER, DALI EXTRAÍMOS ALIMENTOS, VESTUÁRIOS, CALÇADOS, SAÚDE, LAZER, VIAGENS, CARROS, EDUCAÇÃO, LIVROS, MÚSICA enfim, nos inserimos na vida em sua mais plena forma.






Eu explico o fenômeno da ponta do iceberg - poucos problemas visíveis para um imenso problema


BOM DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR. Essa luta começou no início do século 20 com alguns países instalando LABORATÓRIOS DE CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS e editando suas revistas.




Material de orientação que preparei quando trabalhava na Comunicação Social da Rhodia - São Paulo.


Maria Lucia Zulzke, 15 de março de 2013, São Paulo, 11:10am.

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