Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































segunda-feira, maio 22, 2017

Consciência e experiência



Lembrar para muitos é insanidade, para outros, é sobreviver com maior consciência, experiência e precauções.

Lembro da minha primeira infância, eventos, fatos, reações de mais velhos, olhares - flashes da primeira infância.

Lembro da adolescência - registros e sentimentos mais elaborados.

Enfim, lembro. Lembrar para mim é ótimo e me ajuda demais em tomadas atuais de decisões. Dilacera-me ter sido cega em demonstrações de evidentes futuros problemas mas eu não queria mesmo acreditar que algo não fosse dar certo. Não deu certo !

Dilacera-me ter tido intuições e ter procurado testá-las e as intuições estarem certas. Perdi bastante dinheiro.

Arrepia-me quem fica com olhos brilhantes se relato algum problema. É alguém que está se deliciando com minhas atribulações.

Chegou um dia, hoje, 22 de maio de 2017, para dizer que é foi bom ter ultrapassado 65 anos. O maior desassossego é perceber com espanto que os jovens não nos levam muito a sério, ou que julgam ser " sinais de envelhecimento" algumas precauções.

Entrei numa fila preferencial de idosos/as e uma moça com menos de 40 anos virou as costas para mim, protesto válido, porém mantive minha posição, era um serviço muito rápido que eu precisaria utilizar. Uma moça, com menos de 40 anos, preconceituosa contra uma idosa jovem de mais de 60 anos. Ambas de cabelos castanhos, pele branca e olhos castanhos. Ninguém chique e ninguém pobre, num mesmo ambiente - preconceito de idade.

Conversei com uma jovem mãe, inteligente, dentista, 3 filhinhos. A mãe com perto de 70 anos, mudou-se para Santos, na esperança de passar a velhice por lá, porém, não se acostumou e finalmente lhe confessou que chora a viagem inteira quando se despede dos netinhos. A filha, de bom coração, disse-me que ama sua mãe e vai ajudá-la a voltar a morar perto dela na cidade de S.Paulo.

Conheci tias que, após aposentadoria, mudaram-se de bairro e casa para apartamento. Adoeceram. Felizmente, pela excelente situação financeira algumas não haviam vendido a casa e móveis foram recolocados no mesmo lugar, as plantas, as vizinhas as mesmas, a igreja frequentada a mesma, o clube, o supermercado, os caminhos etc. 20 anos após a morte do casal de tios, o bairro transformou-se em casas de clínicas, lojas etc. Pelo menos, morrendo ao redor de 80 anos, a inteligentíssima tia e seu marido com internacional carreira de pesquisador não foi vitimado por radicais mudanças de estilo de vida.

Conheci idosos/as que após 60 anos precisaram mudar de casa e perderam demais - espaço, status, e tantas outras especificidades que nutrem nossa singularidade.

A consciência de uma jovem idosa que talvez os jovens e as jovens, num período de 20 a 30 anos terão mutações e passagens como essas,
não serve de nada. Há realmente GAP de gerações.

Alguns velhos ditados parecem ainda válidos : nasceu rico ? casou-se com alguém rico? ganhou na loteria ? .... então, o único caminho é o trabalho remunerado !

Acontecimentos brasileiros em 2017, 2016, 2015 entre outros, mostram que existem seleções importantes além das de Darwin. Eleitos são contemplados com facilidades jamais imaginadas em empréstimos, investimentos, informações privilegiadas etc.

Várias vezes e houveram meses que imaginava que tinha visto demais na vida, em 2017 o espetáculo gravado e televisionado público e as tramas das rotas do dinheiro bilionário foram escancarados. Em que mundo nós vivíamos ? Compra da casa própria, trabalho, trabalho, transporte público, compra do primeiro carro, trabalho, trabalho....

Maria Lucia Zulzke, em 22 de maio de 2017, ao redor de 12 horas, segunda feira complexa. Cidade de S.Paulo - SP - Brasil.
Um dos mais resistentes e fixos e rentáveis e ovacionados eventos das 7 décadas de minha vida - a paixão masculina pelo futebol e vitórias nas competições.

Nenhum comentário: