Sartre, existencialista, materialista e ateu, canceriano, nasceu em 1905. Órfão aos 15 meses de idade, avô alemão e padrasto sem quaisquer afinidades para se igualar a um bom pai,
Sartre virou filósofo e escritor, conheceu aos 24 anos Simone de Beauvoir.
"Na fuga vê-se o cálculo de alguém que quer colocar entre si e o perigo a maior distância possível... então, a fuga seria prudência! A fuga é um desmaio representado, conduta mágica
que consiste em negar o objeto perigoso com todo o nosso corpo, invertendo a estrutura vetorial do espaço onde vivemos ao criar bruscamente uma direção potencial, do outro lado."
"A impossibilidade de achar uma solução ao problema, apreendida objetivamente como uma qualidade do mundo, serve de motivação à nova consciência que ordena uma nova conduta. "
"A conduta emotiva não é efetiva, ela busca conferir ao objeto uma outra qualidade, uma menor existência ou menor presença ou maior existência etc. "Na emoção, é o corpo que , dirigido pela consciência, muda suas relações com o mundo para que o mundo mude suas qualidades."
"A emoção é uma realização de essência da realidade humana, enquanto afeição, é necessário
um recurso regulado à empiria, impedirá que a regressão psicológica e a progressão fenomenológica algum dia se juntem".
"Estou furioso/a porque ele é detestável!" - isso tem grande significado para nossa vida psíquica, a emoção faz parte da nossa estrutura psíquica, tem sentido, tem significado para nossa vida psíquica...a emoção é tão presente e concreta para o indivíduo que a sente, qual uma estrutura... ainda que não seja efetiva na realidade humana!
Existem pessoas e situações, e cenários tão desagradáveis e tão equivocados, que nem é necessário que o vidro se abra ou, que uma janela se abra, que a porta seja arrombada, ou que
a/as pessoa/as agradáveis ou desagradável/eis salte(m) ou entrem ou invadam nossa casa, ou caminhe (m) perto de nós... ou introduza seus sons, recados, vozes e rastros, perfumes etc.
Isso é emoção, um mundo mágico, bom ou péssimo, que provoca ternura ou ânsia de vômitos... é uma ordem ou uma desordem que tranquiliza, alegra ou perturba o espírito, uma mágica.
Sem sentido, enlouquecidos matam, insanos portam armas e atiram para matar e interrompem a vida de crianças, adolescentes e idosos. Como, por exemplo, casos recentes, em que a natureza sexual reprimida e mal resolvida, adultos sem recursos pessoais, familiares ou sociais ou íntimos, e com poder demais, juízo de menos, com porte de armas fáceis demais, interrompem a vida de outros que lhes são diferentes ou lhes são indiferentes.
Talvez, daí, alguma luz para a explicação de tanta violência masculina e obsessão masculina contra meninas, adolescentes e mulheres... as cidadãs diferentes que lhes são indiferentes.
Ontem, na TV, queriam provar que DEUS é Violentíssimo e adora a Violência! Um ponto de vista...se essa teoria continuar...
Tantas barreiras, profundas e superficiais, separam eu de você, você de outros, um irmão de outro irmão, famílias implodidas, países em guerra ! Caçadores e seus porta-vozes/ suas porta-vozes ....Sartre, como entendia de Emoções!
Maria Lucia Zulzke, em 26 de abril de 2011, em S.Paulo - SP - Brasil, às 11:35 am, dia gelado nesta capital.
terça-feira, abril 26, 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário