Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quarta-feira, novembro 09, 2011

20 anos de empreendedora e fim da empresa.

Após alguns meses de medidas burocráticas, pelo escritório de contabilidade que me atendia, 
a minha empresa de consultoria MLZ Interação Empresa/ Cliente - CNPJ : 65 086 860/0001 - 35 está encerrada.


A missão da consultoria foi colaborar com empresas que precisavam criar e 
desenvolver equipes de SAC - Serviços de Atendimento ao Consumidor, e expandir para todos setores a cultura voltada ao cliente, satisfação e lealdade. 


Criada em janeiro de 1991, alinhada aos "novos tempos" criados pela vigência da lei de defesa do consumidor, 11 de março de 1991, a minha consultoria prestou serviços a grandes empresas e está encerrada após 20 anos de trabalho.


Na Prefeitura, houve encerramento no início deste ano.


Distrato Social assinado, Prefeitura encerrada e Receita Federal também ! 
Acabada a fase de 20 anos de empreendedorismo.

Maria Lucia Zulzke, em 09 de novembro de 2011, às 15: 29 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

sexta-feira, novembro 04, 2011

Cuidado com a escolha da SENHA !

Eu não sei de quantos milhares de reais foram seus prejuízos ou perdas subjetivas decorrentes, mas que tudo ficou pior, deficitário, complexo e atravancado depois daquela proposta de projeto com "aquela" senha ... ah ficou...


Aconteceu há 10 anos. Contato internacional,  formulário preenchido para o desenvolvimento 
de projeto com auxílio de Fundações. Feito por internet e .. com prazos limitados, atendidos.


Finda apresentação do trabalho, projeto, considerações, justificativas, razões para desenvolver o programa, era necessário digitar SENHA para ter acesso ao PORTAL da instituição.


Escolheu o título da ópera de um DVD ao seu lado - o projeto foi recusado e a oportunidade perdida.


Escolheu o nome de Ópera - Turandot... deu azar.  


Sugestões: colocar -  índicenasdaq, ou indicebovespa ou euromoneydolar ou himalaiadotibet mas nunca mais nome de Deuses, de Deusas, Óperas e muito menos musicais como fantasmadaopera.


Tento escrever algo engraçado hoje, pois ficou impossível saber a reação de quem nos lê ,
variáveis imponderáveis nas mentes subjetivas dos Avaliadores e Selecionadores.


Hoje, notícia informa que Luiza Trajano, empresária, transformou faxineiras em assessoras de marketing para fazer pesquisa de percepção da classe C, em viagens aéreas e vôos para outros estados. Ela precisa desses relatos vivos e expansivos da classe de renda C. É preciso entrar com a realidade dos nossos clientes diretos e seus porta-vozes.


Cuidado com as senhas... muito cuidado, mesmo!  Se alguém é contra chineses, ou contra óperas ou contra romance, Turandot foi péssima escolha para materialistas dialéticos. Deu tremendo azar !


Maria Lucia Zulzke, em 04 de Novembro de 2011, às 16:01 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

sábado, outubro 29, 2011

Direito de Nascer

Pode ser entendida como atitude formal e diplomática focada em seus habitantes e cidadãos, apenas, mas o Reino Unido e os inúmeros países que integram os países da Coroa Britânica deram a todas as Mulheres do mundo, sem exceção, o direito de NASCER e serem BEM VINDAS !


Posso parecer exagerada e encantada com a história de príncipes e princesas, rainhas e reis, mas este foi o imaginário da minha infância e acredito que, de milhões de crianças.


Estórias de uma rainha ou de um rei, ou um ou outro, de coração imenso, de generosidade imensa e sabedoria adquirida em dores e alegrias, em sonhos e realidade, e entende - além de todos aspectos visíveis da vida, o que é o mais importante na vida, o que resume uma vida seja curta ou de 80, 90 anos, o que resta no coração de alguém idoso/a e é o fundamental  para se ter vivido - traduz-se na alegria e saúde de um filho ou filha. A alegria, dignidade, amor, realização e saúde de nossos descendentes !


Que será, SERÁ ! Deixar que a Natureza fale com liberdade e... pela fé. A decisão da concepção, um dos maiores investimentos de fé de um ser humano temente e consciente.


O grande problema ético no presente - Nascer Mulher ou Homem, frutos de amor deliberado e consciente de um casal ou utilizar-se dos avanços da medicina e manipulação genética para forçar nascimentos conforme expectativas sociais, patrimoniais, formais e não questionadas, milenares ?


Terminariam o imponderável, a evolução dos dois gêneros se houvesse apenas manipulação de material genético, sem critérios e produção em massa - A importância do limite, pois diante da opção racional e pela influência massiva da sociedade, sempre haveria espaço para nascer, com prioridade, o gênero masculino. Que será ? Que será ? Quem se autorizaria a sempre impor sua vontade sobre o que será ?

A pequena Elizabeth, pequena, e futura Rainha Elizabeth II.  Vive como vive, pois não teve irmão !

Vou ao ponto - a decisão da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, após tantas décadas de reinado, aceitar que a sucessão será por ordem de nascimento, natural, seja menino ou menina, é de um impacto nos hábitos, culturas e procedimento prático de países do mundo que, para mim, foi como uma Declaração 
de Anistia de uma guerra egoísta, surda, dura, cruel, desumana entre os dois gêneros - feminino e masculino. Não bastassem tantos aspectos que os diferenciam ao longo de uma vida...


O mundo já deu todas as demonstrações e por todas as razões deste mundo, a preferência racional para o sexo masculino, jogando à concepção e ao útero feminino um peso imenso, ou seja, gerar um nascimento em conformidade com regras sociais, culturas centenárias e interesses patrimoniais sejam de famílias reais, milionárias ou famílias comuns.


Anistia às Mulheres e Fim da Guerra dos Gêneros sobre o Direito de Nascer !


Sejam Bem Vindas, assim como meninos sempre foram Bem Vindos ! Pois ninguém no mundo pode mudar o amor de um homem por uma mulher e de uma mulher por um homem, e o amor que resulta no fruto desse amor.


A Rainha Elizabeth II com sua decisão, não apenas deliberou sobre a sucessão de seus descendentes, e estendeu sua mão feminina para as mulheres que suplicam por amor e compreensão em todas as raças deste Planeta e, por que não ? piedade para existir - Direito de Nascer do Amor entre um homem e uma mulher !


Il mondo não pode se fechar ao gênero feminino e isso, de forma paradoxal, poderia vir a acontecer... foi um ato que deu o "turning point" cultural sobre os gêneros, por milênios !


Maria Lucia Zulzke, 29 de outubro de 2011, às 10:42 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Israel e Palestina - Amós Oz

Difícil entender o interminável conflito e mútuos ataques. 


No dia 03 de outubro, 
quase meia noite, a TV Cultura de S.Paulo mostrou documentário 
de 1 hora, com Amós Oz, sobre a região, histórico e memórias transformadas em romance.
num passeio com vistas para Jerusalém, Amós Oz à direita

Quanto às  memórias de infância, sua vida com os pais, a impossibilidade  dele entender a maior parte das conversas dos pais, em russo, pois não queriam que o filho ouvisse sobre o terror da guerra. Sobre o isolamento da sua mãe lendo romances e vendo a vida pela janela, e a tempestiva decisão  de ir, aos 14 anos, para um kibutz além de trocar sobrenome. Contou sobre a vida em comunidade e não poder usar seu tempo para escrever e inclusive
 precisar de autorização do Conselho do Kibutz para escrever seu romance.


Na noite em que foi votado e aprovado o Estado de Israel ele tem lembranças vívidas e leu trecho de seu livro.

Naquele ano, o rádio era o veículo de informação das pessoas, era 1948, e milhares 

de pessoas agruparam-se nas ruas, mudos e tensos, na escuridão da noite, suas sombras eram vistas pelo menino atrás da veneziana. Ele, com 9 anos espreitava e sentia todo o peso da decisão. Os países iam mostrando seu voto, e eram lidos - Reino Unido contra, Estados Unidos votou a favor e, ao final, a aprovação do Estado de Israel, subiu um clamor de vozes e gritos, não apenas dos vivos, mas de todos
os que haviam lutado e clamado, juntos, momento de imenso júbilo.

O menino saiu nas ruas com seus pais e ficou aconchegado entre eles, quando se abraçaram.
 Escreveu romance de revisão,  memórias,
de entendimento e de perdão.

Os filhos podem ser implacáveis com os pais pois não alcançam os desafios e impossibilidades, limitações e impotência dos adultos diante do Estado e de forças políticas opressivas. As "invisíveis barreiras de aço de governos",  a política, as instituições de poder são incompreensíveis às crianças, adolescentes e mesmo para a maior parte dos adultos.

Há uma idealização nas crianças que os pais podem tudo ! O que poderia um casal
diante de um conflito interminável, preconceitos, implicações de nacionalidade e imigração desejada para um país pacífico porém vendo seu desejo de partir impossibilitado.

Amós Oz é muito doce quando se refere a si mesmo como um menino "sinto muita 
ternura quando penso que existiu essa pessoa (ele, com seus sonhos de menino) que acreditava 
que tudo seria resolvido no futuro".


O livro, diz ele, tem 600 páginas, pelo seu estilo e memórias, vou ler.

  Os países árabes, suas fronteiras, conflitos e ódios étnicos,
são incompreensíveis para mim pela longa duração. 
Documentário poderia ser reprisado mais vezes pela TV CULTURA , prometeram  reprisar, espero que cumpram.
Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 05 de outubro de 2011, às 10: 06 am.

terça-feira, setembro 27, 2011

Feliz Aniversário ao Google !

13 Anos de Vida !

Se há fonte de referência de consulta de sucesso é o Google ! Deixou as mães 
na lanterninha para responder as perguntas dos filhos e filhas, e as enciclopédias ficaram 
menos manuseadas. 

Onde fica, quem foi, quem é, programação, notícias, locais turísticos e museus, letra de música, livros publicados, mapas -
  como localizar e como ir , está no Google    ?!  

Que visão, que negócio, que equipe, que expansão, que aceitação, quão amigável é o Google.

Será que abriram página para receber nossos Parabéns ? O risco é congestionar o espaço virtual.

Os meus Parabéns ficam aqui registrados.

Maria Lucia Zulzke, em 27 de setembro de 2011, às 8: 33 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

quarta-feira, setembro 21, 2011

Data Histórica Mundial - ONU !

Agora, ao redor de 11 horas da manhã, continua a 66 sessão da Assembléia da ONU,
 em que , pela primeira vez, a Primeira Mulher e Presidente de um país 
faz Abertura da Assembléia na ONU - a Presidenta Dilma Rousseff, do Brasil. 


Num plenário e auditório da ONU lotado, com representações de incontáveis países ,
ela fez  sua exposição, ressaltou a oportunidade histórica para que 
todos pensem numa macro-economia para superar os desafios econômicos!


Ela mencionou, em todos os povos há, uma busca universal  pela LIBERDADE !


No idioma português, como ela disse, no início, existem 3 palavras femininas: 
Vida, Alma e Esperança. Mais duas outras: Coragem e Sinceridade ! 


São palavras de terminação feminina, na lingua portuguesa ( ela deu ênfase 
ao idioma - impacto no mundo - creio ser  a terceira ou quarta em número 
de pessoas falantes no mundo: chinês, inglês, espanhol, português - 
pesquisar para conferir.)

Saudou o secretário geral da ONU - Ban Ki-Moon e Michelle Bachelet, ex presidente
do Chile - nomeada para ONU Mulheres, pela proteção das mulheres.

A seguir, foi substituída pelo Presidente Americano Barak Obama que fez sua exposição.


Vida, Esperança e Alma ! Coragem e Sinceridade. palavras femininas !

Sua esposa Michelle Obama estava presente .

Michelle Obama 

Maria Lucia Zulzke, em 21 setembro de 2011, às 12:02 hs, S.Paulo - SP - Brasil

domingo, agosto 21, 2011

Reencontros

Se alguém viveu experiência de perdas pessoais e afetivas,
implosões nucleares emocionais e de identidade, 
sabe a importância de
reencontrar lugares e símbolos para refazer -se emocionalmente. 
Tentar refazer que restou e, reconstruir-se a partir daí!

Transferência transcendente !

Quando visitei a Tailândia, fiquei encantada com os monumentos recobertos dos "cacos"
de porcelana portuguesa, quebrada, durante viagens dos navegantes e comerciantes. O
processo interno seria quase esse, a porcelana não mais seria para servir jantares e
almoços, que pelo menos enfeitasse o reboco e desse algum acabamento.



Os templos, vento, o rio ao lado dos monumentos, o impacto do exótico visual.
Todo recoberto de "cacos" de porcelana portuguesa.

Ao voltar, mais uma vez, a Firenze e Roma, após 16 anos da última viagem, onde
eu estivera em quase "estado de choque" com minhas filhas - péssimo ano de 1993 -
senti alegria infantil, energia de adolescente ao percorrer aquelas cidades. 

Daquelas regiões da Itália, haviam partido meus
antepassados no século 19, de mudança para o Brasil e, aqui, meus 4 avós muito
jovens e europeus, de ambos os lados, fizeram suas famílias.

Os antepassados de meus antepassados viveram lá e, nada de reencarnação, 
realidade era que eu vinha de lá por intermédio dos meus antepassados e, 
não de outro lugar do Planeta,
isso reconectou-me à boa sensação de pertencimento ao
velho continente.



O ar da Itália passou a ser o meu ar, 
fazia parte dos movimentos dos meus pulmões,
os dutos, árvores e rios milenares estavam
nos meus ossos e DNA. Impregnados.

...e, quem conhece italianos e italianas, sabe
que brigam entre si e muito, falam alto e
usam gesticular, tendem a serem passionais e apaixonados e, conseguem mostrar
doçura encantadora ao mesmo tempo. 


Fosse como fosse, era
oportunidade de rever a mim mesma..

Experiência semelhante de reencontro de passado foi voltar à Catedral que frequentei
no interior de S.Paulo, luz, o frescor, os nichos de oração onde debrucei-me com fé e
total devoção, menina recém orfã, estavam preservados. Fui à mesma igreja,
todas as manhãs, ao redor de 6:30 hs, durante 2 anos ou mais, após a morte de meu pai!

Um outro detalhe desse processo de perdas , foi passar a buscar,
qual criança, "catando" conchas na areia do mar, as identificações com
autores de livros e diversas pessoas, ou mais infelizes do que eu,
ou imensamente mais ricas, lindas e felizes e poderosas do
que jamais serei.

Os que dizem que o sofrimento modifica para melhor, repensem! Será ?!
Considero perigoso dizer isso, dependendo da dose das perdas e o que 
representam para nossa identidade, o sofrimento
conduz a um estado e condições imponderáveis do ser humano.

Familiares conectam se estiveram ao nosso lado no momento certo,
no lugar certo e com a doçura certa, palavra certa, não com julgamentos duros e
preconceitos, tendenciosos e prontos a comparar escalas de sofrimentos e
minimizar os sofrimentos de quem é próximo - se algumas teorias fossem verdadeiras, então, será que Deus ri quando os enterros
são em dias de sol ? Será que "chora" quando enterros acontecessem em dias de chuva... é muita
pretensão dos humanos !

E, escrevo isso, porque hoje, domingo de agosto está frio e cinza, como devem ser
alguns dias de inverno ou algumas semanas de inverno, pelo menos.

Espero que o dia propicie reencontros,
vou assistir o filme Melancholia e, quem sabe, A árvore da Vida...
Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 21 agosto 2011, às 9:19 am.

sábado, agosto 20, 2011

20 agosto, chuva leve em S.Paulo capital

Chuva leve, caindo devagar e fininha nessa madrugada do dia 20 de agosto 2011.
Suficiente para fazer barulho e avisar que está lá fora, fazendo limpeza bendita e necessária !

Límpida, molhando o solo cinza das ruas e verde escuro do jardim, umidificando o ar, deixando
a atmosfera mais agradável, diminuindo a temperatura e reinstalando um clima cinzento mas,
de inverno, volta a dar cenário europeu de inverno, são algumas manhãs de inverno, lindas,
cinzas e frias. Hora de acordar, colocar uma roupa protetora e começar algo,
ter algo em mente, uma meta interessante e necessária a alguém.

A chuva trabalha por nós. 6 bilhões e meio de habitantes neste Planeta precisam de
água! Planeta Água!  Quem nunca se emocionou com a música de Guilherme Arantes,
Planeta Água !?

Hierarquia de Energia! 

A chuva caía lenta nessa madrugada, poucos carros passavam nas ruas,
algumas luzes de postes brilhavam, adoro a visão que tenho das janelas -  é a mesma
calma  eterna, essa indiferença da natureza sobre as casas e árvores. 

Na TV Cultura de ontem à noite, um lembrete: no mundo todo, as elites políticas descolaram-se
tanto da realidade da sociedade, da gente como a gente, criaram "mundo próprio" , do clube
deles!  O desgosto das pessoas comuns em relação aos "políticos de carteirinha"
manifesta-se em vários países.

Política não poderia ser carreira perene, mas intervenção de pessoas cultas, especialistas,
preparadas e disposta com visão ampla e de boa fé, contribuição pontual em 4 a 8 anos,
no máximo !

O médico deveria voltar a ser médico e entender o que é ser médico de gente. O advogado deveria voltar ao seu escritório, ajudar seus clientes em demandas honestas. O agrônomo voltaria ao campo
de seu trabalho em pesquisas ou em empresas e assim sucessivamente. Essa experiência com as pessoas, nos faz sentirmos ricos e úteis. Melhorar sistemas é privilégio de sabor inigualável...
frieza estática de planejamentos e  planilhas, no papel, não faz pingar uma gota da chuva sequer.
Será que todos/as entenderão ?

A chuva lenta, fina e presente é necessária para todos/as.

Maria Lucia Zulzke, 20 agosto 2011, 9:20 am, S.Paulo - SP - Brasil.

sexta-feira, agosto 19, 2011

12 dias - vaso de gerânios.

Finalmente, consigo várias flores nesse vaso de gerânios, vide abaixo.
Mudei de lugar e adaptei a pequena floreira
na bancada da pia, onde há grande incidência de sol. Botões ínúmeros, flores.

Aprendizado óbvio, mas às vezes esquecido - o ambiente e as condições do ambiente são
vitais na plenitude dos seres vivos - água, ar, terra, sol e cuidados atentos para
deixar acontecer a determinação melhor e geneticamente presente!


a pequena floreira está assim

o outro vaso, é deslumbramento constante, não sossega em renovar suas flores!

amo essas flores, símbolos da inocência nos desenhos infantis , origem européia.
 a casa, os vasos de gerânios vermelhos na frente das janelas, 
 fumaça saindo da chaminé do fogão à lenha,
cheiro de comida caseira,
aromas de canela, erva-doce, adocicados aromas, cítricos aromas,
funcionalidade e afetos preservados !
O aroma que exala das folhas de gerânios, esmagadas nas mãos , é terapêutico para mim.

Maria Lucia Zulzke, 19 agosto 2011, 11:22am, em São Paulo - SP - Brasil.

sexta-feira, agosto 12, 2011

Pai e Filho, Pai e Filha !

Na GNT, ontem, dia 11 de agosto, à tarde, no programa Saia Justa, discutiram
relacionamentos Pai com Filho/Filha. Foi muito bom o programa!! 

Levaram informações qualificadas e além das mesmices freudianas, graças!

O relacionamento Pai e Filho nada tem a ver com Pai e Filha!
Dentre as observações feitas, a "figura mítica e simbólica" do Pai,
no Brasil, parece ser ausente, negligente, permissiva, condescendente ou truculenta.
Pobre de nós brasileiros/as com paternidades omissas do ponto de vista simbólico.

No Brasil, números divulgados de crianças nascidas de pai desconhecido
são assustadores!

Nenhuma religião parece pregar a PATERNIDADE RESPONSÁVEL ! 

Temos, na Bíblia,
a parábola do "espalhe suas sementes em campos diversos"...era
um período de mundo despovoado! Precisaria ser rediscutido.
Disseram no programa GNT: na infância, há admiração e veneração do
filho pelo pai, de identificação: quero ser como meu pai - intelectual, marceneiro, médico, advogado, entendedor de futebol, delegado, policial, esportista, sedutor etc! Porém, na adolescência, filho precisa "matar simbolicamente o pai" -

O filho quer superar o pai, quer contestar a autoridade profissional, seu sucesso nas finanças... e mencionaram livro e filme "Campeão" em que isso é abordado.

É bem comum na vida, ouvirmos falar de filho tentar tomar negócio
de seu pai, dar calotes e comprometer ou mesmo "roubar seu pai nos negócios",
chega etapa em que, pela idade, homens fazem com que
se tornem quase inimigos pais e filhos !

Nos Estados Unidos, os pais estimulam a saída dos filhos
de casa, ao redor de 17 a 18 anos, bem cedo, e adquirir a própria
identidade. Na Itália, os filhos permanecem o quanto podem na
casa paterna, e no Japão os negócios são passados ao filho
mais velho. Assim cada qual com suas etnias e culturas.
Maria Lucia Zulzke, 12 agosto 2011, 12:24hs, S.Paulo - SP - Brasil.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Energia e Emergia

Quando se pode utilizar a energia solar para aquecer e iluminar residências, é uma medida estratégica importante e barata, investimento inicial diluído ao longo dos anos. As cores de telhados e prédios também podem ser utilizadas de acordo com o efeito que se deseja. Países muito quentes, tinta branca para não haver absorção de calor do sol!


As plantas recebem o efeito energético de captura da energia do sol
e fazem a transformação da matéria - cereais, grãos em geral, legumes, hortaliças, 

frutas e outros alimentos.
forma-se, de maneira sistêmica, o nosso chamado planeta verde, com culturas planejadas, extensivas para alimentação em massa ou exportação, agricultura orgânica e familiar, em pequena ou larga escala, ou para fortalecer o saldo da balança do país, forças econômicas, forças empresariais e as forças naturais no micro/macro ambiente estudado!


Maria Lucia Zulzke,08/08/2011, 10:17am, segunda-feira em S.Paulo - Brasil

domingo, agosto 07, 2011

Banzo - da Saudade !

Saudade , eu adorava a palavra Banzo que expressava a saudade dos negros distantes da sua terra natal, separados das famílias e sem poder reatar vínculos afetivos, restritos aos aspectos operacionais do trabalho escravo.

Banzo!
À medida que envelheci passei a sofrer desse tal Banzo. 


Cada qual, com seus históricos, registros e memórias, luta para restabelecer seus sentidos e sua PAZ! Flores e plantas sempre me encheram de tranquilidade e preencheram meu tempo, desde criança. Adoro o cheiro de algumas plantas e o aroma das folhas de gerânios... lembram Lar, destino e doces sorrisos!

E, quando o vaso ficar sem flores, ressurgirão na
época certa, sem pressa, sem gritos, desdém, humilhações ou
ordens explícitas. Banzo é ver-se distante do que nos dá significado
e identidade... e ainda conviver quem força a sermos quem não podemos ser.


novos botões de gerânio





Aproxima-se o Dia dos Pais! Nasci rodeada de primas, 2 irmãs, vizinhas mulheres, depois, 5 sobrinhas e 2 filhas, além da inúmeras amigas mulheres.


Para mim, meu pai faleceu cedo demais. Banzo dele, de andar com ele, de acompanhar pela confiança, de se encantar pelas suas dicas de negócios do seu comércio de tecidos.


Os homens do início do seculo 20 eram em geral distantes e, no geral, autoritários e ausentes...
365 dias sem Pai, há 49 anos! Meu pai era brincalhão, conversava comigo mas era uma presença tão cálida e tão leve .

Maria Lucia Zulzke, 07 Agosto 2011, às 11:41 am, domingo, S.Paulo, capital.

sábado, agosto 06, 2011

Políticas ambientais nos interiores !

No Japão, regiões quentes estão usando trepadeiras em terraços e janelas de quartos para evitar usar energia para ar condicionado. Aos poucos, medidas pontuais são usadas para reduzir o consumo energético. Os países que precisam adaptar a temperatura ambiente nos meses de inverno ou em verão tórridos irão precisar aprender a manter temperaturas amenas, sempre, ao redor de 22 graus, talvez, nem muito frias e nem estupidamente quentes no inverno. É tão gostosa a sensação de um aconchegante vestuário de inverno !

Cuido dos meus vasos, no meu terraço. Nada de expectativas de sequestro
de carbono ou restauração da umidade do ar. É um microambiente. Acompanho ciclo de vida das flores - beleza natural e presentes grátis que a natureza me dá, com generosidade!



S.Paulo é uma cidade muito densa, transporte público precisaria melhorar muito. A qualidade das calçadas para um pedestre andar é péssima: buracos, irregularidades na largura, carros estacionados na passagem, lixo no chão, poças de água acumuladas nos buracos, perigo para pessoas mais velhas.

A desigualdade de material de piso nas calçadas é visível, fica feio, sem continuidade e são detalhes
que ressaltam diferenças entre as áreas de altíssimo poder aquisitivo e baixíssimo poder aquisitivo dos vários bairros dessa capital com 13 a 14 milhões de habitantes - ruas esburacadas, calçadas com água e sujas.

Como manter as calçadas limpas? Ter satisfação nas ruas onde estão
as residências  e controlar investimentos amplos da cidade
-  custo de obras, prevenção de enchentes é difícil de um cidadão comum controlar esses investimentos mas andar com tranquilidade nas calçadas, sem medo de cair... seria fácil de ser mantido e controlado.



Maria Lucia Zulzke, 6 agosto 2011, 20:46hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

segunda-feira, agosto 01, 2011

Carro elétrico está perto de chegar !

Vi hoje, pela manhã, excelente matéria na Globo News, de tecnologia para carro elétrico e, pelo que entendi, a USP está envolvida nesse projeto.

Um carro comum pode ser transformado a um preço de R$59.000,00, com baterias de lítio, leves e menores do que as atuais. A velocidade fica restrita a 60 km/h e a economia é fantástica. Autonomia para usos
regulares na cidade.

vejam abaixo fotos da matéria que eu tirei:


preço de agosto 2011 para adaptar um carro - R$ 59 mil reais


para cidade, mais barato do que ônibus!

O combustível gasolina, não renovável, tem preço real ainda não calculado pelo conceito de emergia, produto extraído da natureza e formado em
milhões de anos...

velocidade controlada, 60km/hora, distâncias de cidade, alternativa sustentável, de preferência para carros pequenos, dando autonomia para
1 a 4 pessoas/carro!

Adorei!!!! Para quem vai envelhecer com dezenas de milhões de brasileiros/as, daqui para frente, degraus altos de ônibus, ruas irregulares e esburacadas, direção "temperamental" dos coletivos,
brecadas bruscas e solavancos dos ônibus, entre outros percalços,
ter a possibilidade de se locomover com economia e de forma sustentável
na nossa cidade é assunto resolvido! Isso me parece assunto de ESTADO,
com letras Maiúsculas...e o Brasil poderia ser líder nessa transição.

Ótimo início de Agosto! Na minha cidade Natal, Piracicaba, no dia de hoje comemoram mais um aniversário da cidade e, na Pinacoteca de S.Paulo,
trouxe foto de um dos quadros mais pungentes para expressar SAUDADE - a leitura de uma carta, por uma moça, aparentemente aprisionada a
vínculos com alguém que não a faz feliz ou, carta de rompimento! O
pintor passou grande parte de sua vida em Piracicaba.

A visita à Pinacoteca de S.Paulo é viagem cultural de altíssimo valor,
para corações e olhos...


"Saudade" - Almeida Junior.

Maria Lucia Zulzke, às 9:38am, 01 agosto 2011, em S.Paulo, capital, Brasil.

domingo, julho 31, 2011

Eu sei quando eu vejo !

Esse é o título de um livro que teve um grande impacto nas organizações. Escrito por John Guaspari e editado pela Associação Americana de Gerenciamento - " I know it when I see it".

É uma fábula excelente!

Continuo gerenciando o meu pequeno jardim no meu terraço, foto de botões na
floreira de gerânios.


Maria Lucia Zulzke, 31 julho 2011, às 9:04 am, em São Paulo, capital, chove!

sábado, julho 30, 2011

Ideais

Um vaso de azaléa é um vaso de azaléa
Um vaso de gerânios é um vaso de gerânios...

Pensei que isso procedesse
Para as condições ideais de sol, água, terra, ventos
Porém, procuro a razão
De ter tantas flores num dos meus vasos de gerânios
E, o outro vaso, só aumenta em folhas
Talvez seja o xaxim antigo no vaso com flores...

A partir de agora, vou observar
Meu vaso de gerânios que está
Brotando algumas flores depois de tanto tempo.

esse meu vaso de girânios fica assim cheio de flores há meses e meses!

as folhas caem em pencas e apenas uma flor!

30 julho 2011, o primeiro botão de gerânios, vou acompanhar

Os outros vasos continuam lindíssimos, terraço na cidade de S.Paulo!



Com um som de Stevie Wonder´s - The Secret Life of Plants e minhas
plantas, aprendo a compor um mundo externo e interno.




Maria Lucia Zulzke, 30 julho 2011, às 9:24 am, sábado, S.Paulo, capital.

sexta-feira, julho 29, 2011

Fontes, Sistemas, Regras, Comportamentos...

Era previsto que, com a facilidade de obtenção de informações e
acesso às diferenças de culturas e comportamentos no mundo,
eclodissem estranhamentos de todas as espécies e ordens.

Lembro-me, com saudades, das letras de Caetano Veloso, confessando seu olhar e estranhamentos, ao começar a conhecer o mundo além dos muros da casa de sua mãe: "narciso acha feio o que não é espelho", pela deselegância discreta das meninas paulistas.

Desde sempre, comparar as mocinhas baianas, com as cariocas e as paulistas... excesso de roupa em São Paulo!

Os temas de hoje são muito amplos e polêmicos. Preconceito existe, estranhamentos existem, e a riqueza para cada um tem um significado!

Qual doce e linda menina, de séculos passados, nascida numa hermética região afastada do Planeta, sem sair de casa para estudar ou para se casar, as minhas azaléas cumprem seu destino de nascer, florescer, crescer,
abrir-se e me encantar com a beleza e fragilidade!

Precisou da energia dos ventos, do sol, da água e da terra. Emergia pura das plantas.



Vou começar a acompanhar essa floreira de gerânios, abaixo :


Maria Lucia Zulzke, 29 julho 2011, às 10:59am, S.Paulo - SP - Brasil

quinta-feira, julho 28, 2011

Hierarquias e Compartilhamento

Hoje, 28 de julho 2011, completo 2 anos escrevendo neste blog,
com regularidade. Ao começar um projeto, não se sabe o que irá acontecer.

A minha intenção primeira foi compartilhar conhecimentos e informações sobre atendimento a clientes em empresas, que havia sido foco do meu trabalho. Encerrei as atividades da minha consultoria, isentando desse problema a "sócia pró forma", que era uma de minhas filhas, e sem ônus
e sem dívidas com os órgãos governamentais, respirei aliviada por poder encerrar importante etapa de minha vida de empreendedora!

Passei a escrever sobre assuntos vários recorrendo aos assuntos
de momento, à TV, jornais e revistas para me atualizar, internet o
tempo todo e principalmente, sem sair de perto dos meus mais selecionados amigos/as - autores e autoras de livros valiosos.


Tive, por meio de um curso de Economia Ecológica, acesso a um
conhecimento muito muito difícil e que nocauteia em cheio a sociedade como um todo, a sociedade de consumo global.

"A Prosperous Way Down" - sobre funcionamento dos sistemas, sobre a finitude de recursos naturais e o impacto maléfico do consumo desenfreado, e da ganância de grupos dentro do Planeta, sobre a noção de dinheiro como a conhecemos e a falta de relação com o valor dos produtos e serviços, do jeito com que conhecemos e precificamos hoje.

Por exemplo, se compramos um peixe, pagamos o preço do trabalho
do pescador, gastos com o barco e combustível, além das pessoas
envolvidas na longa cadeia de logística de barcos, equipamentos, transporte, vendas, combustível, comércio etc mas se continuarmos
poluindo nossos recursos naturais, jogando lixo nos mares e rios,
poluindo as nascentes dos rios... deixarão de existir peixes na
natureza e a água estará poluida, inclusive isso já se constata com
o desaparecimento dos corais e outros plantuns naturais dos fundos
dos mares.

E, mesmo que façamos tanques e lagos para criação de peixes, a
distribuição e comércio precisará de transporte e combustível,
recursos não renováveis, pois as pessoas estão distribuídas
em distâncias imensas no Planeta e já são quase 9 bilhões!

O preço de um produto nunca leva em conta a natureza que o gerou,
e nisso continuamos cegos sobre o real preço dentro do Planeta!


Quantos habitantes deste Planeta sabem agradecer e avaliar a imensa RIQUEZA presente em sua vida, quanto aos produtos e serviços que tem acesso!?

A interface entre os sistemas econômicos e sistemas ambientais
levam a um novo conhecimento extremamente difícil de entender: avaliar
e assimilar: índice de investimentos em emergia nas economias. Recomendo aos profissionais especializados e inquietos, de boas intenções para se adaptarem, porém é muito assustador ter acesso a esses dados.
i>É preciso defender e avaliar as pessoas e o que realmente amamos, e abdicar do que pode ser abdicado! Porém, manter o que nos mantém
humanos, sensíveis e solidários.

Conceituação de Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC - é o setor da empresa que deve atender aos consumidores e clientes, num espírito de aprendizado constante, atenção, interesse no aperfeiçoamento dos produtos e serviços além de desenvolver políticas de informação e orientação dos clientes e consumidores, por vários meios de comunicação.

Assim deveriam trabalhar os Serviços de Atendimento ao Consumidor.

Há diferença entre uma empresa de produtos e serviços? Sim!

Se você estiver precisando reclamar de um produto, lembre-se:
Em termos de atendimento, quando o cliente tem um produto com defeito, ele pode mostrar concretamente o objeto para o setor competente da empresa e resolver o problema;
Os padrões de fabricação e especificação técnica do produto podem ser comparados com a performance do produto reclamado e é mais simples observar o defeito;
Pode existir um produto idêntico ao reclamado no estoque do fabricante e ser oferecido para o consumidor em troca do produto com defeito. Isso facilita a rapidez no atendimento.
Portanto, se o seu problema foi com um produto, sem danificar nada e nem lesar ninguém, há uma solução objetiva, de acordo com a lei de defesa do consumidor.
Se você precisar reclamar de um serviço, lembre-se:

Um cliente de um serviço decepcionante ou com falhas ou que não atendeu
ao que havia sido prometido em folhetos ou em contratos, é dono de uma lembrança desagradável ou desastrosa, mas é mais difícil mostrar objetivamente essa " lembrança" como se o serviço fosse um objeto pois
irá depender das expectativas de cada qual dentro de seu quadro de
valores, verdades, premissas, experiências anteriores e paradigmas;
O serviço acontece num período de tempo, não pode ser estocado num
armazém e o passado não se consegue recuperar.
O serviço é sujeito a influências dos humores dos funcionários, ao grau de profissionalismo da empresa, aos cuidados tomados pela empresa no treinamento dos funcionários, à tecnologia empregada entre outros aspectos.

Maria Lucia Zulzke, 28 julho,2011, 12:41hs - S.Paulo-SP-Brasil

quarta-feira, julho 27, 2011

As bases de uma construção mental


Foto de documentário de Sandra Passarinho sobre o impacto amplo e vital da Floresta Amazônica nas alterações climáticas do Planeta, Globo News.

Nasci numa cidade onde a questão ambiental era núcleo da vida econômica e universitária - Piracicaba - foi, por décadas, conhecida pela sua famosa Faculdade de Engenharia Agrícola e Florestal. Era passeio obrigatório, levar parentes e visitas para andar nas alamedas e parques e lagos da Esalq.
E, ainda mais, tínhamos a autonomia de ir "de bonde", pois nem era necessário carro ou bicicleta.

Piracicaba, em esportes, tem o XV de Piracicaba e, na década de 50, quando quase ninguém da ala feminina destacava-se, no basquete haviam duas Helenas que, agora, pesquisei na internet e verifiquei que não nasceram
na cidade mas tiveram vitórias e excelentes destaques nacionais. Lembro-me delas pois estavam presentes nos elogios contínuos do marido de minha irmã mais velha, nos nossos almoços de domingo, pois ele foi professor de educação física e técnico do time feminino.


E eram duas Helenas: Maria Helena e Heleninha !



Maria Helena


Heleninha

preciso conferir mas, o técnico, com o menino na frente,
do lado esquerdo da foto, lembra marido e filho de minha irmã mais
velha, Mezzacappa...

Daqueles 17 primeiros anos passados em Piracicaba permanecem o amor pelas plantas, flores e natureza; a "inatingível" possibilidade de que, como mulher, existisse êxito em esportes e, agora, o aprendizado que,
em 30 a 50 anos, viraram de cabeça para baixo, paradigmas sobre a vida
das mulheres...

Lindas as flores, predestinadas a florescer, crescer, abrirem-se e morrer! como desde sempre! mas nem por isso menos espetaculares e belas!


Maria Lucia Zulzke, 27 julho 2011, 2:22am, S.Paulo - SP - Brasil

terça-feira, julho 26, 2011

Ginástica para Todos/as !

Na minha infância e adolescência, décadas de 50 e 60 do século 20, meninas "boazinhas" e de família eram doces, quietas e ficavam dentro de casa, lendo ou brincando de bonecas... nada de esportes. No máximo,
a natação, que aprendi e mantive como prazer, até os dias de hoje.

Os esportes eram destinados aos meninos: volei, futebol, basquete, boxa, tênis,
salto em distância e altura, corrida, equitação etc.

Na década de 70 começaram os grupos femininos vencedores em basquet, e algumas campeãs eram da minha cidade natal - Piracicaba. Lembro de Heleninha, que era uma fera!

Em 40 anos tanta coisa mudou no Brasil mas, ainda, a prática esportiva continua cara e seletiva. Poucos lugares existem com acesso a preços
baixos para a prática de esportes e ginásticas ou dança. Uma hora de aula em academias de danças famosas pode chegar a R$ 150,00, isto é, US$ 100, e um mês de natação numa escola de bom nível de natação chega a US$ 200 a US$ 300/mês. Enfim, há descolamento abissal entre poder aquisitivo da classe A e B das demais classes pelo poder aquisitivo.

Considerei uma ótima idéia para os programas de governo no país,
o que vi pela TV, na Suiça - ginástica para todos e todas!


Temos que considerar a diferença do número de habitantes. Enquanto na
Suiça esse programa é factível, aqui no Brasil, precisamos formar professores, porém no Brasil há tudo de bom a ser feito: mais professores de natação, mais professores de ginástica, mais professores de danças... e um pouco menos professores de propaganda e marketing!


Ivaldo Bertazzo está com programa de danças e movimentos para jovens
de baixa renda. Circula pelo Brasil, com seu grupo. É um professor exigente e ensina os jovens até falarem com vagar e de forma compreensiva, enchendo bexigas e usa bastão não para violência mas para alongamentos!


Ivaldo Bertazzo foi meu professor há 30 anos.




Gym Festival - movimentos livres e em grandes grupos. foto pela TV - julho 2011,
o Festival  acontece a cada 4 anos.

neste ano de 2011, o Festival aconteceu na cidade de Lausane, Suiça.

Programa de governo, para todos/as, muitos alunos/as saudáveis e formação de
muitos professores e professoras! Emprego, movimento, bem-estar, mente sã em corpo são!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 9:55 am, 26 julho 2011.

segunda-feira, julho 25, 2011

Condições Ideais e ética !

Recomendei, dias anteriores, para profissionais que trabalham com
Ecologia, Energia e Sistemas, o livro "A Prosperous Way Down - principles and policies", ver neste blog. Uso como exemplo, o sistema das Azaléas.

Azaléas são flores que nascem como botões, crescem, abrem e nos deslumbram pela cor e beleza e, após seu ciclo de vida, em condições ideais e nas estações certas, morrem. Se colhidas como ornamento para enfeitar vasos, são decorativas e murcham após algum tempo. Morrem !


Esse é um sistema simples, visível e passível de ser acompanhado em
semanas ou meses, para ser estudado até por crianças, de forma didática, tendo por "inputs" - fontes naturais: água, vento, sol e solo, como recursos de milhões de anos no Planeta - fontes energéticas!


O vaso pode ser chamado de ambiente "de trabalho" e a muda de Azaléas é "Consumidora das fontes energéticas da Natureza", as flores são resultados/produtos e que podem ser transformadas em dinheiro, se entrar em OUTRO SISTEMA - Sistema Econômico, ao DECIDIR vender essas flores para embelezar o ambiente de outras pessoas que possam pagar pelo investimento que fiz! Enquanto estão em casa e usam a ENERGIA de milhões de anos do Planeta, não conseguimos dar o preço para essa beleza! Por isso, é tão complexo o estudo da EMERGIA!


Ao definir a VENDA de AZAlÉAS no mercado será necessário fazer
um preço! E no Sistema do Dinheiro e do Mercado, todo o conceito de
EMERGIA é esquecido, será necessário definir o preço em função da oferta, da procura, do mercado!
Quanto mais banal for algo no mercado, menor o seu preço.
Azaléas de plástico podem ser reproduzidas o ano todo por máquinas, seu preço é estabelecido pela massificação porém, podemos imaginar que são baratas ou caras, mas pela EMERGIA, quantos milhões de anos foram necessários para produzir o petróleo e seus derivados plásticos. Qual
seria o preço?


AZALÉAS, de seda ou tecido, produto e forma, em função do material de origem, terá uma convergência econômica que ainda é um
estudo específico e complexo, e irá conduzir nossa civilização, do
século 21 a outro patamar de compreensão sobre a vida dos seres
humanos e do Planeta.


Maria Lucia Zulzke,25 julho 2011, 11:43am, S.Paulo - SP - Brasil

domingo, julho 24, 2011

Sunday !

Continua o frio de inverno em São Paulo, capital. Chegou, ontem,
23 de julho, depois de dias quentes. E o frio veio com intensidade
e vento forte!

As azaléas surpreendem-me e os gerânios também pois terraço aberto, sem proteção de vidros, recebem o impacto dos ventos e da temperatura baixa
mas continuam a se abrir!





Ontem, quem era fã da voz lindíssima da jovem cantora e compositora
Amy Winehouse, entristeceu-se. As letras auto-biográficas de suas
canções gritam alerta para jovens que se apaixonam, entregam-se
e deixam-se influenciar pelos hábitos de namorados/as! 



A simbiose
exigida pela sociedade entre os pares e a vulnerabilidade de
pessoas sensíveis e românticas frente à força de produtos
reconhecidos no mundo por alterar o equilíbrio e as
percepções e sentidos...

Maria Lucia Zulzke, 24 julho 2011, às 10:49 am, S.Paulo - SP - Brasil.

sábado, julho 23, 2011

Flores, heras e mix de plantas !

Plantei, há anos, pé de azaleas e, como havia espaço no vaso, coloquei mudinha de hera que foi em frente, linda nos seus tons de verde
com listas rajadas brancas. Plantei hortelã no vaso e as folhas convivem fortes e grandes. Só preciso podar vegetação invasiva.


Hoje cedo, vi na TV, programa importante de ecologia, sobre a invasão de "pinus araucaria" no habitat natural de florestas do Paraná.
Pinus chegou ao Brasil como ornamento e foi usado em reflorestamento e
para madeira de "pinho". Agora, precisa ser controlado o tempo todo,
devido sua intensa expansão para não alterar o delicado sistema de
plantas nativas no Paraná.

Para quem tiver interesse em estudar sobre Emergia, Biomas -
seres vivos de um definido ambiente, Sistemas energéticos e economia, Hierarquia das organizações, Gerenciamento de florestas - solo, respeito
à biodiversidade, prevenção de erosão do solo,recomendo um livro,
em inglês, cujos autores são os americanos - Howard Odum e Elisabeth Odum.

A leitura é técnica adequada para quem trabalha
com Ecologia, Economia Ecológica e não se trata de
livro relacionado ao fim do mundo.

É uma proposta de aprendizagem sobre funcionamento dos sistemas!

"A Prosperous Way DOWN, principles and policies" - Odum, Howard e Odum, Elisabeth.Sobre transformações energéticas.
Maria Lucia Zulzke, 23 julho 2011, às 9:27am, em São Paulo - SP - Brasil.