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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, julho 28, 2011

Hierarquias e Compartilhamento

Hoje, 28 de julho 2011, completo 2 anos escrevendo neste blog,
com regularidade. Ao começar um projeto, não se sabe o que irá acontecer.

A minha intenção primeira foi compartilhar conhecimentos e informações sobre atendimento a clientes em empresas, que havia sido foco do meu trabalho. Encerrei as atividades da minha consultoria, isentando desse problema a "sócia pró forma", que era uma de minhas filhas, e sem ônus
e sem dívidas com os órgãos governamentais, respirei aliviada por poder encerrar importante etapa de minha vida de empreendedora!

Passei a escrever sobre assuntos vários recorrendo aos assuntos
de momento, à TV, jornais e revistas para me atualizar, internet o
tempo todo e principalmente, sem sair de perto dos meus mais selecionados amigos/as - autores e autoras de livros valiosos.


Tive, por meio de um curso de Economia Ecológica, acesso a um
conhecimento muito muito difícil e que nocauteia em cheio a sociedade como um todo, a sociedade de consumo global.

"A Prosperous Way Down" - sobre funcionamento dos sistemas, sobre a finitude de recursos naturais e o impacto maléfico do consumo desenfreado, e da ganância de grupos dentro do Planeta, sobre a noção de dinheiro como a conhecemos e a falta de relação com o valor dos produtos e serviços, do jeito com que conhecemos e precificamos hoje.

Por exemplo, se compramos um peixe, pagamos o preço do trabalho
do pescador, gastos com o barco e combustível, além das pessoas
envolvidas na longa cadeia de logística de barcos, equipamentos, transporte, vendas, combustível, comércio etc mas se continuarmos
poluindo nossos recursos naturais, jogando lixo nos mares e rios,
poluindo as nascentes dos rios... deixarão de existir peixes na
natureza e a água estará poluida, inclusive isso já se constata com
o desaparecimento dos corais e outros plantuns naturais dos fundos
dos mares.

E, mesmo que façamos tanques e lagos para criação de peixes, a
distribuição e comércio precisará de transporte e combustível,
recursos não renováveis, pois as pessoas estão distribuídas
em distâncias imensas no Planeta e já são quase 9 bilhões!

O preço de um produto nunca leva em conta a natureza que o gerou,
e nisso continuamos cegos sobre o real preço dentro do Planeta!


Quantos habitantes deste Planeta sabem agradecer e avaliar a imensa RIQUEZA presente em sua vida, quanto aos produtos e serviços que tem acesso!?

A interface entre os sistemas econômicos e sistemas ambientais
levam a um novo conhecimento extremamente difícil de entender: avaliar
e assimilar: índice de investimentos em emergia nas economias. Recomendo aos profissionais especializados e inquietos, de boas intenções para se adaptarem, porém é muito assustador ter acesso a esses dados.
i>É preciso defender e avaliar as pessoas e o que realmente amamos, e abdicar do que pode ser abdicado! Porém, manter o que nos mantém
humanos, sensíveis e solidários.

Conceituação de Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC - é o setor da empresa que deve atender aos consumidores e clientes, num espírito de aprendizado constante, atenção, interesse no aperfeiçoamento dos produtos e serviços além de desenvolver políticas de informação e orientação dos clientes e consumidores, por vários meios de comunicação.

Assim deveriam trabalhar os Serviços de Atendimento ao Consumidor.

Há diferença entre uma empresa de produtos e serviços? Sim!

Se você estiver precisando reclamar de um produto, lembre-se:
Em termos de atendimento, quando o cliente tem um produto com defeito, ele pode mostrar concretamente o objeto para o setor competente da empresa e resolver o problema;
Os padrões de fabricação e especificação técnica do produto podem ser comparados com a performance do produto reclamado e é mais simples observar o defeito;
Pode existir um produto idêntico ao reclamado no estoque do fabricante e ser oferecido para o consumidor em troca do produto com defeito. Isso facilita a rapidez no atendimento.
Portanto, se o seu problema foi com um produto, sem danificar nada e nem lesar ninguém, há uma solução objetiva, de acordo com a lei de defesa do consumidor.
Se você precisar reclamar de um serviço, lembre-se:

Um cliente de um serviço decepcionante ou com falhas ou que não atendeu
ao que havia sido prometido em folhetos ou em contratos, é dono de uma lembrança desagradável ou desastrosa, mas é mais difícil mostrar objetivamente essa " lembrança" como se o serviço fosse um objeto pois
irá depender das expectativas de cada qual dentro de seu quadro de
valores, verdades, premissas, experiências anteriores e paradigmas;
O serviço acontece num período de tempo, não pode ser estocado num
armazém e o passado não se consegue recuperar.
O serviço é sujeito a influências dos humores dos funcionários, ao grau de profissionalismo da empresa, aos cuidados tomados pela empresa no treinamento dos funcionários, à tecnologia empregada entre outros aspectos.

Maria Lucia Zulzke, 28 julho,2011, 12:41hs - S.Paulo-SP-Brasil

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