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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, maio 20, 2010

Reputação Corporativa = Prontidão e Eterna Vigilância

Nos tempos atuais, estamos contando com uma função empresarial e nova denominação  - Reputação Corporativa. Acontece nesses dias, no Rio de Janeiro, Congresso Internacional sobre Reputação Corporativa, agora, simultaneamente, nesses dias 19 a 21 de maio de 2010, com exemplos, estratégias e logísticas.

Acendo um Farol de Milha e focalizo os faróis do passado, olho no retrovisor da criação do SAC!

Trabalhar num setor produtivo é viver uma conjuntura concreta, de realizações, aperfeiçoamentos, concorrências, parque industrial e empresarial moderno ou sucateado, mercados internos e externos, clientes e inúmeros públicos que influenciam na imagem, no crédito, nos financiamentos, nas liberações, nas exportações e importações, nos desenvolvimentos, nas legislações que se renovam e se ajustam etc.

O SAC - serviço de atendimento a clientes é um dos pilares que contribuem para a Reputação Corporativa: fica na linha de frente atendendo as informações e solicitações dos clientes, analisa e investiga por conta própria se a empresa dá essa função ampliada ao SAC ou delega às Ouvidorias ( surgiram mais recentemente no Brasil - após 1995 e formalizada em lei após 1999).

O líder do SAC ou da Ouvidoria deve ter as portas abertas para o primeiro escalão da empresa para que os escalões intermediários ou horizontais não filtrem ou sabotem o fluxo de informações e alertas. E quantos assuntos são filtrados e até mesmo abortados pelo discernimento do "staff" conservador e autoritário.

O SAC também precisa de verba autônoma para ressarcir clientes e consumidores, ainda que  seja dentro de uma faixa de reembolso que não justifique semanas ou meses de burocracia sobre assuntos ou problemas detectados e conhecidos.

SAC fornece à empresa = Canal de Comunicação + pesquisa diária  + banco de dados + suporte para Programas de Qualidade +  recurso de Marketing  =  Alicerce Empresarial.

No meu conceito e entendimento - SAC é um importante instrumento para os dirigentes e estrategistas da Boa Reputação Corporativa.

Coragem para se conectar e administrar!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 20 maio 2010, às 10:56 am

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