Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sábado, maio 22, 2010

Trabalho e Linguagem Corporal


Consultoras mulheres, profissionais americanas e executivas de sucesso sempre usaram sua linguagem corporal, favoravelmente!

Estilo discreto, maquiagem leve e bem feita, boa roupa e um bom sapato, amabilidade, competência, responsabilidade, cumprimento de deveres e dos termos do contrato, bom humor sempre quando possível e a situação de trabalho permite! São ingredientes importantes no trabalho em empresas.

Aprendi com consultoras americanas que explicitam e orientam sobre esses aspectos. Aliás, elas fazem parte de inúmeros grupos para desenvolver o profissionalismo entre consultoras mulheres - conteúdo, desenvoltura verbal, apresentação entre outros aspectos desse negócio.

No Brasil, dependendo da empresa, da informalidade da função, da extrema juventude de profissionais, alguns desses aspectos básicos da linguagem corporal podem vir a ser  flexibilizados e tolerados, resultando em um visual negligenciado e ambíguo. Causa estranheza em quem é mais exigente na sobriedade da roupa.

Países tropicais, como o Brasil - e devido à habitual complascência dada à juventude, podem  propiciar deslizes no vestuário profissional, com abusos de decotes, de saias colantes ou curtas, em excesso.

Encontram-se em congressos e eventos, vários exemplos desses trajes ambíguos, até em mulheres profissionais com idade, às vezes quase 70 anos, decotes e saias justas claras, contornando sem folgas os quadris e mostrando indiscretamente os corpos avantajados.

Em consultoria e no trabalho em empresas, isso não é nada bem aceito!

A linguagem corporal é um grande aprendizado e , compor o conteúdo profissional técnico com um visual que possa transmitir a competência profissional faz grande diferença na confiabilidade.

Como se diz popularmente, as mulheres não apenas devem e precisam ser honestas como, também, precisam  aparentar essa correção e seriedade.  Isso é cobrado com maior rigor para mulheres, e é claro que as exigências serão decorrentes do tipo e poder do empregador.

Assim como empresas são levadas à falência por boatos de concorrências, os quais se alastram como fogo no mercado, profissionais prezadas, cooperativas e produtivas podem ter sua carreira bombardeada por questões subjetivas ou sabotagens.

Reputação corporativa, imagem e prestígio são aspectos tangíveis e intangíveis! Favorecem, dificultam ou inviabilizam a vida profissional e empresarial.




As regras domésticas e
a simplicidade "do lar" não fazem parte da linguagem
corporal empresarial.

Meio Ambiente Profissional e Vida Inteligente no dia-a-dia auxiliam na linguagem corporal.

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil ,  22 de maio de 2010, às 14:30 pm.

Nenhum comentário: