Existem muitos motivos para que o trabalho torne-se um tormento: excesso de responsabilidade e atividades, falta de possibilidade de crescimento, clientes aproveitadores ou abusados, chefes desleais, meio ambiente desagradável ou sem recursos, falta de reconhecimento, incompatibilidade de valores pessoais com os profissionais entre outros inúmeros fatores.
Se os fatores negativos superam os aspectos positivos - compatibilidade de habilidades e de objetivos, bom pagamento e benefícios, ambiente cooperativo e saudável ... o Trabalho adquire significado oposto do Prazer.
Se o trabalho transformou-se em armadilha e não sabemos escapar dos nossos capatazes e da cilada... ?
1 - Foco, mudar de foco. Assim como a vida exige que mudemos de foco, com as diferentes idades e suas fases, um novo foco e um novo emprego podem devolver a alegria do trabalho.
2 - Uma carreira se faz numa longa caminhada e vai depender do quanto podemos controlar nossas escolhas e avaliar os resultados dos diferentes caminhos.
3 - Algumas profissões causam mais conflitos devido a intensa competição ou interesses opostos ou objetivos antagônicos. Quanto maior o número de pessoas beneficiadas pelo seu trabalho, mais facilidades terá de aceitação. Quanto maior o número de pessoas querendo provar que o erro era seu, mais inimigos e dificuldades terá em seu trabalho. Onde você está agora?
4 - Não se pode afirmar que o stress das demandas do trabalho seja pior do que o stress do desemprego, da exclusão e da falta de recursos financeiros ...
5 - Se você acha que o trabalho é um Jogo, é porque Você, com certeza, é o dono da banca!
6 - As pessoas que não conhecem as regras do Jogo não conseguem divertir-se com os padrões de qualidade e produtividade exigidos pelas "agendas secretas" dos grande "players". O que é qualidade e produtividade quando o avaliador tinha "agenda secreta" ?
Filhos ou trabalho fora de casa? Carreira empresarial ou empreendedorismo? Família ou Dinheiro? Carro ou Casa? Ser chefe ou subordinado? Estabilidade ou Ascensão?
O ideal seria termos de tudo mas, algumas pessoas pagam preços altíssimos, enquanto outros... aproveitam essas graças quase de graça!
Maria Lucia Zulzke, em 03 de maio de 2010, às 8:10 am, em S.Paulo - SP - Brasil.
segunda-feira, maio 03, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário