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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, julho 20, 2010

Comunicação Não Verbal

O atendimento em lojas, comércio em geral, restaurantes, bancos e atendimento em poupa-tempos dentre outros órgãos públicos, que acontece com interação pessoal entre funcionários e clientes, exige cuidado na comunicação não-verbal.

Expressão Facial - usa alguma expressão que mostra seu desprazer, desconfiança, entre outras manifestações do seu estado de espírito? Pergunte a algum colega sobre isso.

Aparência, limpeza das roupas, cabelo, higiene em geral, gentileza.

Não se deve usar aproximações ou posturas corporais que intimidem o cliente. Lembre-se que existem distâncias sociais adequadas e que a proximidade física é intolerável quando não existe familiaridade e amizade.

Tocar nos ombros, braços, ou mão de alguém,  pode ocasionar reações imediatas.  Não é nada profissional em ambientes de trabalho e deveria ser totalmente evitado pois pode indicar tentativa de comprometer o outro colega ou cliente.

Tom de voz depressivo, muito alto ou baixo, denota alteração de um estado de equilíbrio. Em épocas de muito stress ou tristezas, a voz fica fraca e quebrada. Tratamento com fonoaudiólogo é vital se existe um dano emocional reconhecido e que teve influência na sua voz, além de apoio terapêutico. Com a melhora do estado emocional, a voz volta a ser cristalina e saudável.

Suspirar ou emitir sons que demonstrem pressa ou aborrecimento são terríveis!

Mascar chicletes em ambiente profissional transmite muita displicência, até do melhor profissional mais eficiente e competente.

Maria Lucia Zulzke, em 20 de julho de 2010, às 23:43 hs, S.Paulo - SP - Brasil

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