Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, julho 22, 2010

Tornar mais fácil, tornar mais complicado!

Quer tornar confiável a estratégia de marketing?

Para tornar consistente a estratégia de marketing e imagem, é necessário estar disposto a pagar o preço pelo slogan adotado e honrar a proposta de diferenciação oferecida aos clientes: exemplo - famosa rede de pizza, nos Estados Unidos, notabilizou-se em fixar 30 minutos, como tempo máximo para entrega do produto, após o pedido feito pelo telefone.  

Caso o entregador se atrase, o cliente nada paga pela pizza.

Como dar sustentação a essa diferenciação mercadológica? pela rede de logística da pizzaria, para atender clientes dos bairros envolvidos.

Em palestra do presidente da empresa, ele alertou - não é necessário inventar problemas imaginários ou fictícios. Para provar que vocês irão honrar seu slogan é preciso planejar e reservar percentual superior a 50% da sua verba total de publicidade e marketing, pois irão usar esse dinheiro para honrar seu diferencial da marca e os benefícios prometidos!

E, como criar problemas para a estratégia de marketing de uma empresa?

Quando seus planejadores ou estrategistas de desenvolvimento de produtos/serviços não contam com os recursos necessários : tecnologia, aporte financeiro, capital humano, força competitiva, rede de sinergia empresarial, ou fazem excesso de promessas e ampliam as expectativas frente às possibilidades.

Sistemas são sistemas empresariais, comerciais, sociais, civis, religiosos ou governamentais.

Antes de entrar numa briga comercial ou ideológica, conscientemente, precisamos diagnosticar  pontos fortes e fracos, e avaliar quantos desejam e apoiariam o nosso sucesso.

Quantos irão lucrar com nosso sucesso ou fracasso, por questões, às vezes, que não entendemos ou apenas pressentimos!

Na Copa do Mundo, apenas um time é o Vencedor!  Segundo e terceiro colocados não receberão as mesmas honras.

Numa eleição presidencial ou de governo estadual, só se elege um presidente e um vice, um governador e um vice! Um titular e suplente.

Sistemas são fluxos produzidos e articulados por homens - e, não, premissas definidas pela natureza. A natureza é democrática e, muitas vezes bondosa, muito mais bondosa do que muitos homens! 

Alguns querem vencer a todo custo e manter os demais como perdedores. Na estatística da vida não faz diferença alguma... é verdade, mas na justiça e na diferenciação entre covardia e dignidade, há uma distância abissal!

Maria Lucia Zulzke, em 22 de julho de 2010, às 11:49 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

Um comentário:

Caroline Castro disse...

Oi Maria Lucia
Sou repórter da revista Consumidor Moderno e estamos fazendo uma matéria sobre os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor. Gostaria de entrevistá-la sobre o trabalho como ombudsman no grupo Rhodia. Poderia, por favor, me passar algum e-mail ou telefone para contato?
Obrigada!