Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quarta-feira, junho 29, 2011

Projetar o melhor !

Vamos fazer o melhor para conseguir ser felizes hoje e próximos anos?

Eu não tenho fórmula mas sei que é mais fácil desperdiçar e queimar recursos do que inovar e poupar 


1 - A educação nas matemáticas, nos raciocínios lógicos, nas fórmulas que conduzem às reações químicas e também entender a importância dos movimentos etc. Contato com o mundo real.

2 - A leitura de bons livros acalma, transporta para um universo onde autor e leitor conversam, viajam, abrem corações, conhecem civilizações e outros cenários.

3 - Evitar e controlar ambição desmedida que leva a péssimos resultados.

4 - Aprender a relativizar, diferenciar fato de metáforas, acontecimentos reais de histórias imaginadas ou formuladas para serem didátic as...

5 - A vida raramente tem segundo tempo... um país deve usar bem seus recursos hoje, preparar bem sua população, ter infra estrutura.

6 - Os grupos sociais são inúmeros e muitos deles estão visivelmente amedrontados com as informações ruins dos meios aos quais pertencem.

7 - Nem tudo é trabalho diário e árduo. Nem tudo é bondade e doçura e submissão. Nem tudo é dedicação, administração, eficiência ou exatidão.

Aspectos inegociáveis:



Adultos demonstrarem responsabilidade com as crianças;

Crianças, todas, no Brasil, orientadas e acolhidas quando não tivessem família e suporte familiar adequado.

Convivência, os jovens não suportam muito "tiozinhos e vovozinhas" mas a população idosa
está aumentando.


Perigo: Viver como se não tivesse amanhã...preço desse Futuro não pode ser
super inflacionado pelo presente leviano ou roubado! Viver não é JOGO de FUTEBOL,
com segundo tempo ou prorrogação...

Maria Lucia Zulzke, 29 junho de 2011, às 10:01 hs, S.Paulo - SP - Brasil.

Cada escolha que se faz e, com respeito ao direito do outro/a em optar
no que lhe diz respeito à vida...

Se a vida fosse gangorra, quem entra para "brincar" sabe que uma hora está no alto, outra no chão e depois dá um impulso e volta para o alto.





Se a vida fosse brincar de gangorra... mas não é brincadeira de gangorra e nem só tem duas partes ! Também não dá para ser jogo de poquer quando alguém esconde as cartas com a única intenção de levar as suas fichas...


terça-feira, junho 21, 2011

Trabalhos com Alimentos Procon 77 a 84

A área de alimentos do Procon-SP, primeiros anos, entre 1976 a 1983, foi responsável por trabalhos de impacto, resultando em melhorias e reformulações.

- Convênio com IPEM e Prefeitura, colocando balanças nos mercados municipais da cidade de São Paulo;

- Convênio com o Ministério da Agricultura, dando início ao Jornal da Feira, com pesquisas de preços de alimentos em feiras-livres e outras fontes;

- Estudos de qualidade de extratos de tomate com ITAL;

- Estudos de qualidade do pão de padarias e industrializado, resultando em 42 processos pelo Ministério Público em função do uso ilegal de bromato de K, baseando-se em laudos técnicos do Instituto Adolfo Lutz;

- Estudos de qualidade de alimentos infantis quanto à regularidade de corantes;


- Estudos e Análises Laboratoriais de Azeite de Oliva, vendidos como 100%;


- Estudos de rótulos e embalagens para melhoria das informações ao consumidor;

- Estudos da qualidade do feijão empacotado quanto ao % de grãos inaproveitáveis ao consumo e, consequente, desperdício;

- entre outros estudos e várias pesquisas divulgadas amplamente pela imprensa.

Fotos de materiais publicados na imprensa, divulgados pela mídia e
que podem ser consultados na Biblioteca do Procon-SP e, menções no livro "Abrindo a empresa para o consumidor - a importância de um canal de atendimento" - Qualitymark Ed. - esgotado, exemplares em bibliotecas de Faculdades e do Procon-SP.



Em abril de 1985, ao ser convidada para trabalhar dentro de indústria, do ramo farmacêutico, têxtil, de embalagens entre outras atividades, e na Gerência de Comunicação Social, entrevista na Revista Exame, o primeiro atrativo foi o desafio de conhecer por dentro os processos empresariais, após 9 anos de trabalho dentro do Procon, e dessa experiência de 5 anos e meses, resultou livro publicado no final de 1990. Como último fator de decisão, foi o salário, melhor do que no âmbito governamental porém não como relevância determinante para uma mudança de emprego e a proposta inovadora que se seguiria.

Maria Lucia Zulzke, 21 junho de 2011, às 10:23 am, S.Paulo - SP - Brasil.

quinta-feira, junho 16, 2011

4 Ps - Produto, Profissão, Política e Partido - não inteiro!


o presidente da Sky, concorrente da Net, aplaudindo de pé, Hebe Camargo, na sua estréia, presidentes de empresas também fazem diferença no cenário do espetáculo!

4 Ps : Idéias e propostas são feitas, didaticamente:

Ps - Produto, Profissão, Política e Partido - não inteiro:

Produto é aquilo que, desenvolvido e produzido, objeto inanimado,
em pequena ou larga escala, à venda no comércio, por fábricas e empresas, é algo sem poder próprio, sem direitos, e sem voz própria a não ser pela imaginação e recursos do cinema e das tecnologias da animação!

Produto é inanimado, sem espírito ou sentimentos, nem vida e nem alma. Produtos usamos, recompramos, indicamos, estocamos e descartamos - um produto é um produto;

Política pode ser entendida, na minha limitada visão, como filosofia, método, processo ou antiga arte de se propor, defender e conquistar
espaço de poder na mente e na escolha de determinado número de pessoas.

política de boa vizinhança, política da educação, política da Fome Zero, política do Bolsa Família, do Remédio Popular, do convívio harmônico
entre homens e mulheres; política do reconhecimento e valorização das profissões, política de classes sociais...mas, pode ser política da ditadura, política da opressão, política de exclusão, política dos militares, e de partidos religiosos ortodoxos etc

Nada a ver com produto da sua prateleira e que compramos nos supermercados, farmácias,concessionárias ou, você acha que tem ?

Profissão - é o que desenvolvemos após muitos estudos e
especialização, obtenção de diplomas específicos - profissões que exigem profundo conhecimento hoje só com diploma: médico estuda o corpo humano
e como curá-lo; advocacia estuda leis, como melhor
ajustar uma sociedade e reduzir abusos de poder; regrar as várias atividades comerciais, empresariais etc; engenheiros - como construir prédios, pontes, fábricas, produtos, aviões, navios e processos.

As maravilhas urbanas, das fábricas são propiciadas por um conhecimento muito profundo das matemáticas e das engenharias, conhecimento acumulado dos construtores nas suas obras seculares. Mesclar profissionais em políticas governamentais é muito importante e isso é feito normalmente!

Pode-se ganhar dinheiro e jamais ter estudado em escolas ou faculdades e, por isso, não precisam de diplomas e especialidades para
se ganhar dinheiro ou exercer alguns trabalhos.

Partido, assim chamado, visto que não é inteiro... quando existem ideários e ideologias, que devem ser seguidas obrigatoriamente!

Partido é ter um só time, um só lado, não ver o avesso, só querer mostrar o direito, o lado bom de alguém... uma intenção de poder e de monopólio!

Para ser governante, no entanto, é necessário compor, com metas a conseguir avançar numa proposta política para todo um povo!

Por exemplo: direito das mulheres de trabalharem, votarem e se sustentarem;
defesa do consumidor na década de 70 e 80 era algo tão distante que exigiu o esforço de todas as profissões pois, a princípio, todos são consumidores e, nós, profissionais, definíamos várias possibilidades com a ajuda de profissionais de várias áreas.

Governantes que vão procurar erradicar a fome e "starvation" do seu país!

Hoje, a defesa e atendimento do consumidor, no Brasil, tornou-se polarizado nas mãos de advogados, profissionais que, na maior parte
do tempo e do poder formal, provém do ramo jurídico!

Os atendimentos ficaram terceirizados no domínio dos investidores internacionais da TELEFONIA, seja ela espanhola, americana, koreana, japonesa ou de outra nacionalidade, como a francesa...

E, assim, o mundo é construído pelo poder do conhecimento, do dinheiro e embate dos mais influentes profissionais dos países!

Complementado em 28 de junho de 2011. Engenheiros...no Brasil, que pouca expressão política atualmente! Incluam, com urgência, nos estudos dos engenheiros, a arte da política, please!

Maria Lucia Zulzke,16 junho,2011, às 12:42 hs, S.Paulo -SP- Brasil.

segunda-feira, junho 13, 2011

Microrganismos em alimentos


Enquanto nossa vida prossegue, milhares ou milhões de pessoas na Europa ainda precisam avaliar seus alimentos em função das mortes ocorridas há 2 semanas, por produtos de origem vegetal.

Felizmente, o conhecimento sobre microrganismos é muito avançado pelos especialistas, laboratórios de análise, pesquisadores.

Se desenvolvem em meios com ar e outros sem ar, com diversos teores de umidade, a temperaturas distintas, com mais ou menos sal, com mais ou
menos açúcar.

Para resumir: existem os inibidores térmicos, fervura, pasteurização, congelamento; existem os removedores de água como os alimentos em pó, liofilizados pois a água é um meio vital para que organismos vivos prosperem entre outros métodos.

Agora, vamos esperar os resultados finais e conclusivos da Comunidade Européia e valorizar os profissionais que, na retaguarda, discutem, definem, verificam, fiscalizam e estudam os padrões de qualidade e higiene dos alimentos, nos países e compartilham seus padrões com o mundo!


Maria Lucia Zulzke, em 13 de junho de 2011, S.Paulo,SP,Brasil, 9:05am.

sábado, junho 11, 2011

Onde anda a E.Coli na Europa?


Ontem à noite, depois das 21 hs, vi o Jornal da TV Cultura
com a Cristina Poli. O Jornal conta com ótimo recurso de inteligência, convida dois especialistas diferentes para comentar assuntos da pauta. Profissionais de enorme gabarito científico e articulação! Advogada, teólogo, economista, sociológo entre outros. Thanks!

E, dentre eles, está o Novaes, animado e contundente.
Nem sempre, concordo, mas gosto da paixão
com que cada qual defende seu ponto de vista, de acordo com
experiência e conhecimentos especializados. E eles podem discordar
entre si, isso é muito bom! Mas ontem...

Nos últimos segundos dos comentários, a Cristina Poli estava
controlando-se para administrar o tempo de outro jornalista
desculpe-me, esqueci o nome de quem era o enviado, talvez o
sobrenome era de um jornalista Miranda que estava fora do
estúdio) e ele trazia as últimas informações sobre
os pepinos espanhóis, as mortes na Alemanha e a E.Coli
encontrada nos brotos de feijão que causou mortes.

Quando o jornalista finalizou relevante
informação - os produtos objeto de suspeita provém de agricultura
orgânica, isso é fundamental na equação e conclusão das investigações sanitárias, Novaes mostrou sua face parcial, não investigativa, um apaixonado pelas plantações sem qualquer defensivo ou adubo químico!

É cientista político, mas não cientista da biologia dos processos.

A realidade é que bactérias e fungos, entre outros microrganismos,
estão presentes na natureza, em reações bioquímicas, no trato intestinal
e o cuidado deve ser intensificado na agricultura orgânica.

Eu gosto muito de assistir esse Jornal da TV Cultura!

A Poli é jornalista há décadas, apesar da sua juventude e, ela com o
Carlos Tramontina, Carlos Nascimento, Hermano Henning, Glória Maria,
Hebe Camargo, entre outros da TV, fazem o seu trabalho há décadas,
e isso reforça a minha tese que só mudamos para melhorar ainda mais, ninguém muda voluntariamente para piorar de vida ou de local ou
condição de interação com o mundo externo! Entenderia melhor se
lesse meu blog: umlivromeumestre.blogspot.com! - Gerenciando na
velocidade das mudanças e Quase Tudo de Danuza Leão!

Especialistas mostram-se apaixonados! Escritores devassam seus corações ou não...

Todas as noites, sintonizo TV Cultura, as discussões e os comentaristas são cada vez mais inteligentes e discordam à vontade!

US$ 300 milhões de dólares de prejuízos
estimados pela agricultura orgânica e a E.COli?

Estudantes da área agrícola e de alimentos
sabem das implicações e diferenciam os danos provenientes dos químicos, pesticidas e dos microorganismos de produtos "naturais". Informação técnica é vital!

Faculdade de Engenharia de Alimentos de Campinas conta com professores, microbiologistas e especialistas de controle de qualidade de alimentos.
Informações qualificadas e atualizadas para a Cristina Poli!


E até hoje à noite, com a TV Cultura!

Maria Lucia Zulzke,11 junho de 2011, às 10:02 am,S.Paulo - SP - Brasil
As folhas de hortelã maravilhosas da foto crescem no meu vaso, no meu terraço, sem qualquer veneno ou adubo - faço quibe assado e chá com essas folhas lindas, cultivadas com terra, água de torneira, sol e ar!

quinta-feira, junho 09, 2011

Alimentos e Cuidados!

OS "VILÕES DA SAÚDE" NA COZINHA

Saúde, Cuidados, Nutrição e Sabor na Cozinha: como manter?


Essas informações eu selecionei para passar às minhas filhas, e
estão no meu material pessoal - "Minhas Receitas Preferidas"





Cuidado nas situações abaixo:



1-Falta de saúde do(a) cozinheiro(a) - espirros, tosse, resfriados, cortes nas mãos, coceira na cabeça ou nos braços e mãos, alergias além de outros problemas sérios de saúde - Perigo se as mãos não forem higienizadas e limpas antes de tocar no alimento e a pessoa tiver por hábito mexer no nariz, rosto, unhas, cabelo etc Sua refeição poderá ser uma bomba caseira.


2-Sujeiras - do corpo, do rosto, das mãos, dos braços e das roupas - exigência máxima de limpeza, a proteção dos cabelos com touca é muito importante.


3-Maus Hábitos - experimentar o alimento, colocando a colher na boca, enquanto prepara e voltar a colher na panela sem lavar antes. É um gesto corriqueiro, inocente e parece inofensivo mas é desaconselhável pois leva os conteúdos da boca do cozinheiro(a) para toda a panela. Mexer no cabelo, suar e pingar na cozinha .... é preciso comentar? Ir ao banheiro e não lavar muito bem as mãos....é um risco imponderável devido ao eventual contato das mãos com os órgãos excretores.

4-Falta de limpeza na pia, bancada de trabalho, talheres e panelas - tudo deve ser limpo previamente, e muito mais quando os utensílios são pouco usados pois a poeira pode esconder mofo e bolores.

5-Temperatura de refrigeração e de resfriamento - consulte manuais, observe e seja prudente.

6-Validade dos industrializados - olhe, acompanhe e planeje para usar antes de expirar.

7-Falta de qualidade dos alimentos frescos - selecione o local da compra. Quanto mais experiente é uma pessoa, mais habituada ela está para selecionar e escolher bem frutas, legumes e verduras.

8-Cor do alimento - pontos escuros, manchas brancas, cinzentas e vermelhas, alteração no cheiro em geral indicam algo errado.
Alimentos exóticos, queijos sofisticados, devem ser comprados em fornecedores idôneos e com o prévio cuidado do consumidor.

9-Insetos e carunchos em cereais, grãos etc Esses invasores estão se alimentando dos nutrientes dos seus alimentos, empobrecendo-os, e
deixando-os fora de segurança.

10-Moscas e insetos no ambiente - é proibido começar a cozinhar com esse tipo de "vizinhança" das panelas e pratos. Eliminar esses indesejáveis invasores antes de cozinhar, o mesmo vale para a sala de almoço ou jantar.

>11-Animais caseiros na cozinha, andando sobre a pia, na
bancada de trabalho e perto do fogão - lembrar-se que nos pés,
patas, bicos, cascos, pelos dos animais estão bactérias, fungos e
sujeiras invisíveis. Ao depositar um talher na bancada e que será
levado para mexer um creme, por exemplo, poderá acontecer a contaminação dos alimentos. É prudente evitar a presença de animais na cozinha.
Seria preciso falar muito
mais sobre a inconveniência de que os nossos queridos animais de
estimação passem pelos locais onde preparamos nossos alimentos?

12-Reuso de farinhas. Após usar as farinhas para fazer um bife à milanesa, por exemplo, a eventual sobra deve ser descartada. Como as farinhas entram em contato com as carnes e ovos, essa mistura irá favorecer a proliferação posterior de bactérias, cresce invisível. Portanto, a recomendação é usar aos poucos as farinhas, de acordo
com o número de bifes, para que não sobrem. Depois, sem pena, descarte.

13-Falta de frescor e qualidade dos ovos crus - quando usados para fazer as receitas, evite quebrar diretamente sobre os demais ingredientes, pois no caso da gema estar mole e abrir, ficará mais difícil separar dos demais produtos. Os ovos devem ser deixados alguns minutos fora da geladeira, antes do uso. Lavar a casca dos ovos e quebrá-los numa vasilha separada para verificar o estado da gema e clara - gema firme e redonda, que não se abre, é indicação de que o ovo está em boas condições de uso.
A clara deve ser transparente e não opaca.


14 - Ovos, em omelete, ou quentes, só coma se tiver certeza da
procedência e que estão com no máximo 5 dias após a postura.
Uma inocente omelete com salmonellas leva uma pessoa a ficar dias
de cama, com vômitos, diarréia, desmaios entre outros sintomas
terríveis. O sabor desagradável é forte sinalizador de um ovo "vencido", ninguém fica atraído por ovo apodrecido, não é?!


15- Cuidado ao preparar peixes e carnes - não usar a tábua de cortar carne sem prévia lavagem após usá-la para cortar queijos, carnes ou verduras etc. Após o tempero das carnes, essas devem ser mantidas na geladeira.

16 - Manter carnes na temperatura ambiente, em épocas de verão, no máximo tolera-se 10 minutos. O crescimento bacteriano é um processo invisível e exponencial, seus resultados aparecem algumas horas depois da ingestão do alimento contaminado, em forma de febre, diarréia, vômitos e tremores.

17-Sujeira nas verduras - a assepsia das verduras deve passar por 3 fases: a) lavagem com água corrente, folha por folha; b) deixar de 10 a 20 minutos imersa em água com uma colher de sopa de vinagre ou gotas de hidrosteril c) nova lavagem, folha por folha, debaixo de água corrente, para remover os residuais mortos e sujeiras desprendidas. d) se tiver centrifugadora de água, as folhas ficam mais secas e a salada mais saborosa.

18-Ensopados ou carnes de panela, peixes com molhos e outros pratos com caldos de carne, cozidos, caldeiradas pedem cuidados especiais após preparo. Servir bem quente, logo após o preparo ou, conservar em geladeira, se a refeição acontecer horas depois. O caldo com carnes favorece a proliferação de bactérias. Alimentos úmidos, com alto teor de água e ricos nutrientes, formam o ambiente paradisíaco dos microorganismos e aceleram o seu crescimento com a temperatura.

19- Evite e nunca permita que sua geladeira fique sem higiene, com produtos sujos dos locais de compra, com umidade ou "melados" pelo vazamento de outros produtos. Remover as embalagens sujas ou limpá-las antes de deixar no ambiente fechado da geladeira. Limpeza semanal ou quinzenal interna da geladeira.


Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo-SP, às 8:31 am. 9 de junho 2011

quarta-feira, junho 08, 2011

Dicas para Cuidar de Alimentos


Recomendações para uma refeição saudável e higiênica


Para obter uma refeição saudável, nutritiva e segura do ponto de vista
da higiene, além de saborosa, é necessário ter consciência dos inúmeros fatores a influenciar esse resultado final: a condição de saúde de quem cozinha, a matéria prima utilizada, a ausência de contaminantes nos alimentos e ambiente, a limpeza dos utensílios, os cuidados no
manuseio e a qualidade dos ingredientes.


A qualidade dos alimentos apresenta aspectos visíveis -
aparência, cor, aroma, textura e integridade do alimento, além das condições da embalagem dos produtos industrializados. Esses podem ser observados por todos nós, usando nossos sentidos. Porém, existem aspectos "escondidos" da qualidade, provenientes da produção, só assegurados quando compramos de fornecedores e empresas responsáveis, fiscalizadas e legalmente estabelecidas.

Sistemas confiáveis e rigorosos de produção, fiscalização e comercialização fazem parte de uma rede séria de alimentar bem um povo.



Engenharia de Alimentos e Vigilância Sanitária, além de vários conhecimentos especializados na agricultura, no armazenamento,
garantem no dia-a-dia de milhões de pessoas alimentação e saúde!






Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo -SP - Brasil, 8 junho 2011, 10:47am

domingo, junho 05, 2011

"Earthdays" no canal Futura

As 4 últimas décadas e a retrospectiva proporcionada pelo documentário americano - "earthdaysmovies" - direção de Mark Samels, é uma forma de tributo aos profissionais que, focados nos assuntos energéticos,

alimentos, "boom populacional" e das necessidades de abastecimento da população - lutaram pelas novas tecnologias energéticas, pelo "small is beautiful" - "less is more" entre outros apelos para um consumo
consciente.


Como sensibilizar a sociedade afluente, ávida por consumo e objetos de luxo, como sinais de riqueza e prosperidade e de valor pessoal?

Esperemos que o Canal Futura repita várias vezes o documentário,
feito em agosto de 2009, com cenas de discursos de presidentes americanos da década de 70 e 80, a respeito da questão energética e posicionando-se.

Ainda credito aos estudos, ao maior número de horas dentro das escolas,
à leitura de bons livros além de estilo conservador de consumo, a alternativa viável para conter explosão de consumo e desequilíbrio do Planeta.

Maria Lucia Zulzke, em 05 de junho de 2011, International Day of Environment, 22:12 hs, Sunday.

sábado, junho 04, 2011

Final Semana para celebrar ética com nosso meio ambiente!

O meio ambiente, já se sabe, é muito mais amplo, complexo e abrangente do que pensar em proteger florestas, agrupamento de árvores e cultivo de plantas ou cultivar hortas.

Meio ambiente das nascentes de águas dos rios, meio ambiente dos manguezais onde um encadeamento de vida acontece, meio ambiente dos cerrados com infinita riqueza, meio ambiente da mata atlântica, sua diversidade e suas fases, meio ambiente das florestas tropicais, meio ambiente das marmoarias e minerais, do petróleo, meio ambiente dos
bancos de areia, das bordas dos rios e as fases das várzeas.

Meio ambiente urbano, meio ambiente das montanhas e do litoral, das orlas litorâneas, dos cardumes de peixes, meio ambiente doméstico e dos animais domesticados e confinados, meio ambiente da agricultura orgânica e da em alta escala com as sementes modificadas e os defensivos agrícolas... complexidade para ver, entender, estudar muito, respeitar e manter a rede delicada de vida.

A equação é tão complexa que, até hoje, não se resolveu como garantir a todos, seu quinhão de alimentos, sol, lazer, vestuário, educação, saúde, moradia, meios de transporte, lucratividade, comodidade dos meios de comunicação, materiais recicláveis e uma sociedade auto-sustentável.

Os governos de todos os países lutam para fechar essa equação exponencial em fatores. Dificultam os resultados: crescimento contínuo da população,
e de forma desigual, pois todos os habitantes são consumidores, mais ou menos vorazes e mais ou menos perdulários, mas todos consomem recursos - dificultam as soluções - catástrofes, explosões, contaminações inesperadas entre outros fatores a pressionarem resultados negativos.

O assunto é fascinante e bons livros podem esclarecer. Aliás, o assunto é às vezes, enlouquecedor de tão complexo! Reduzir a ganância da riqueza exorbitante que não é garantia de felicidade, seria, talvez, um começo!

Tecnologias novas, consciência aguçada, menor agressividade na ganância consumista e exibicionista de sociedades perdulárias, reduzir os "gaps"
de prestígio entre os exibicionistas dos ícones de luxo da sociedade de consumo e daqueles mais simples e "contidos" nos ícones de consumo.


Maria Lucia Zulzke, em 04 junho de 2011, sábado, S.Paulo/SP/Brasil,12:09hs - 2 fotos tiradas da TV GNT

sexta-feira, junho 03, 2011

Megacidades - C 40

Nova York - quem não ama aquela cidade?

Tokyo, quem não ama aquela cidade?

Roma, quem não ama aquela cidade?
Piazza Navona, Fonte dos 4 Rios, representa os continentes.
Na frente fica a Embaixada Brasileira, em Roma!

Quem não ama Paris? na frente do parque que conduz à Torre Eiffel, tributo à Paz, em vários idiomas. Maio de 2009, clima fantástico!

e... quem não ama a cidade de São Paulo??? São tantos lugares encantadores, apaixonantes - antes de entrar no túnel da Av.9 Julho,
vindo da Av. Brasil para o Centro, você olha para cima e nas laterais - lindo! o centro com seus prédios antigos! o parque Ibirapuera e seus lagos e paisagismo, a av.Republica do Líbano e trechos da Av. Vereador José Diniz, perto do Alto da Boa Vista são avenidas maravilhosas, equiparadas
a qualquer trecho nobre da Suiça... e são tantos os espaços onde pode se sentir no melhor urbanismo do mundo! Pegar o metro e se afastar para alguns bairros e a gente chega a um outro país do quarto mundo ou
terceiro mundo...depende do que se queira olhar numa cidade.

Vista de prédio, horizonte em S.Paulo, num bairro ainda não verticalizado, 10 km afastado do Parque Ibirapuera, 15 km do centro
da cidade, 6 km do Brooklin, onde foi feita a Conferência C 40, 5km em avenida reta, do aeroporto de Congonhas. Não é um prazer poder ver
casas e parques e árvores, além do alvorecer, quando abrimos nossas janelas?

Maria Lucia Zulzke, em São Paulo, capital, 03 de junho de 2011, às 13:34hs

quinta-feira, junho 02, 2011

2 Junho na Itália é Feriado Nacional

Depois de 5 anos de guerra na Europa, entre 1939 a 1945, depois de avassalador movimento de fascistas e nazistas, a população italiana, em 1946, precisou decidir se queria monarquia ou república. Escolheram a República e, daí a comemoração do dia 2 de Junho, Feriado Nacional.

A descendência da família real, Savóia, deixou o país, como pude entender das informações pesquisadas. Por essa razão, 2 de Junho é o dia da República Italiana. Em 2009 eu estava lá! E encontrei pequena pintura
de Sta.Lucia, dentro da Igreja de Sta Rita de Cássia - ao lado da Villa Borghese, entrada pela Piazza del Poppolo.

Coloco no blog algumas imagens do dia 2 de Junho de 2009 quando eu
estava lá, passeando dia todo.

Visitar Itália em maio ou junho, é impecável. Tempo delicioso, dias maravilhosos e o país é glorioso.



Maria Lucia Zulzke, dia 2 de Junho, 2011, em S.Paulo - Brasil - 8:56 am

quarta-feira, junho 01, 2011

Festa na Itália - 2 Junho - República!




Em Roma, o tempo deve estar belíssimo, neste 02 de junho, ensolarado, agradável temperatura, dia perfeito para festejar.

Feriado Nacional!

Em 1946, a população optou pela república e não sistema monárquico. Comemorações em todas as cidades, desfiles, cerimônias, competições várias, ciclistas, barcos com brasões dos antigos ducados, famílias, padres e freiras passeando nas ruas, sorveterias lotadas e os lugares turísticos prestigiados como sempre. Roma é alegria e cor.





Maria Lucia Zulzke, na véspera do Feriado Nacional na Itália, no Brasil, em S.Paulo, capital, é dia 01 de junho de 2011 às 16:15 hs. Lindo Dia!

Planejar um futuro!

Imaginamos que o Futuro pode ser deixado aos cuidados de terceiros?!

Porém, quais terceiros? Existem pessoas espertas, agressivas,
maliciosas,
invasivas, preconceituosas, desqualificadoras e reducionistas, simplistas, literais demais, ou de ambição desmedida... tem zilhões daqueles que rolam de rir dos tombos que provocam nos outros...zilhões
que dizem...não sei se amanhã vou estar vivo/a e não querem refletir no que provocam de dor nas pessoas que passam em suas vidas!

Quantos erros podemos fazer pela energia de oponentes contumazes
e que adoram atazanar os mais crédulos? Algo devem ganhar...

Na infância, adultos nos observam: pais, professores, irmãos mais velhos, tios e tias, vizinhos, amigos e amigas dos pais...e criam conceitos e rotulam preconceitos, divulgam suas idéias... "não gostei do corte do
seu cabelo", "sua irmã é tão linda, alta, elegante... nem
parece que vocês são irmãs", "encontrei uma amiga que disse que
minha sobrinha está linda, não pode ser você,
pois você nunca foi linda..." pois é, isso é, como se diz,
"café pequeno" perto do que crianças "ouvem" ou sofrem de adultos
e ninguém está lá para te defender...pessoas
e familiares observam, comparam, rotulam, julgam desde cedo e formam conceitos e preconceitos sobre outras pessoas, por toda a vida.

Tem muita criança que já nasce perdendo, se tem algum irmão ou irmã mais velho/a lindo/a, adorado/a, carismático, ou que por alguma razão paralisa de paixão toda a família. Só existem olhares para alguns eleitos/as.

Os demais fazem, esforçam-se, vestem-se de cores, de preto e branco, mas
nada muda o rótulo um dia recebido. Idiotice esperar algum reconhecimento!

E, se somos filhos ou parentes de pessoas polêmicas, para o bem ou para o mal, nosso preço pela vida e vitória fica muitíssimo maior... todas
as regalias para os filhos dos poderosos, os comuns é que se virem!

Tem adulto que ainda se ressente de algum irmão mais doente e carente, que mobilizava toda a preocupação dos pais e da família que dizia ao saudável -"mas você pode fazer isso sem mim", "você é capaz de fazer isso indo sozinho"... abandonando aos menores e maiores desafios, não entendendo a importância e a carência do apoio e da companhia.

No dia a dia, precisamos suportar raivas explícitas de quem quer ganhar poder à força e nos assustar. Precisamos relevar palavras, comentários ásperos, depreciações, induções a erro, provocações e assédios quando jovens. Todas as crianças lembram de situações de risco... quem escapou com poucas cicatrizes é feliz!

Aprendi que, pensamentos e imaginação, forma de olhar, são muito
diferentes entre as diversas pessoas, poucas estão sintonizadas e precisamos, no resumo da ópera da vida,
assumir 100% das nossas decisões a respeito de nossas
vidas.

Melhor ter errado pela nossa cabeça do que por indução de
"personagens de Pinóchio" ou de outras histórias macabras - "quer comer um docinho, minha filha?", como em João e Maria.


Norteiam nossas vidas: ideais, interesses, ambição, instrução, genero ao qual pertencemos, opções sexuais, famílias, cultura,
trabalho, educação formal, potenciais e habilidades pessoais,
além dos valores presentes nos grupos aos quais pertencemos
ou dos quais dependemos. Além da época em que nascemos!

Delicioso gostinho de ontem, soubemos que a DIRETORA DE
RELACIONAMENTO COM CLIENTES DO UOL - UNIVERSO ON LINE,
FOI A VITORIOSA E PREMIADA COM O
HALL DA FAMA 2011!

Quantos ridículos e agressivos, humilhantes
comentários e piadas aconteceram a nós profissionais, com
essa denominação e seus derivados propiciando piadas e malícia.

Incorporo ao meu bem-estar com a vida, a vitória de colega e
profissional da minha área de trabalho, e o sol fica mais brilhante!





Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo, 9:47 am, dia 01 de junho de 2011.