Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, junho 09, 2011

Alimentos e Cuidados!

OS "VILÕES DA SAÚDE" NA COZINHA

Saúde, Cuidados, Nutrição e Sabor na Cozinha: como manter?


Essas informações eu selecionei para passar às minhas filhas, e
estão no meu material pessoal - "Minhas Receitas Preferidas"





Cuidado nas situações abaixo:



1-Falta de saúde do(a) cozinheiro(a) - espirros, tosse, resfriados, cortes nas mãos, coceira na cabeça ou nos braços e mãos, alergias além de outros problemas sérios de saúde - Perigo se as mãos não forem higienizadas e limpas antes de tocar no alimento e a pessoa tiver por hábito mexer no nariz, rosto, unhas, cabelo etc Sua refeição poderá ser uma bomba caseira.


2-Sujeiras - do corpo, do rosto, das mãos, dos braços e das roupas - exigência máxima de limpeza, a proteção dos cabelos com touca é muito importante.


3-Maus Hábitos - experimentar o alimento, colocando a colher na boca, enquanto prepara e voltar a colher na panela sem lavar antes. É um gesto corriqueiro, inocente e parece inofensivo mas é desaconselhável pois leva os conteúdos da boca do cozinheiro(a) para toda a panela. Mexer no cabelo, suar e pingar na cozinha .... é preciso comentar? Ir ao banheiro e não lavar muito bem as mãos....é um risco imponderável devido ao eventual contato das mãos com os órgãos excretores.

4-Falta de limpeza na pia, bancada de trabalho, talheres e panelas - tudo deve ser limpo previamente, e muito mais quando os utensílios são pouco usados pois a poeira pode esconder mofo e bolores.

5-Temperatura de refrigeração e de resfriamento - consulte manuais, observe e seja prudente.

6-Validade dos industrializados - olhe, acompanhe e planeje para usar antes de expirar.

7-Falta de qualidade dos alimentos frescos - selecione o local da compra. Quanto mais experiente é uma pessoa, mais habituada ela está para selecionar e escolher bem frutas, legumes e verduras.

8-Cor do alimento - pontos escuros, manchas brancas, cinzentas e vermelhas, alteração no cheiro em geral indicam algo errado.
Alimentos exóticos, queijos sofisticados, devem ser comprados em fornecedores idôneos e com o prévio cuidado do consumidor.

9-Insetos e carunchos em cereais, grãos etc Esses invasores estão se alimentando dos nutrientes dos seus alimentos, empobrecendo-os, e
deixando-os fora de segurança.

10-Moscas e insetos no ambiente - é proibido começar a cozinhar com esse tipo de "vizinhança" das panelas e pratos. Eliminar esses indesejáveis invasores antes de cozinhar, o mesmo vale para a sala de almoço ou jantar.

>11-Animais caseiros na cozinha, andando sobre a pia, na
bancada de trabalho e perto do fogão - lembrar-se que nos pés,
patas, bicos, cascos, pelos dos animais estão bactérias, fungos e
sujeiras invisíveis. Ao depositar um talher na bancada e que será
levado para mexer um creme, por exemplo, poderá acontecer a contaminação dos alimentos. É prudente evitar a presença de animais na cozinha.
Seria preciso falar muito
mais sobre a inconveniência de que os nossos queridos animais de
estimação passem pelos locais onde preparamos nossos alimentos?

12-Reuso de farinhas. Após usar as farinhas para fazer um bife à milanesa, por exemplo, a eventual sobra deve ser descartada. Como as farinhas entram em contato com as carnes e ovos, essa mistura irá favorecer a proliferação posterior de bactérias, cresce invisível. Portanto, a recomendação é usar aos poucos as farinhas, de acordo
com o número de bifes, para que não sobrem. Depois, sem pena, descarte.

13-Falta de frescor e qualidade dos ovos crus - quando usados para fazer as receitas, evite quebrar diretamente sobre os demais ingredientes, pois no caso da gema estar mole e abrir, ficará mais difícil separar dos demais produtos. Os ovos devem ser deixados alguns minutos fora da geladeira, antes do uso. Lavar a casca dos ovos e quebrá-los numa vasilha separada para verificar o estado da gema e clara - gema firme e redonda, que não se abre, é indicação de que o ovo está em boas condições de uso.
A clara deve ser transparente e não opaca.


14 - Ovos, em omelete, ou quentes, só coma se tiver certeza da
procedência e que estão com no máximo 5 dias após a postura.
Uma inocente omelete com salmonellas leva uma pessoa a ficar dias
de cama, com vômitos, diarréia, desmaios entre outros sintomas
terríveis. O sabor desagradável é forte sinalizador de um ovo "vencido", ninguém fica atraído por ovo apodrecido, não é?!


15- Cuidado ao preparar peixes e carnes - não usar a tábua de cortar carne sem prévia lavagem após usá-la para cortar queijos, carnes ou verduras etc. Após o tempero das carnes, essas devem ser mantidas na geladeira.

16 - Manter carnes na temperatura ambiente, em épocas de verão, no máximo tolera-se 10 minutos. O crescimento bacteriano é um processo invisível e exponencial, seus resultados aparecem algumas horas depois da ingestão do alimento contaminado, em forma de febre, diarréia, vômitos e tremores.

17-Sujeira nas verduras - a assepsia das verduras deve passar por 3 fases: a) lavagem com água corrente, folha por folha; b) deixar de 10 a 20 minutos imersa em água com uma colher de sopa de vinagre ou gotas de hidrosteril c) nova lavagem, folha por folha, debaixo de água corrente, para remover os residuais mortos e sujeiras desprendidas. d) se tiver centrifugadora de água, as folhas ficam mais secas e a salada mais saborosa.

18-Ensopados ou carnes de panela, peixes com molhos e outros pratos com caldos de carne, cozidos, caldeiradas pedem cuidados especiais após preparo. Servir bem quente, logo após o preparo ou, conservar em geladeira, se a refeição acontecer horas depois. O caldo com carnes favorece a proliferação de bactérias. Alimentos úmidos, com alto teor de água e ricos nutrientes, formam o ambiente paradisíaco dos microorganismos e aceleram o seu crescimento com a temperatura.

19- Evite e nunca permita que sua geladeira fique sem higiene, com produtos sujos dos locais de compra, com umidade ou "melados" pelo vazamento de outros produtos. Remover as embalagens sujas ou limpá-las antes de deixar no ambiente fechado da geladeira. Limpeza semanal ou quinzenal interna da geladeira.


Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo-SP, às 8:31 am. 9 de junho 2011

Nenhum comentário: