Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sábado, agosto 19, 2017

Inverno

Chove. Frio. Natural é inverno.


Década de 90 - o óbvio, hoje e sempre vital para os negócios - clientes !
Pela manhã, em geral, sinto falta de ter alguém para conversar.

Venho ao computador, melhor do que ficar falando alto, sem ninguém para responder ou dar sua opinião.

Vi muita gente falando sozinha pelas ruas, muitas mesmo, numa capital européia. Tive pessoas que trabalharam comigo em casa e falavam com elas mesmas, eram problemáticas. Depois que casaram, tiveram filhos, melhoraram muito, ficaram alegres, auto-confiantes com a família. Vinham de lares destroçados na infância.

Diferença entre a dor do vazio emocional e o florescimento com a vida afetiva, crianças, escolas e estudos, moradia e melhorias.

O apoio possível, para as trabalhadoras que estiveram comogo , eu dei, conversava, estimulava, dava broncas como se fossem crianças se e quando agiam como crianças e reagiam bem, percebiam um outro lado e puderam seguir na vida.

Eu sou ávida por conversas inteligentes. Precisei aprender a "jogar conversa fora" - é duro perder tempo !

É grande o esforço de pessoas falarem apenas de "coisas positivas". Muitas vezes eu preferia o silêncio. Gosto de conversar e gosto do silêncio.

Acho delicioso poder acordar de manhã e conversar sobre nossos mundos internos - pessoas que amo. Sonhos, como será o dia, tarefas, para onde cada um irá, agendas, hora de retorno, roteiros pelo trânsito. Dá um eixo importante para viver e vínculo afetivo.

Na ausência de interlocutor, o céu branco e a chuva dizem o que devo ou não fazer, o que é mais prudente e não fazer, se não houver compromisso firmado com ninguém.

Conversas amenas - tempo, aniversários, receitas culinárias, teatro, indicações culturais etc

Conversas tristes - doenças, sofrimento, violência, trânsito terrível, sufoco no transporte público, terrorismo, desemprego, mortes, ódios raciais, ódios de gênero e visões incompatíveis de viver etc.

Conversas inteligentes - um tema ou vários são desenvolvidos com competência e coerência. A entrevista com sociólogo autor do livro " Angry White Man" - Michael Kimmel, com Jorge Pontual pela Globo News. Em síntese: em geral, homens não pensam sobre questões de gênero - o mundo sempre foi deles e como eles idealizaram ao longo dos séculos; pensam e falam mais sobre sexualidade e em geral gays ou transgêneros; afrodescendentes pensam em questões raciais; e mulheres são mais diferenciadas pelo acesso à vida profissional, financeira, pública, intelectual etc.

Já tratei disso anteriormente. Fiquei realmente aliviada ao ver reflexos das minhas percepções. Tive amigos/as inteligentes ao longo da vida, alertavam sobre comportamentos de pessoas "diferentes de mim " - por n razões, pessoas difíceis. Obrigada ! Isso continua, é claro, sou "idosa jovem" e nova realidade existe.

Amigos me informam por emails sobre seus eventos na próxima semana - 21 em diante. Muita gente ativa, perto, ao redor, ou com mais de 60, 70 anos, na ativa. Círculos literários, eventos, confraternizações, não será possível estar presente em tudo que me convidam. Gente inteligente trabalha de verdade !

Se tiver sorte neste sábado...alguém para conversar coisas boas ! Ou, ler capítulos bons de um de meus livros.

Maria Lucia Zulzke, em 19 de agosto de 2017, em S.Paulo capital.






Nenhum comentário: