Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quarta-feira, agosto 16, 2017

Atualidades : people

" O peixe não sente a água "

A afirmação é exata ! Homens brancos por milênios sentiam legitimidade em lutar por seus privilégios e domínio e controle. Homens brancos eram "donos supremos de todos os reinos e países, famílias, tribos e clãs, finanças, propriedades, empresas e governos ".

Tive a oportunidade de acompanhar entrevista de Jorge Pontual, no programa Milênio da Globo News , ontem, 15 de agosto de 2017, 8 horas, com sociólogo Michael Kimmel, autor do livro "White Angry Man "  - impossível resumir.

Disse o sociólogo que os homens não pensam em questões de gênero. Eu vivi isso - engenheiros, com os quais convivi muito pela minha formação, adoram esse bordão - no trabalho, na vida existe competência e não homem ou mulher.

Aparente elogio à igualdade. Escancarada ignorância sobre as irreconciliáveis e incontáveis diferenças entre o ser masculino e o feminino - desde critérios de avaliação, exigências do corpo, processos de gestação e dar a luz, os ciclos biológicos.

De acordo com o autor, os gays pensam e batalham muito nas questões de sexualidade; os afro-descendentes pensam e batalham, são susceptíveis às questões de raça; as mulheres lutam por um lugar ao sol na vida pública, financeira, política e profissional; enfim, "regras do jogo" e "em ser e estar do lado certo da vida", gays, afro-descendentes e mulheres parecem que nasceram um tanto quanto fora do "mar" ou do "rio" ou "da lagoa" .... modo de dizer, isto é, não são "peixes na água" do universo.

Aos 18 anos -  1923 - um homem de fibra cuidava da família, trabalhava, formado em contabilidade, cumpridor de deveres, cordial, conciliador, bom filho, bom marido, bom irmão e bom pai, correto .
É claro que fiquei fascinada pelo tema. Jorge Pontual é ideal para esse tipo de entrevista e não queria que terminasse. Mais um livro que vou ser obrigada a ler. Quem me obriga ? Eu  mesma. É um assunto existencial desde que se nasce e se torna "mulher" - Por que ele pode e mulher não pode ? Por que as mulheres não podiam votar até 1932 ? Por que as mulheres no Brasil até 1962 eram equiparadas aos incapazes, crianças e índios ? Por que ser muito estudiosa era um "quase insulto... não vai adiantar nada" e ser muito estudioso era um orgulho na família ? Por que a todo tempo...a resposta era....porque você é mulher !

As minorias não são "minorias" quantitativas - mulheres em número são maioria; habitantes no Brasil brancos de ascendência branca e olhos azuis são minoria ! Brancos no Brasil são minoria.

De acordo com o autor, os homens até poucas décadas atrás pensavam : " se eu respeitar as regras, trabalhar, cuidar de minha família, pagar as contas, pagar impostos, educar meus filhos, vou ser recompensado" ..... e, nessas recentes décadas tudo parece ter mudado e a adaptação a esse turbilhão de subjetividades é um imenso tormento, tornando os homens mais violentos e raivosos.

Na ausência de entendimento de que tudo está mudado, aflora a violência em todos países contra os mais fracos, mais desafortunados, contra as mulheres, contra gays e assim por diante.

Século 21 ficou mais do que confuso ! Cada qual pretende viver com seus próprios códigos de leitura interna e subjetividades ...

Uma amiga me dizia já há 35 anos... Maria Lucia você acerta o assunto mas erra o foco ! Assim eu me sinto agora. Estou certa ao comentar a entrevista mas não sei se esse era o meu foco... não é o meu foco mesmo, entristece-me dizer,  pois não sou "peixe" e está complicadinha a vida para quem não é peixe, e talvez,  "a maré nem esteja boa nem para os próprios peixes".

Maria Lucia Zulzke, em 16 de agosto de 2017, em S.Paulo - SP - Brasil






Nenhum comentário: