Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, agosto 08, 2017

Atualidades - dia do pedestre 8 /8

Paraty - se há coisa boa para se fazer por lá, além de ser tudo lindo, restaurantes ótimos, praias gostosas, é andar nas ruas e andar, respirar fundo e andar !

8 de 8 - Dia do Pedestre no Brasil. Ou será no mundo ? 

Decidi viver na atualidade e faço há 3 dias um esforço danado para isso.

Hoje, eu aprendi, que temos Dia do Pedestre ! Necessário atualmente porque preferimos o carro, e em S.Paulo as longas distâncias dos bairros exigem transporte público ou veículo próprio.

Durante uns 17 anos eu andei numa unica cidade do interior de São Paulo. Tudo ficava ao alcance das pernas - casas das amigas, escola, igreja, casa das tias, mercado, mercearia, lojas, livrarias, sapatarias, cinema - quase tudo que uma menina e adolescente pode fazer quando criança.

No final dos anos 50 chegaram os Fuscas - e os mais abastados tinham Sinca Chambord, Aero Wills, DKV, Jeeps, Kombis, e alguns tantos outros carros da década de 50 e 60.

Ontem, à noite, andei a pé no bairro paulistano , nos Jardins. Fui a um aniversario. Entre observadora e  rápida fui e voltei sem transtornos mas no restaurante onde comemoramos aniversário, eu conhecia quase todas as pessoas ! Algumas poucas eu conheci na festa. E, a dona do restaurante, pasmem, é uma das clientes de refrigerantes da cidade onde nasci - Piracicaba - ela vende Tubaína e Gengibirra, nossos deliciosos refrigerantes de 60 e tantos anos atrás !

Foi uma festa mesmo. Noite bonita e registraram que havia eclipse lunar.

Mas que inverno é esse na cidade de São Paulo ? Chegou a 27 graus celsius a temperatura nas ruas dessa tarde ! Faz um mal danado para os ajustes térmicos do corpo regular-se entre 14 graus até 27 ou 28 graus num período de 24 horas. Muita gente forte cai doente ! E o ar continua seco.

Essa é a atualidade das minhas principais observações, o clima afeta cada vez mais a autonomia do meu corpo físico, o potencial energético reduz, e desafio o desânimo para andar a pé. Ficar em casa nas horas mais quentes, se possível, é uma opção para afortunados/as.

Maria Lucia Zulzke, em 8 de agosto de 2017, 20 horas, em S.Paulo - SP - Brasil - como dizer que estamos no inverno com essas altas temperaturas ?



Nenhum comentário: