Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sábado, agosto 05, 2017

Nostalgia não é Saudade

Entendi - Nostalgia não é Saudade ! Tudo estava ali, as lojas, o mesmo shopping Iguatemi, lindo como sempre, as garagens ótimas, os andares fáceis de se localizar, as escadas rolantes, as lojas, algumas pequenas mudanças de localizações de lojas e as mais famosas marcas internacionais da moda.

Nostalgia, nostalgia de mim mesma do que um dia eu senti e projetei como futuro. Ali, naquele local e que ainda existe, eu comprei um anel... década de 70, ali comprei sapatos e bolsas... ali comprei roupas para as meninas e presentes. O segundo shopping em S.Paulo não sei em qual ano surgiu. Shopping Iguatemi era único. O segundo shopping talvez tenha sido o Ibirapuera em Moema e o El Dorado, esse erguido pelo grupo Veríssimo.

Todas minhas colegas compravam no Shopping Iguatemi. Tínhamos menos de 30 anos de idade. Era possível. Era viável. Talvez fosse época de fazer compras a prazo por carnês ou pelo único cartão de crédito existente, porque a popularização dos cartões começou após 1988 ou 1989. Antes disso, cartões de crédito eram elitizados no Brasil .

Nostalgia ! Não é saudade. Se fosse saudade, eu fui lá, almocei lá, tomei café e comi bolo de brigadeiro no shopping Iguatemi - tudo delicioso, fiz compras, e teria "matado" minha saudade. Mas é uma dolorosa e intensa nostalgia, do que sonhei, do que projetei, do que desejei, do que imaginei para mim, das companhias e ternuras que vivi, do que não se tornou o país em que pensei,  do que vejo nas ruas, do que percebo nas pessoas, das poucas pessoas que posso pedir ajuda e me atendem, das incontáveis pessoas que sem saber a razão se afastam, amargas que estão e não se explicam, das novas formas de pensar, das novas formas de "fama" pelo tamanho de seios ou falta total de seios, n gêneros que antes de 1970 eram homem e mulher, da comunicação atual instantânea (bom e ruim), nostalgia - não saudade - tenho pouca saudade ! Talvez eu possa afirmar que não tenho nenhuma saudade.

Gostaria de encontrar pessoas que não vejo há 20 anos. Exatos 20 anos. 1997 ! Gostaria de encontrar pessoas que, pela última vez, vi em 1999. Nem sei se estão vivas em outros países. Mas não devem ter qualquer lembrança de mim ou fariam algum movimento para me ver ou se comunicar.

Nem saudades de lugares eu tenho mais: nem de Paris, nem de Lyon, Londres, Salzburg, nem de Madri, Sevilha ou Toledo, nem de Munique, nem de Penang, nem de Tokio, nem de Hong Kong, nem de Osaka ou Beijing, nem de Chicago, nem de Washington, nem de Buenos Aires ou Bariloche, nem do Cairo ou de São Francisco, nem de Kyoto, nem de Kamakura, nem de Lisboa. Talvez, poder correr mais uma vez pelas ruas de Roma, num mês de maio, spring, love, o ar de Roma, a bagunça de Roma, amo Roma ! Me saio muito bem lá, mesmo só. Roma em maio e junho é o ar dos meus antepassados.

Interessante como nostalgia é despedida ! Nostalgia é como estar viva e se sentir "fantasma" no meio de trânsito, carros, pessoas passando e gesticulando - tudo se percebe. Nostalgia você fala, responde, paga, dirige, estaciona, breca e acelera, observa mas não é mais  "a mocinha de sonhos dos 25 anos" , nem a gestante querendo aquelas roupas de cambraia bordadas, lindas para seu bebezinho que vai nascer !

Saudade ? Do que ? Depois de ver tanta mentira descarada e aberta e por toda a vida disseram que isso era PECADO ! Ajoelhávamos e dizíamos "Padre, pequei.... falei para minha mãe que iria estudar e fui ao cinema com minhas amigas " rss, ter sido combatido veementemente com reprimendas por décadas os pecados e o cinismo, as negociatas.
32   anos em 2017
5 de agosto de 2017- péssima semana foi vivida no Brasil - péssimos últimos anos vividos na política brasileira - didática política. Hoje é sábado, e porque hoje é sábado, haverá nova semana que se iniciará 7 de agosto de 2017. Vou voltar a viver e incorporar a atualidade e viver a partir de 7 de agosto de 2017 em S.Paulo, cidade que adoro e com as pessoas que estimo, respeito e amo. O saldo é bom ! Adeus aos que ficaram amargurados no passado com suas lembranças não digeridas e rancores não sublimados.
Festa Junina hoje e há décadas
Rodeada de pimpolhos que hoje estão com carreiras internacionais. Nostalgia dessa energia, dessa alegria, dessa ingenuidade e nostálgica da "ignorância sobre sistemas e preconceitos"

Nenhum comentário: