Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quarta-feira, junho 30, 2010

O continente e o conteúdo

O que é mais importante? A embalagem ou o conteúdo? A lata ou o alimento nela contido?

Se, um alimento não é preservado e mantido dentro de uma lata, deteriora-se rapidamente, em dias. Porém, dentro de uma lata bem industrializada e lacrada, o mesmo alimento pode conservar-se íntegro até 5 anos, em boas condições ambientais: umidade, temperatura ou sem danos físicos.

A Copa do Mundo, além de gerar inúmeros negócios, mobilizar indústrias bilionárias de mídia, de construção, de transportes, de estradas, de hotéis, de turismo, movimentando a produção de bens e serviços, gera uma grande comoção cívica nos cidadãos dos países!

É como se fosse um Dia dos Pais, esportivo, a cada 4 anos. Algo que une todo o tecido social de um país, de um continente, de um planeta !

Copa do Mundo é isso Copa do Mundo!  Jogo, disputa, futebol, competição, força, resistência, time, desempenho em campo, isto é, no gramado.

Os países derrotados na disputa da Copa não são menores, inferiores ou menos poderosos! É um Jogo de Eliminação Sucessiva e apenas um será o Vitorioso Final ...

Os jogadores finalistas, como cidadãos, não são cidadãos superiores ou diferentes dos cidadãos que voltaram às suas casas. Todos pertencem à mesma frondosa árvore de negócios - futebol!

Esse esporte é popular e amado por todas as classes econômicas e sociais !  Não discrimina.

Menos amado por mulheres, talvez. Para nós, é um esporte quase inacessível e o papel feminino fica como sendo de expectadora, animadora ou acompanhante. 

Pelos homens, gênero masculino, no Planeta, é um dos esportes mais idolatrados e que lhes despertam as mais intensas paixões, desde pequenos!

Na história da cultura brasileira, a vitória no futebol representa : satisfazer a aspiração de meninos simples que se projetam no campo e nos líderes. A democracia da sua prática exige apenas bola e área desocupada como campinho, isso é o maior facilitador do esporte.

E, para ser jogador, os rapazes sabem: nascimento e genética não mostra arte e nem herançaaltura não importa, ter pernas tortas não impede, não precisa ser bonito mesmo, olhos de qualquer tonalidade, não precisa nascer em classe rica, é acessível `as várias raças - asiáticas, européias, africanas, religiosidade à critério de cada coração.

Exige de todos, sim, dedicação, empenho,  disciplina, respeito ao técnico e meta. Talvez, seja quase uma ciência, uma ciência econômica, humana, social e global.

Vitória do Brasil.   Chegou às quartas finais em 2010! Na vitória deste julho, os brasileiros e brasileiras estarão com o Time.

Maria Lucia Zulzke em 30 de junho de 2010, às 10:11 am, em S.Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: