Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quarta-feira, abril 14, 2010

Você prestigia uma marca com sua compra?

Com quais critérios você decide sua compra de produtos e bens de consumo?

No ano 2000, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, iniciou no Brasil, por meio de um trabalho conjunto de institutos de pesquisas, a verificar os critérios com que os consumidores prestigiam ou punem as empresas por meio de suas compras e na escolha de suas marcas, além das expectativas existentes sobre o desempenho e atitudes das empresas nas comunidades e no mercado.

Tratava-se de pesquisa realizada em mais de 23 países, incluindo vários países europeus, Canadá, Estados Unidos, México, India, Nigéria etc - "Percepções dos Consumidores na Responsabilidade Social das Empresas".

Environics International, Conference Board conduziam a pesquisa no exterior e, no Brasil, o Instituto Indicator foi o responsável no ano 2000. Os resultados passaram a ser divulgados anualmente, tendo nos últimos anos sido um dos trabalhos de pesquisas do Instituto Akatu de Consumo Consciente.

Quem tiver interesse em consultar os resultados ao longo dos anos, pode acessar os sites dos Institutos.

Fui a responsável pelo relatório da pesquisa no ano 2000, pois trabalhei naquele ano no Instituto Ethos e, os resultados são interessantes, sinalizando a necessidade de um esforço comum por parte dos cidadãos e cidadãs, na sua influência ao consumo sustentável e  na responsabilidade social empresarial.

Há uma diferença de opiniões, entre os consumidores, sobre os diferentes papéis desejáveis por parte das empresas: geração de empregos, pagar impostos, meio ambiente, apoiar projetos comunitários, ter um bom serviço de atendimento ao cliente dentre outros aspectos.

Se quiser avaliar como seu poder aquisitivo pode prestigiar uma marca na sua próxima compra de um produto, dentre empresas socialmente responsáveis, vale a pena ler os relatórios e resultados obtidos ao longo desses anos.

Maria Lucia Zulzke, em 14 de abril de 2010, às 23:10 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: