Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, março 24, 2011

Utopia e Faixas de Idade

UTOPIA é um sonho que jamais se alcança, mas ajuda a caminhar....

Utopia é um horizonte...
















Detalhadamente eu li um livro de uma médica alemã, que trabalha com orientação de auto-biografias, por setênios. Atualmente, a médica tem mais que 80 anos e mora em Florianópolis.

Quando eu era pequena, dentro dos meus 7 primeiros anos de vida, primeiro setênio, todas as pessoas mais velhas do que eu, fossem adolescentes, jovens, quem estava ao redor dos trinta
anos pareciam aos meus olhos, poderosas, espertas ou atraentes.
Desejei muito crescer e chegar aos 30 anos...

Cheguei! Não era utopia! Era uma questão de sorte, da chance da vida, viver ou não até os 30 anos de idade.  Nada de utopia nessa meta. Perdi amigas queridas de câncer e acidentes
de automóvel, nem conseguiram prosseguir além de 22 anos.

....os 30 e poucos anos voam como um sopro! Utopia é imaginar ficar eternamente na faixa dos 30 anos: juventude, saúde,  elegância, energia, filhas pequenas que adoram ficar com a mãe, emprego, dinheiro, viagens, convites inúmeros  - " ter a impressão que o mundo é aberto para ser vivido... sem fronteiras." E as pessoas falam de sonhos, realização de sonhos, tudo é possível. 

Não consigo acreditar que alguém neste Planeta tenha sonhado, projetado ou desejado chegar aos 60 anos de idade -  "ah, quando eu tiver 60 a 70 anos de idade, eu vou fazer isso e aquilo, eu vou revolucionar meu bairro"... ah, quando eu tiver 80 anos vou ser inventor ou vou me formar em ...não creio existir essa hipótese! Quer dizer, eu conheço pessoas, uma das partes de casal que projeta... ah quando formos velhinhos vamos andar de mãos dadas, ficar juntinhos o tempo todo, só você e eu... mas não sei se fala com convicção e se o outro acredita....
infelizmente, a roda viva da Vida é implacável como tsunamis e a certeza é estarmos juntos no "Aqui e Agora" com a pessoa amada e nos sentirmos bem em cada momento precioso da convivência.

Para mim, não existe a hipótese de alguém, neste Planeta, desejar algo só para quando chegar à velhice ou deixar algo para fazer com empolgação  algo ou assumir um compromisso só na velhice.

As pessoas não querem morrer, isso é completamente diferente de desejarem ficar velhas....

As pessoas idosas, cada vez mais, fazem o possível para parecer mais "jovens" e isso é uma prova que jamais sonharam em ficar velhas... esforçam-se para ficar joviais, bonitas... e além de saúde exige muito dinheiro! As cirurgias plásticas, as intervenções estéticas estão aí para
provar o sucesso dessa hipótese, verdadeira, a juventude e beleza jovial é de valor incontestável.

UTOPIA para mulheres -  quando chegar a 50 anos... haverá um horizonte que nos fará a todas caminhantes...para melhores ou piores locais ou  caminhos, para longínguos ou rotineiros
locais - supermercado, feira, restaurantes, médicos, cinema, hospitais, igrejas, jardins, festinhas de crianças, netinhos/netinhas/sobrinhas e sobrinhos, casamentos,  a diferença estará no dinheiro, pela primeira vez na vida!

A velhice, nada me convence o contrário, é meramente uma questão de dinheiro e ... de saúde ! E você dará um jeito de estar onde quer estar!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 24 de março de 2011, às 19:51 hs.

Nenhum comentário: