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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































segunda-feira, dezembro 14, 2009

Quer criar um SAC na sua empresa?



Quer criar um SAC na sua empresa?

1 - Negociar a contratação do futuro chefe do SAC, com um dos seus profissionais mais confiáveis - competência, confiabilidade, visão estratégica, comunicação (gostaria de poder dizer.... com VERGONHA NA CARA e conhecimentos de atendimento consumidor e lei)

2 - Preparar um plano de trabalho, objetivos e a estratégia básica do SAC - interna e externa.

3 - Preparar a divulgação interna do SAC:

- jornal interno
- carta do presidente
- selo comemorativo com fone do SAC
- cartaz
- adesivos de recados com o fone do SAC ou outros brindes com o fone do SAC
- preparar uma mini palestra para explicar o que o SAC irá fazer
- se houver verba, um DVD com a visão do presidente, o compromisso desejado dos funcionários

4 - Definir a equipe do futuro SAC

- com a área de RH definir cargo, funções, atribuições, responsabilidades e limites da função
- salário e número de profissionais
- horário de funcionamento

5 - Definir as áreas que serão mais enfatizadas - comercial, promocional, linha de produtos etc

6 - Definir os meios externos a serem atendidos - clientes diretos, indiretos, consumidores finais, governo, Procon, Agências governamentais etc

7 - Definir a parceria interna entre SAC e áreas internas

8 - Definir datas a serem comemoradas com o grupo de Relações Públicas

9 - Definir frequência dos relatórios a serem apresentados pelo SAC e reuniões internas que irá participar para conhecimento e informação

10 - Definir verbas anuais para pesquisas, análises laboratoriais, troca de produtos, providências de representação.

11 - Estabelecer com área de marketing, logo, papelaria, envelopes e identificação do setor no site da empresa

12 - Definir política de atendimento de jornalistas e mídia em geral.

13 - Definir quanto será ou não compartilhado com outras empresas.

14 - Fazer parte de associações ou não?

15 - Municiar a área de informática com os dados para o banco de dados de informações

16 - Ajustar os atendimentos, tempo de cada ligação, espera em linha e avaliar a equipe

17 - A cada mês fazer ajustes e definir interface com área social

18 - MLZ Interação Empresa/Consumidor à sua disposição -

meu email é mlzulzke@uol.com.br


Maria Lucia Zulzke, em 14 de dezembro de 2009, às 14:25 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

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