Quer criar um SAC na sua empresa?
1 - Negociar a contratação do futuro chefe do SAC, com um dos seus profissionais mais confiáveis - competência, confiabilidade, visão estratégica, comunicação (gostaria de poder dizer.... com VERGONHA NA CARA e conhecimentos de atendimento consumidor e lei)
2 - Preparar um plano de trabalho, objetivos e a estratégia básica do SAC - interna e externa.
3 - Preparar a divulgação interna do SAC:
- jornal interno
- carta do presidente
- selo comemorativo com fone do SAC
- cartaz
- adesivos de recados com o fone do SAC ou outros brindes com o fone do SAC
- preparar uma mini palestra para explicar o que o SAC irá fazer
- se houver verba, um DVD com a visão do presidente, o compromisso desejado dos funcionários
4 - Definir a equipe do futuro SAC
- com a área de RH definir cargo, funções, atribuições, responsabilidades e limites da função
- salário e número de profissionais
- horário de funcionamento
5 - Definir as áreas que serão mais enfatizadas - comercial, promocional, linha de produtos etc
6 - Definir os meios externos a serem atendidos - clientes diretos, indiretos, consumidores finais, governo, Procon, Agências governamentais etc
7 - Definir a parceria interna entre SAC e áreas internas
8 - Definir datas a serem comemoradas com o grupo de Relações Públicas
9 - Definir frequência dos relatórios a serem apresentados pelo SAC e reuniões internas que irá participar para conhecimento e informação
10 - Definir verbas anuais para pesquisas, análises laboratoriais, troca de produtos, providências de representação.
11 - Estabelecer com área de marketing, logo, papelaria, envelopes e identificação do setor no site da empresa
12 - Definir política de atendimento de jornalistas e mídia em geral.
13 - Definir quanto será ou não compartilhado com outras empresas.
14 - Fazer parte de associações ou não?
15 - Municiar a área de informática com os dados para o banco de dados de informações
16 - Ajustar os atendimentos, tempo de cada ligação, espera em linha e avaliar a equipe
17 - A cada mês fazer ajustes e definir interface com área social
18 - MLZ Interação Empresa/Consumidor à sua disposição -
meu email é mlzulzke@uol.com.br
Maria Lucia Zulzke, em 14 de dezembro de 2009, às 14:25 hs, em S.Paulo - SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário