Associações livres e poéticas, algumas metáforas são necessárias quando nos vemos diante de situações complexas ou inexplicáveis.
Reunião Mundial Climática, em dezembro, na Dinamarca, está aí para provar. Quantos desafios concretos e perceptíveis estão sendo colocados na frente dos dirigentes mundiais.
Toda empresa, organização, entidade, instituto, à princípio, deve ter a melhor intenção de proporcionar os melhores produtos e serviços ao país, ao governo, aos acionistas, aos consumidores, aos donos, aos fundadores, aos funcionários, aos clientes, aos fornecedores, às famílias dos funcionários e, nas últimas décadas, aprendeu-se que é preciso tudo isso e conservando o meio ambiente, preservando florestas, conservando e economizando recursos hídricos etc.
Nenhum país do mundo parece ter conseguido ainda essa fórmula perfeita e mágica - aumentar PIB, desenvolvimento econômico, ampliar consumo e produção, simultaneamente preservando os recursos naturais, quando os tem.
Equilíbrio será conquistado ou o planeta estará esgotado.
Eu me pergunto - e quem gosta de prevenção?
O sistema jurídico é pautado pelo "sistema poluidor - pagador", isto é, depois que se fez errado (por isso tantos se servem dos erros, das faltas e das coisas erradas) o erro irá ser punido e contabilizado para que alguém vá cobrar e pressionar e controlar ....
E quem irá nos cobrar tudo o que de errado fizermos com os recursos naturais não renováveis? Como vamos pagar para a natureza - as geleiras derretidas, as florestas inexistentes, as águas poluídas, a falta de água potável, os animais abatidos e os descontrolados efeitos climáticos?
É bastante complexa essa ligação direta entre o céu e a terra (realidade pesada, concreta, atravancada, leis, verdades gritadas por proprietários das "verdades", trâmites jurídicos, poderes díspares, concorrências, disputas por recursos naturais, disputas por mercado, busca por financiamentos com prazos a perder de vista, prospecções de mercado, desenvolvimento de produtos etc).
E, simultaneamente, atender :
Necessidades dos clientes e consumidores;
Necessidades dos funcionários;
Necessidades dos fornecedores;
Necessidades de adaptação à dinâmica dos tempos;
Uso adequado dos recursos de marketing;
Uso eficiente das pesquisas de mercado;
Interações humanas complexas;
Comunicação entre produção, marketing e expectativas dos clientes;
Distância de percepção entre os vários níveis de funcionários;
Competência tecnológica;
Desenvolvimento industrial etc.
Maria Lucia Zulzke, em 25 de novembro de 2009, às 11:35 am, em S.Paulo - SP - Brasil
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