Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, novembro 10, 2009

Influências no processo mercadológico



As expectativas dos consumidores baseiam-se em seus grupos de afinidades, na cultura dos ambientes onde transita, nas fases de vida onde se localiza.

Os consumidores são afetados por propagandas, mensagens promocionais, mídia em geral, compras passadas e resultados obtidos com produtos e empresas.

Além desses aspectos, influem os locais de compra, os profissionais de venda, o ambiente do comércio, a impressão geral que se transmite mostrando receptividade ou depreciação dos clientes.

Cortesia, informações, serviços proporcionados, aplicações do produto, valor agregado, posicionamento do produto, da marca na mente da comunidade em relação aos concorrentes etc.

São inúmeras as razões que influenciam as preferências dos consumidores e é esperado que qualidade de vida também signifique e requeira menores diferenças nos reflexos externos sobre o poder aquisitivo e a condição financeira entre pessoas de um grupo ou comunidade. A diversidade, em termos de aspectos externos de riqueza, é ainda um fator mobilizador e doloroso para a parte menos favorecida.

Pesquisas mostram que as pessoas preferem estar em ambientes onde se destacam pela riqueza a persistirem em locais, comunidades onde são diferenciadas pelas condições mais precárias de sua vida financeira.

Quanto `a cultura, estudos, educação, número de livros em casa ou tolerância à diversidade, são valores não computados nas apreciações externas das comunidades por mais que se queira dizer dos aspectos do consumo auto sustentável.


Maria Lucia Zulzke, em 10 de novembro de 2009, às 10:40 am, em S.Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: