Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sexta-feira, novembro 27, 2009

Preparados(as) para o Trabalho? Construção.


A idéia geral que gostaria de transmitir neste blog é a seguinte - desenvolver um trabalho, sem referências, vai exigir algum esforço e metas.


Isso aconteceu, entre 1976 a 1985, quando fui a primeira coordenadora da área de alimentos no Procon-SP.



Como mostra o desenho, vemos a ponta do iceberg, porém há trabalho invisível, submerso, idas e vindas, dúvidas, espaços de "indecisão" e muito trabalho operacional escondido sob o nível da água.





Na década de 80 - no Brasil, alimentos não tinham prazo de validade e a data era bem confusa! Para melhorar e mudar foram anos de pareceres, entrevistas, artigos, pressão!









E, o que dizer, quando se quer sair de um órgão de defesa do consumidor, do governo, para ir para uma empresa? Mesmo que seja para representar os interesses dos consumidores e clientes? Para quem faz essa mudança, os riscos são imensos!

Ambos os lados desconfiam - o primeiro emprego passa a olhar com suspeita a mudança. A empresa que contrata teme ser espionada!

A partir disso, o risco é estabelecer relacionamentos na base da esquizofrenia! Dentro e fora da empresa!




Com determinação, boa vontade, boa intenção - transparência, escrever bastante, comunicar-se abertamente, pode-se transpor essas desconfianças. Esses são alguns dos recursos para reduzir as suspeitas esquizofrênicas desde que as pessoas que levantam as suspeitas são devidamente inteligentes, de boa fé e com um conhecimento terapêutico e analítico para entender esse processo.

Além disso, a cultura da empresa pode ajudar ou piorar a desconfiança! A situação da empresa pode facilitar ou pressionar.





sob a foto - 1985, M Galli, estilo francês, sobrenome do ex marido

Revista Exame - quando a oportunidade do atendimento ainda precisava ser compreendida e assimilada pelo mercado nos anos 80 - e isso ainda é preciso relembrar diante das críticas dos consumidores














abaixo, matéria de jornal em 1985 - primeiro semestre: a respeito de minha contratação pela empresa















Quando começamos a construir uma estrada de trabalho, num campo ainda incipiente e trilhamos uma carreira nova em que outros poderão ter interesse em seguir, podem acontecer trilhas, bifurcações, ramificações, paradas bruscas e retomadas. O que deve ficar na mente do profissional é a seguinte pergunta básica: a quem interessaria a derrota e o fracasso? a quem ajudaria o sucesso do trabalho? Além do próprio profissional interessado e envolvido!


Muitas vezes é necessário parar ou passar o bastão para quem está mais apoiado, melhor articulado e isso é comum numa maratona, é esperado em projetos de longo alcance.



A memória também é importante! As etapas iniciais, anteriores, que conduziram aos patamares atuais são importantes. E continuar vendo o futuro.



Antes, ao iniciar os serviços de atendimento aos consumidores e clientes, dizíamos que estávamos trabalhando pelos direitos dos consumidores.


Hoje, essa consciência e postura estão alinhadas aos direitos de cidadania.

No início eram necessidades, vazios, palavras, desconfortos, conflitos e ameaças. Depois, vieram os artigos, entrevistas, reuniões, conflitos, discussões, negociação de interesses, recuos, avanços, profissionais de destaque e outros trabalhando no bastidor. A realidade melhora.


Alguns acreditam que tudo começou com o dia em que deram entrada no campo de batalhas e no palco dos atores. Isso acontece com os estreantes, às vezes conseguimos reparar nossa arrogância, outras vezes aprendemos tarde demais.


Algumas fotos antigas, dos arquivos, podem documentar esses pequenos trechos dessa longa estrada que muitos adotaram e que pode se chamar Direitos do Consumidor, Defesa dos Consumidores, Relacionamentos com Clientes, Interação entre Empresas e Consumidores.



Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 27 de novembro de 2009, às 13:30hs

Nenhum comentário: