Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































domingo, novembro 29, 2009

Obesidade precoce, alerta no trabalho!





estou à direita, engordei 25 kg em menos de 10 anos, uma tristeza! foto tirada no final do ano de 2009, em S.Paulo




Hoje, o que se observa, é que a obesidade mostra-se em todas as idades, cada vez mais cedo, em muitas regiões e países do mundo, crianças obesas, sentindo-se cada vez mais inadequadas.

Alimentação saudável, mesmo com ingestão controlada de calorias, se não complementada por atividades físicas, leva ao acúmulo de peso, ao longo de anos.

Durante 10 anos, pode-se acumular 20 a 30 kg, num ganho anual de 2 a 3 kg. Parece pouco, parece lento, mas não se perde nada de peso naturalmente, só se acumulam outros tantos quilos, numa lenta caminhada para a obesidade.

Falta de atividades, vida estacionada, ambientes sem atrativos para se andar ou praticar esportes. Academias lotadas de jovens, com físicos esculturados e a preços mensais astronômicos...

Mais peso - menos oportunidades na vida social, acaba-se a vida afetiva, isolamento, restrições no trabalho, ridicularizações nas escolas, menos oportunidades, mais isolamento.... um círculo negativo instala-se na vida de qualquer pessoa, seja criança, jovem, adulto ou idoso.

Obesidade nas diferentes faixas etárias. Quais razões? Sedentarismo, pouca oportunidade de se praticar atividades físicas, muito tempo diante do computador, das telas da TV, no confinamento dos apartamentos, falta de área de lazer comunitária, falta de estímulo, falta de convites, falta de hábito etc etc.

Chove em S.Paulo, domingo cedo, como gastar as calorias acumuladas?

Maria Lucia Zulzke, em 29 de novembro de 2009, Às 11:00 am, em S.Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: