Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Escola de Idiomas e Ganhos Adicionais


Desde pequena eu adorava aprender idiomas. Imitar palavras de atores e artistas.

Foi necessário selecionar o que aprender, pelos aspectos óbvios a quaisquer famílias - custo do curso, acesso ao idioma na cidade onde se mora, tempo disponível, dedicação e perseverança no estudo.

Ao longo da vida pude fazer cursos de - inglês, espanhol, francês e, nos últimos 10 anos, entrei em algumas aulas de italiano. Só me sinto segura com o inglês pois é o que mais se ouve nos cinemas, nas músicas e se lê nos livros técnicos, além de ter tido mais contato com cidadãos americanos.

O idioma italiano, até a década de 70, era muito frequente no Brasil, principalmente porque haviam cantores com imenso sucesso nas nossas rádios - Rita Pavone, Pepino Di Caprio e tantos outros que encantavam os bailes dos adolescentes e as "vitrolas" das casas.

Um dos meus projetos era estudar, por algum tempo, um idioma no país de origem, e consegui, finalmente realizar (parcialmente) essa vontade, em Roma, junho de 2009, fazendo poucas semanas de italiano na Escola Torre di Babele. Eu era, sem dúvida, com mais de 50 anos, a única nessa faixa etária na época em que estive lá.

As aulas foram ótimas, intensivas, 4 horas/dia. Os alunos tinham bom conhecimento e os professores eram muito dedicados. O ambiente era lindo, numa rua arborizada e tranquila, numa casa linda pintada em tom ocre e imersa em árvores frondosas e ampla vegetação.

Aprendi muito do vocabulário. Aprendi muito sobre minhas limitações e o quanto eu precisaria me dedicar.

O maior obstáculo que eu percebo nesses aprendizados é a dissociação do aprendizado à possibilidade de praticar no dia a dia quando se retorna ao Brasil. Não havendo comunidades que falam bem e convivem com o idioma, o estudo fica desvinculado da prática e a não ser pela música não se consegue reter o aprendizado.

Como projeto é maravilhoso! Como experiência só tenho recomendações.

Professores ótimos.
Estudo sério e com organização.
Material prévio muito bem elaborado.
Ambiente excelente.
Compromisso com resultados.
Colegas empenhados em estudar.
Equipe administrativa muito organizada.
Inscrições por internet viabilizadas.
Exigência de um teste prévio para avaliar o grau de conhecimento.

minhas impressões sobre a frequência : faixa etária predominante - inferior a 20 anos - 40% dos participantes; entre 20 a 30 anos - 40% e, as demais idades, distribuem-se nos 20% restantes(não oficial)

Maria Lucia Zulzke, em 22 de fevereiro de 2010, às 9:15am, em S.Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: