O preço da ação corretiva para uma empresa e, mesmo para um indivíduo, é mais alto do que o preço da ação preventiva.
O preço mais atraente, em termos de custo absoluto, como abstração conceitual de vida, como filosofia do "Não Conflito" estaria na "Não Ação", "Não Vida", "Não Manifestação", "Não Fazer", "Não Nascer", "Não Propor". Algumas religiões abordam essa questão de frente - ao se fazer balanço de uma vida pode-se chegar à triste conclusão que era melhor não ter nascido...
Teoricamente, ao não se fazer nada, não existe o risco do erro da atitude e da ação. Não é preciso se pagar o preço da "Não Conformidade", seja do desempenho de um produto, de um serviço inadequado, de um relacionamento desajustado, de uma atitude ineficaz, de uma infeliz decisão ...
Ao concordarmos que todos têm direito de vir ao Mundo para atuar, para viver, para agir, para nos manifestarmos, para "estrearmos" como dizem os baianos, para "imprimirmos uma marca", para "fazermos diferença" é preciso considerar o preço do erro, pagar por ele, rapidamente, e focarmos nossos acertos e seguir em frente com nossas metas e realizações.
Quem torce pelos seus erros? Concorrentes? Inimigos? Invejosos? Incompetentes? Beneficiários dos seus Erros? Quem são as pessoas que não querem o seu sucesso? familiares próximos? pessoas conhecidas que querem controlar e dominar sua vida? conhecidos? colegas? Dificilmente alguém abstrato e que jamais soube de sua existência vai torcer pelo seu fracasso, a não ser que represente conflito de grupos por crenças, por religião diferente, por busca de cargos e poder, por preconceitos (existem às centenas ou milhares), por disputa de posições e de riquezas etc
A exposição na mídia, a princípio, seria um problema. Mas, como é preciso se relacionar, ou seremos considerados anti-sociais ou "doentes"... resumo: todos precisam, de alguma forma, se expor e se relacionar. Todos que produzem bens e serviços, precisam se expor e se relacionar, anunciar e vender, como fugir da comunicação?
Prevenção é Importante - tendo o conhecimento e os recursos, Previna!
Ações Corretivas são muito importantes, e quanto mais ágil, Melhor! Pontual! Específica e com Metas de Correção e não repetir o erro.
E, providências concretas são vitais para que não existam novas Desconformidades, para que não aconteçam novamente os mesmos erros e as mesmas desconformidades.
Qual foi a origem, qual foi a causa? Poderá ser erradicada? O que mudou depois do evento? Quais são os eventos positivos que irão garantir a Não Ocorrência dos mesmos erros?
Como aconselham os melhores Manuais de Qualidade, os registros devem ser mantidos, os casos de insucesso devem ser estudados e analisados pelos amigos e parceiros, os registros das investigações e melhorias devem ajudar a construir um MUNDO MELHOR.
Memória, sim! Memória não são retalhos rotos de histórias "velhas" e ultrapassadas, mas são preciosos tesouros de experiências registradas por alguém que nos precedeu naquela estrada.
Como descobriram o "Caminho das Índias?" , como os antigos viajantes descobriram as trilhas e rotas dos mares?
Porém, se você, que lê este blog, trabalhar numa empresa tipo
"ilha da fantasia" e seu chefe adora "jogar sujeira debaixo do tapete" você está vivendo e trabalhando sobre uma bomba pronta para explodir, a qualquer momento.
A história empresarial está repleta de casos de "Não Conformidades" e cujo encaminhamento para a ação corretiva foi tão rápido, efetivo e ético que a empresa tornou-se mais fortalecida. Paga-se um alto preço, noites de insônia, palpitações, cenários de intranquilidade, dúvidas se poderá superar e pagar o preço.
Todos os procedimentos devem ser exaustivamente documentados.
Mostrar Boa Fé, Boa Intenção, Transparência e Eficiência Técnica conduzem para uma saída de Aprendizagem e Segurança!
Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 17 de fevereiro de 2010, 11:49am.
quarta-feira, fevereiro 17, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário