Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Estudos Complementares e Espaços dos Talentos!


Exposição de Calder em maio 2009 - comentários a seguir

Centre Pompidour - Paris - maio 2009

Ambiente urbano é diferente de zona rural. A televisão e o rádio aproximaram esses mundos, o cinema acelerou, o telefone e o computador aproximam também.

Daí a responsabilidade dos meios de comunicação de massa e de quem seleciona conteúdos de internet ser muito grande!

Daí a responsabilidade, quando se estrutura um SAC, em termos dos clientes atendidos, área geográfica atendida e das informações a serem transmitidas etc.


O artista americano Alexander Calder, criado numa área rural, 1898 - 1976, moldava arames, esculpia
madeira e refugos, para ter brinquedos durante sua infância. Acima, duas pequenas amostras, fotografadas do folheto da exposição.

Um prendedor de roupas, por exemplo, transformava-se,
em suas mãos, numa perfeita cabeça de cavalo. Tornou-se escultor e artista consagrado e suas exposições apresentam objetos confeccionados com materiais simples e acessíveis a todos. Sua arte, dom e olhar foram ímpares. Exposições no mundo todo, inclusive em Paris em maio de 2009.


Eu nunca havia previsto me tornar uma profissional envolvida com assuntos de consumidores e clientes. Pensava em trabalhar num laboratório, empresa ou em sala de aula.

Quando foi aberto o curso de Engenharia de Alimentos, nos últimos anos da década de 60, na cidade de Campinas, com o nome de Tecnologia de Alimentos, atraiu rapazes e raras moças. Hoje, a situação inverteu-se, grande presença feminina na faculdade.

O curso, que eu acho bem difícil e ocupa o dia todo do estudante, é maravilhoso e mescla conhecimentos técnicos de funcionamento de equipamentos industriais - caldeiras, trocadores de calor, esteiras, peneiras, filtros, centrífugas, misturadores etc com os processos de transferência de calor, de congelamento e desidratação, entre inúmeros outros, química, física, matemática, bioquímica, microbiologia, análise e controle de qualidade, comportamento dos materiais, pontos de ruptura, mecânica dos fluidos etc.

Ao lado dos conhecimentos objetivos, de comportamento de produtos e das leis da mecânica, física e química, das trocas térmicas que precisam ser respeitadas, das evaporações, das desidratações e do congelamento, haviam estudos subjetivos como a influência das cores dos alimentos nos seres humanos e, até mesmo, nos animais. Por essas razões que adicionam corantes aos alimentos - para deixá-los mais atraentes. Quem não quer apresentar bem os produtos que faz?

E é bom recordar que, inúmeras atividades de uma mini-fábrica de alimentos são similares daquelas que acontecem na cozinha doméstica: comprar bem, lavar alimentos, cortar, selecionar, preparar, peneirar, aquecer, ferver, misturar, esfriar, estocar o alimento e assim por diante até levar para o congelador e para a geladeira e saber por quanto tempo podemos consumir.

Durante os meus anos de faculdade, na década de 70, era preciso explicar que não se aprendia a cozinhar, não era escola de culinária e, também, nutrição era uma matéria e o curso de Nutrição era uma Faculdade.

Não importava o quanto estudássemos das engenharias e matemáticas complexas, a visão sobre "estudos de moças" tendia a nos confinar a papéis convencionais e milenares.

Era difícil fugir das "sabatinas" na hora da refeição sobre os componentes dos alimentos servidos - "e então, senhora engenheira" perguntavam-me pessoas com 60 a 70 anos,  da família ou amigas conhecidas, " o que estamos comendo no feijão? no omelete de espinafre? "

As donas de casa, que liam as páginas femininas de revistas ou jornais antes de me fazer as perguntas, davam-me aulas de componentes nutricionais. Tentei consertar essa minha falha de conhecimento de nutrição num dos cursos de pós - graduação e, alguns aprendizados, eu jamais esqueci, por exemplo - se faço bife de fígado, sirvo com milho e uma boa salada temperada com limão. Explicação técnica: para reter o ferro do bife de fígado, as fibras do milho auxiliam e o ácido do limão é importante para as reações químicas no conjunto da refeição.

Portanto, não basta apenas selecionar individualmente um alimento mas saber complementá-lo para favorecer, ou não, a nutrição.

E, não é assim a vida? Quem pode entender os resultados de alguns conjuntos humanos? O conjunto pode  harmonizar-se ou destruir-se! Assim, vemos no trabalho, nas famílias, na vida e no Planeta. Assim vemos nas fusões de empresas.

Quando algo dá muito errado, fico analisando o que foi desconsiderado - se aspectos objetivos ou subjetivos?

Dentro da nossa casa, nada se compara ao carinho e afeto, alegria e harmonia de quem amamos.

No mercado, o dinheiro e o sucesso no trabalho são importantes reconhecimentos e valores de cidadania.

Seria melhor se não existissem confusões entre esses mundos.

Controlar, de forma crítica e ostensiva, pessoas, anos e anos, é "brincadeira"!??????????????????????????


Maria Lucia Zulzke, em 03 de fevereiro, às 12:40 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: