Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, fevereiro 16, 2010

"Paraíso" de Consumo 4 - Carnaval no Brasil

A natureza ajudou e não vi a chuva atrapalhando o Carnaval 2010. Seria uma prova que os "Céus" conspiram a favor dos foliões e da alegria, do Carnaval e do samba?

Alegria, energia, gente feliz dançando, histórias recuperadas da antiguidade, diversidade na avenida, temas, enredos, fantasias lindas, materiais vibrantes, marchinhas, música, dança, 
aplausos, bebidas, sorrisos, beijos, amores rápidos e amores duradouros até o dia do Climax, da apuração dos votos das Vencedoras nas várias cidades e dos "vencedores" que retornam com memórias fantásticas para espalhar para todos e contar para filhos e netos.

Nesses dias de Carnaval, os chamados para as Centrais de Atendimento no SAC diminuem, arrisco eu.

Numa hipótese de que os foliões-consumidores livrem-se dos seus problemas diários e não precisem solicitar receitas de bobó de camarão no SAC de alguma empresa ou alguém esteja interessado em como preparar uma sobremesa com o sorvete de tal sabor. Nem precisa digitar o número 3 para perguntar do saldo no cartão de crédito porque quem tem tem, quem não tem não tem.

No Carnaval, o bom é fazer parte da festa! Olhar do lado e receber um abraço inesperado, de graça, um beijo dado por dar pois não resistiu ao sorriso de felicidade do outro, um pula-pula num rítmo uníssono. No Carnaval, o brasileiro é solidário!

Depois, o sistema recomeça a funcionar. Calor? Chuva? Lixo? Estruturas dos carros alegóricos? Arquibancadas? Volta ao Trabalho? Retroalimentação de todos os habitantes do Planeta... Simbiose das corporações e de associações. Mais organização e cooperativas.

Sei que é prudente evitar a concorrência excessiva para que a competição entre nós, os humanos, não chegue ao ponto insustentável da mútua destruição...a luta diária por um pouco de comida, por um pouco de roupa, por um pouco de sapato, por um pouco de água, por um pouco de emprego... competição!

Longe de concorrer para a ocupação dos melhores lugares, dos melhores passeios, dos melhores assentos, dos melhores hotéis, dos melhores restaurantes, das melhores viagens, dos melhores momentos - dos melhores... Isso fica para quem chegou no "Olimpo" dos lindos, galantes, sociáveis, destacados pela magia da fada madrinha da sorte grande pelo nascimento - a única loteria real na vida!

É uma arte aprender a se adaptar a uma modesta existência na vida! Regulados por horários, por convenções, por necessidades básicas, hierarquizados pela força física e controladora das estruturas econômicas, sermos politicamente corretos!
Maria Lucia Zulzke, em 16 de fevereiro em S.Paulo - SP - Brasil, em 11:55 am.

Nenhum comentário: