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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, março 16, 2010

Cortesia de quem telefona a alguém!

"Alô! Alô! Quem fala? É do armazém do seu José? É?...."  A antiga musiquinha ainda parece ter orientado e influenciado muitas abordagens, nos dias de hoje,  para fazer negócios....

Cortesia de quem telefona a negócios para alguém! Esse será o assunto de hoje.

As empresas treinam seus funcionários para venda por telefone e que treinamento!

As empresas treinam seus funcionários para a persuasão e que treinamento!

As empresas, também, poderiam treinar seus funcionários para a Cortesia nesse telefonema!

Algumas abordagens por telefones são infantis ou muito pouco profissionais, algumas apresentações são ridículas, algumas vozes de profissionais ressoam à displicência e demonstram pouco respeito pelo que está sendo proposto!

Exemplo: profissional com quem eu tive rápidos diálogos sobre um interesse comum, anos atrás, volta a me telefonar e começa querer fazer gracinhas "tipo amiguinha ou namoradinho" -  "adivinhe quem está falando? "; " ouça se reconhece minha voz?" " sabe com quem está falando"  e ri, como se fosse engraçado e a pessoa que recebe a ligação achasse delicioso ser tratado(a)  como adolescente.

Não tenho admiração nenhuma por alguém que "surta" sózinho (a) na sua ilusão de que "marcou para sempre, anos e anos"  outra pessoa com quem manteve poucos diálogos na vida!  Surta, se a outra pessoa jamais lhe deu provas de que tivesse significado algo maior.

É pretensão ou é narcisismo demasiado! Quem será que aplaude gracinhas ao longo da vida?

O assunto, quando profissional, merece um telefonema profissional!

Profissionais que vão fazer um contato de negócios, se tiverem intenção de ser respeitados(as) e bem avaliados (as)  precisam optar por uma conduta séria, até mesmo conservadora e de profissionalismo! Se amizades decorrem de negócios é um lucro extra, mas enquanto não atinge o objetivo principal é difícil obter ganhos secundários de relacionamentos ambíguos.

1 - Quem telefona deve identificar-se de imediato!

2 - Quem telefona, a princípio, deve saber para quem está telefonando.

3 - Quem recebe uma chamada telefônica não tem condições de identificar o interlocutor se não é de sua intimidade -- um número no visor não tem significado.

Crianças e adolescentes, desde que o telefone foi inventado, sabem quão divertidas podem ser as chamadas anônimas para amigos, amigas, ex namorados (as) mas,  ao tornar-se um comportamento constante e introjetado num adulto profissional isso transpira falta de classe e de respeito,  quando não má fé!

Experimentem colocar um imóvel à venda e continuem morando no local. Ao redor das 10: 15 hs da manhã já recebeu uns 8 telefonemas e todos dizem sonoro BOM DIA!

Negócios bons e profissionais,  são excelentes construtores de sólidas amizades. É um início de confiança mútua, mas o processo é longo para se chegar a esse final construtivo.

Um(a) corretor(a) de imóveis, por exemplo, ganha sua vida com a comissão proveniente da  venda de uma propriedade do Vendedor (a)  e  vai lucrar com o patrimônio de posse de um proprietário (a) do Imóvel e que, naquele momento,  disponibiliza parte de sua riqueza tangível ao mercado - Imóvel. O comprador(a), por sua vez, é quem disponibiliza a riqueza intangível no mercado - o dinheiro.

O profissional - Corretor (a) de Imóveis é o intermediário, que pode ser de grande valor para o mercado,  aproximando as partes interessadas, ou dar demonstrações de desconhecer essa realidade - pois é nas pontas desse negócio -  Vendedor e Comprador -  que ficam as fontes de seu ganho e de sua comissão.

Concorda com meu raciocínio e análise ?

Já viveu tal situação em que a informalidade de uma das partes "matou" a confiança na outra parte?

O (a) Corretor (a) de Imóveis deve se apresentar de forma completa e simpática.  Quem é esse(a) profissional que tem acesso a dados da propriedade do Proprietário (a) - metragem do imóvel onde mora, número de quartos e banheiros, valor de condomínio etc? Além da Receita Federal, Prefeitura e familiares, quem tem os dados de imóveis dos cidadãos e cidadãs ?

O Proprietário(a) do imóvel não irá conhecer as centenas de milhares de profissionais dessa categoria que teoricamente poderão telefonar. Por alguma razão,  vendedores (as) e proprietários mostram apreensão nessa negociação. E se corretores e corretoras usam prenome apenas ou apelidos, mostram prática questionável de profissionalismo pois tentam usar uma dupla identidade embora irão tratar com proprietários(as) cujo nome está no IPTU e registros de escritura. 

O(a) Corretor(a) de Imóveis deve apresentar a empresa para a qual trabalha - favorecer a anotação do endereço e telefones.

O(a) Corretor(a) de Imóveis deve dizer o motivo de sua ligação. Confirmar os propósitos.

Quem recebe telefonemas e está vendendo uma propriedade não está necessariamente numa  outra imobiliária, ou em algum escritório comercial onde se fala com estranhos o dia todo. 

O(a) Corretor(a) de Imóveis deve colocar-se de maneira amigável no processo de negociação, pelo menos, haverá uma possibilidade de negócio. E para que serve um profissional se não for para demonstrar que é um profissional correto e comprometido (a)?

Maria Lucia Zulzke, em 16 de março de 2010, às 6:40 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

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