"Alô! Alô! Quem fala? É do armazém do seu José? É?...." A antiga musiquinha ainda parece ter orientado e influenciado muitas abordagens, nos dias de hoje, para fazer negócios....
Cortesia de quem telefona a negócios para alguém! Esse será o assunto de hoje.
As empresas treinam seus funcionários para venda por telefone e que treinamento!
As empresas treinam seus funcionários para a persuasão e que treinamento!
As empresas, também, poderiam treinar seus funcionários para a Cortesia nesse telefonema!
Algumas abordagens por telefones são infantis ou muito pouco profissionais, algumas apresentações são ridículas, algumas vozes de profissionais ressoam à displicência e demonstram pouco respeito pelo que está sendo proposto!
Exemplo: profissional com quem eu tive rápidos diálogos sobre um interesse comum, anos atrás, volta a me telefonar e começa querer fazer gracinhas "tipo amiguinha ou namoradinho" - "adivinhe quem está falando? "; " ouça se reconhece minha voz?" " sabe com quem está falando" e ri, como se fosse engraçado e a pessoa que recebe a ligação achasse delicioso ser tratado(a) como adolescente.
Não tenho admiração nenhuma por alguém que "surta" sózinho (a) na sua ilusão de que "marcou para sempre, anos e anos" outra pessoa com quem manteve poucos diálogos na vida! Surta, se a outra pessoa jamais lhe deu provas de que tivesse significado algo maior.
É pretensão ou é narcisismo demasiado! Quem será que aplaude gracinhas ao longo da vida?
O assunto, quando profissional, merece um telefonema profissional!
Profissionais que vão fazer um contato de negócios, se tiverem intenção de ser respeitados(as) e bem avaliados (as) precisam optar por uma conduta séria, até mesmo conservadora e de profissionalismo! Se amizades decorrem de negócios é um lucro extra, mas enquanto não atinge o objetivo principal é difícil obter ganhos secundários de relacionamentos ambíguos.
1 - Quem telefona deve identificar-se de imediato!
2 - Quem telefona, a princípio, deve saber para quem está telefonando.
3 - Quem recebe uma chamada telefônica não tem condições de identificar o interlocutor se não é de sua intimidade -- um número no visor não tem significado.
Crianças e adolescentes, desde que o telefone foi inventado, sabem quão divertidas podem ser as chamadas anônimas para amigos, amigas, ex namorados (as) mas, ao tornar-se um comportamento constante e introjetado num adulto profissional isso transpira falta de classe e de respeito, quando não má fé!
Experimentem colocar um imóvel à venda e continuem morando no local. Ao redor das 10: 15 hs da manhã já recebeu uns 8 telefonemas e todos dizem sonoro BOM DIA!
Negócios bons e profissionais, são excelentes construtores de sólidas amizades. É um início de confiança mútua, mas o processo é longo para se chegar a esse final construtivo.
Um(a) corretor(a) de imóveis, por exemplo, ganha sua vida com a comissão proveniente da venda de uma propriedade do Vendedor (a) e vai lucrar com o patrimônio de posse de um proprietário (a) do Imóvel e que, naquele momento, disponibiliza parte de sua riqueza tangível ao mercado - Imóvel. O comprador(a), por sua vez, é quem disponibiliza a riqueza intangível no mercado - o dinheiro.
O profissional - Corretor (a) de Imóveis é o intermediário, que pode ser de grande valor para o mercado, aproximando as partes interessadas, ou dar demonstrações de desconhecer essa realidade - pois é nas pontas desse negócio - Vendedor e Comprador - que ficam as fontes de seu ganho e de sua comissão.
Concorda com meu raciocínio e análise ?
Já viveu tal situação em que a informalidade de uma das partes "matou" a confiança na outra parte?
O (a) Corretor (a) de Imóveis deve se apresentar de forma completa e simpática. Quem é esse(a) profissional que tem acesso a dados da propriedade do Proprietário (a) - metragem do imóvel onde mora, número de quartos e banheiros, valor de condomínio etc? Além da Receita Federal, Prefeitura e familiares, quem tem os dados de imóveis dos cidadãos e cidadãs ?
O Proprietário(a) do imóvel não irá conhecer as centenas de milhares de profissionais dessa categoria que teoricamente poderão telefonar. Por alguma razão, vendedores (as) e proprietários mostram apreensão nessa negociação. E se corretores e corretoras usam prenome apenas ou apelidos, mostram prática questionável de profissionalismo pois tentam usar uma dupla identidade embora irão tratar com proprietários(as) cujo nome está no IPTU e registros de escritura.
O(a) Corretor(a) de Imóveis deve apresentar a empresa para a qual trabalha - favorecer a anotação do endereço e telefones.
O(a) Corretor(a) de Imóveis deve dizer o motivo de sua ligação. Confirmar os propósitos.
Quem recebe telefonemas e está vendendo uma propriedade não está necessariamente numa outra imobiliária, ou em algum escritório comercial onde se fala com estranhos o dia todo.
O(a) Corretor(a) de Imóveis deve colocar-se de maneira amigável no processo de negociação, pelo menos, haverá uma possibilidade de negócio. E para que serve um profissional se não for para demonstrar que é um profissional correto e comprometido (a)?
Maria Lucia Zulzke, em 16 de março de 2010, às 6:40 am, em S.Paulo - SP - Brasil.
terça-feira, março 16, 2010
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