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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quarta-feira, março 31, 2010

Como se aprende?


O PÃO NOSSO DE CADA DIA - CONSUMO, LOGO EXISTO!

 
Aprende-se com a família nuclear! Aprende-se na escola! Aprende-se na rua! Aprende-se com a família! Aprende-se com os amigos! Aprende-se com a mídia, TV, revistas, livros etc.

Aprendemos a todos os momentos, com o nosso raciocínio, com os exemplos divulgados, com os nossos estudos, com o meio ambiente e, com o nosso corpo e as nossas emoções!

Por mais que queiram negar, o nosso corpo "fala" o tempo todo, assim como nossas emoções dão direcionamentos.

A efervescência no mercado - carros sem IPI, eletrodomésticos da linha branca sem IPI, renovações, aquisições, compras, índices de confiança e consumo de bens! 

E se algo errado acontece com o produto adquirido? Aonde falar? Com quem reclamar?

Existe o setor "salvador" dos consumidores que o nosso sistema econômico e mercadológico criou para os consumidores - SAC - serviço de atendimento aos clientes!

Há 35 anos, talvez , ou mais, o(a) consumidor(a) que tivesse um produto com defeito seria olhado como perdedor e azarado! Reclamar para quem? Contar com a boa vontade das empresas, porém, as empresas nas últimas décadas passaram a disponibilizar os Serviços de Atendimento pessoal, por fone e, também, por Internet, para as reclamações e orientações.

Aprendemos com esses serviços? Existem aspectos tangíveis e intangíveis nos atendimentos das várias empresas e dependendo dos nossos questionamentos e necessidades teremos distintos aprendizados e leituras desses SAC.

ÓDIO -    existem algumas experiências e aprendizados de inflado ódio.
AFETO - existem aprendizados de agradável comunicação e desfecho até de afeto
MEDO -  existem aprendizados que geram temor e o propósito de nunca mais voltar à mesma situação ou fazer compra daquele produto ou, naquela empresa.

Existe uma felicidade peculiar e concreta na sociedade de consumo e existe muito stress!

Ter consciência disso é importante antes de falar no SAC - é um setor para resolver pendências de clientes mas, também, é uma caixa de ressonância de decepções, de aborrecimentos, de ansiedade, de ódio, de frustrações de acordo com a expectativa gerada naquele investimento, naquela aquisição e que serão sanadas ou potencializadas de acordo com o atendimento recebido.

Ajustar as nossas expectativas pessoais, com as expectativas dos produtores, dos consumidores, dos funcionários do SAC, dos comunicadores das propagandas é um imenso aprendizado pessoal! Para a economia, para o invisível mercado e para os produtores e fornecedores, nascem a cada minuto, dezenas ou centenas de novos consumidores...nada pessoal, apenas negócios!

Maria Lucia Zulzke, em 31 de março de 2010, às 8:00 am, em S.Paulo - SP - Brasil  

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