Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, setembro 09, 2010

De 8 a 80, nossas percepções sobre o mercado!

Eu vou escrever até o dia 11 de setembro, sobre algumas questões da lei de defesa do consumidor!

Quem tiver interesse em saber o que acontecia naqueles anos, anteriores à lei, procure nos arquivos dos jornais impressos, com os títulos: empresas, negócios, defesa do consumidor, relações com o consumidor etc.


As empresas contratavam serviços de "clippagem", isto é, contratavam empresas/ agências que, diariamente, vasculhavam TUDO o que saia publicado nos jornais, de todos os estados, e pagavam pelas suas escolhas, isto é, pagavam por assuntos de interesse: defesa do consumidor, medicamentos, alimentos, transporte público, carros etc.

Deve existir esse serviço ainda e, ampliado para as demais mídias. É um panorama pulsante de uma época: atrasos em entrega de remessas por serviços especiais - o presente não chegou a tempo do dia do aniversário do presenteado...// devolução de dinheiro pago, antecipadamente, para se fazer um curso// reclamações dos serviços de atendimento ao consumidor de empresas que não atendiam, o telefone permanentemente ocupado// shows cancelados e demora na devolução do dinheiro pago //problemas em carros novos// planos de saúde - problemas vários// dificuldade de encerrar conta em bancos// agências de viagens com inúmeros problemas e decepções para viajantes// prazo de entrega de móveis//quebra de vasilhames de vidro com refrigerantes lesando consumidor e crianças//objetos estranhos em alimentos//berços inseguros//voltagem correta dos eletroeletrônicos// cobrança de fretes nas compras//questões de garantia dos produtos// produtos entregues danificados//compras feitas por telefone e ofertas pela televisão//problemas de qualidade no acabamento de eletrodomésticos ou produtos em geral//compras feitas por meios que não a visita à loja com visualização do produto//falta de peças de reposição de equipamentos//linhas telefônicas - problemas inúmeros//roubo de carro em estacionamentos de shoppings, supermercados e muitos, muitos outros.

Maria Lucia Zulzke, em 09 de setembro de 2010, às 8:30 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

Nenhum comentário: