Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, setembro 14, 2010

Prisoners and "Chemical Reactions" - Reações Químicas e os Prisioneiros

Short Case: when I was a student of Food Engineering , we went to visit a prison in Campinas. Problem that was mentioned - cooked beans - turned "white and with a bad appearance" before lunch, after they put the food inside a bowl.

What to do? I asked: tell me the order that you put the food inside the bowl ! They answered: beans, rice, salad and meat/ or other food. What do you think about chemical reactions?

My suggestion: change the order - first rice, beans, meat and salad. The problem was solved...

Chemical Reactions: between active principle inside food and the bowl - tin-can.

We must remember : reactions occur among different elements and food has chemical elements !

Pequeno caso de reações químicas no alimento e com o material da tigela/ marmita!

Quando eu era estudante de engenharia de alimentos, em Campinas, levaram-nos a visitar uma pequena prisão na cidade. Havia um problema acontecendo.

Ao fazerem, antecipadamente, o prato pronto dos presos e servir numa tigela, o feijão "azedava" e ficava com péssima aparência - "coalhado e branco". O que fazer? Havia revolta e recusa de aceitar a comida.

Eu perguntei: em que ordem vocês colocam os alimentos? resposta: feijão, arroz, salada e a carne/ outros.

Minha sugestão: ordem na tigela - arroz, feijão, carne e a salada. Talvez não seja a forma de apresentação ideal -mas o problema foi solucionado de imediato.

Era típico caso de reação química do alimento com o material da tigela, acelerado pela temperatura do feijão. Problema resolvido!

Com o tempo, apenas com o passar do tempo, é que podemos avaliar quão preciosos são os ensinamentos do curso de Engenharia de Alimentos. Eu fui me apaixonar pelo que aprendi no curso de Engenharia de Alimentos apenas quando envelheci... e acho que era tarde demais!

Os alimentos contém princípios químicos ativos,  nutritivos, importantes, alguns alimentos são identificados, como contendo fatores inibidores de  câncer e outros como aceleradores de problemas.

A falta ou excesso de elementos químicos provenientes e encontrados em alimentos resultam em resultados previstos e estudados ou a serem pesquisados.

A dinâmica dos fluidos, os componentes químicos dos alimentos, a forma de preparo, o tipo de envólucro ou embalagem, a condição de armazenamento, as combinações de condimentos, as temperaturas baixas ou altas, dão resultados positivos ou negativos. 

É como "atuar" de "Sherlok Holmes" e ver as combinações possíveis!


Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 8:36  am, dia 14 de setembro de 2010.

Nenhum comentário: