Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, dezembro 30, 2010

As "contas" do Município de S.Paulo e sua "burocracia" !

10 anos perdidos em cidadania e direito de trabalhar e concorrer com tranquilidade!
10 a 11 anos! não foi um click ou um acender de luz.
Como diz Arnaldo Jabor, o sub desenvolvimento, a pobreza, a exclusão é estratégia longamente aperfeiçoada e aplicada....

Durante a primeira década, desse século 21,  fui vítima de sistema de cobranças de dívidas
da Prefeitura da cidade de S.Paulo, dívidas que jamais foram minhas de IPTU,
pois o imóvel de cerca de 50 metros, em questão, não era mais meu desde 1998!

Advogados cuidam da regularização na Prefeitura.

A Prefeitura, igualmente, a partir de maio de 2010, regularizou o nome do proprietário do imóvel, a  meu pedido e com a documentação apresentada, pois foi negociado em agosto de 1998 e quem é o proprietário que responda nominalmente pelos débitos.

Fui considerada uma das devedoras, durante vários anos, das Contas da Prefeitura de S.Paulo,
em relação ao não pagamento de IPTU e taxas de lixo,  e isso deveu-se a um erro primário de compradores de um pequeno apartamento, para os quais eu vendi, em agosto de 1998.

Após registrar a escritura de venda, em cartório, imóvel de 50 metros, os compradores não informaram à Prefeitura, como deve ser feito por todos compradores de imóveis e deixaram de pagar IPTU e taxas de lixo do imóvel. 

As cobranças, eram feitas no endereço daquele pequeno apartamento e eu nunca fui avisada na minha residência verdadeira, onde,  durante 25 anos chegavam correspondências, IPTU, documentos, eu recebia amigos e familiares!

A Prefeitura, durante anos, aceitava negociar o parcelamento das dívidas em meu nome, e eram negociadas por outras pessoas, e nem sei quem foram, dos impostos atrasados daquele imóvel.

Sem nada saber, sem nunca ser informada, fui considerada uma das devedoras das 
"Contas" do município de S.Paulo e nominalmente processada judicialmente várias vezes,
ainda que pagasse IPTUs na mesma localidade!  Como eu tenho atividade profissional de assessoria e aulas para empresas, as referências são sempre atualizadas e, os danos ao meu negócio de aulas e assessoria, não podem ser avaliados por mim.

Outros cidadãos são ou foram igualmente afetados pelo sistema de Comunicação Municipal ?

De acordo com profissionais de atendimento ao público da própria Prefeitura, acontece frequentemente!

Trabalhei, a partir de 1976, em assuntos de direitos dos consumidores, atendendo igualmente pessoas e empresas,  sem distinção ou preconceito de qualquer ordem, raça, gênero  etc.

Ao indagar funcionários da Prefeitura que, em maio de 2010, atenderam-me no guichê de atendimento ao público e explicaram-me a origem dos processos judiciais, quando eu lhes apresentei, em minha defesa, cópia autenticada da Escritura do Imóvel que não me pertencia, desde agosto de 1998 e, fui processada indevidamente por não pagar os impostos e taxas depois da data de venda do tal imóvel, eu soube que o "problema acontece" !

Cidadã, residente em S.Paulo, capital, durante 35 anos, processada e com "dívidas negociadas por estranhos", mas jamais avisada pelas  autoridades competentes ! ? Isso é que me deixou perplexa! O/a cidadão/ã não sabe que está sendo processado/a pela Prefeitura da Cidade de S.Paulo? Nunca é avisado, ninguém é avisado nominalmente com comprovantes ?

Como explicar? A Prefeitura de S.Paulo, com a qual, na condição de profissional  do serviço público, entre 1976 a 1985, fui co-participante de convênios e trabalhos como Jornal da Feira, balanças em mercados municipais e trabalhos de irregularidades de peso com o IPEM, não iria
me localizar na cidade para informar de processos judiciais em meu nome? 

Os danos difusos e imponderáveis deixam-me desolada e não sei avaliar a razão ou amplitude!


Espero que todos os equívocos estejam sanados depois dos comunicados e ação de advogados!

Que venha rápido o ano de 2011 e termine logo esse longo e equivocado episódio pois, a década que se finda, deixa-me com a imensa inquietação que procedimentos burocráticos não revitalizados  ou checados podem trazer danos aos direitos de cidadania !

Maria Lucia Zulzke, em 30 de dezembro de 2010, às 11:35 hs, em S.Paulo - SP - Brasil

sábado, dezembro 11, 2010

É época de Natal !


Piracicaba, cidade do interior do estado de São Paulo foi onde nasci e morei durante os primeiros 18 anos.


Meus tipos inesquecíveis eram professores/as,
do Colégio Barão do Rio Branco e do Instituto Educacional Sud Mennucci.

As professoras eram mulheres muito importantes, para mim !  Modelos na nossa infância e eu imaginava que elas sabiam tudo! solteiras ou casadas, a sociedade as enaltecia.

Foram anos de adolescência de muitos estudos e intenso controle nos horários e regras.  Em Piracicaba, tive a sorte de conhecer pessoas inteiras e não fragmentadas por papéis profissionais ou estereótipos de sucesso teatral. Elas tinham vida pessoal e familiar, com espaços e tempos generosos para que os/as amigos/as dos filhos se aproximassem, com frequência.

Dessa convivência na infância, dos bancos escolares com filhos de médicos, engenheiros e comerciantes, gerentes de bancos e outras pessoas importantes como empresários da cidade, a minha incapacidade de entender divisão de classes sociais ou hierarquia de valor de pessoas, pelo seu poder aquisitivo, apenas.

A rua do comércio, onde residi num sobrado, era uma espécie da ONU, pois cada família de comerciante tinha uma origem e, os sotaques, hábitos, produtos comercializados, culinária mostravam muito da sua forma de ser. Na mesma rua estavam judeus, alemães, turcos, portugueses,  brasileiros mesmo, japoneses, italianos, entre outras descendências, distribuídos por atividades, em poucos quarteirões. Os franceses, que conheci, eram filhos de engenheiros da Usina de Açúcar - "Sucrerie" e moravam nas casas da empresa.

É dessa intensa mistura de filhos de imigrantes e culturas, com seus pais falando seus idiomas, no nosso dia-a-dia, que a minha memória afetiva, guarda um importante aprendizado - famílias amorosas e intensas provinham de todos os lados do Planeta! E que Torre de Babel, aqueles idiomas e a altura dos tons das vozes de alguns idiomas.

Sonho um sonho, talvez, impossível - voltar em dezembro e encontrar a rua comercial com a mesma magia de antes, das minhas lembranças, fechada para o trânsito, linda e iluminada, decorada para o Natal, com crianças brincando e correndo enquanto os casais, de mãos dadas, fazem compras para presentear na noite de 24 de dezembro, tendo todos, absolutamente todos o Presépio em suas casas.

Jesus Cristo renascia e amava todos, sem distinção ! Esse era o ensinamento e o aprendizado !

Maria Lucia Zulzke, em 11 de dezembro de 2010, às 0:18 am, em S.Paulo - SP - Brasil. 

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Percepção mundial - TI - Transparência Internacional

Os resultados hoje divulgados são tristes!  Assustadores! Transparência Internacional ...  sobre Aumento da Corrupção no mundo e no Brasil.

Para quem já trabalhou em defesa do consumidor e, em mediação de interesses entre empresas e clientes, é imensamente triste um retrocesso !

Fico indignada pois nem todos chegam aos 60 anos com folga financeira para pagar de 120 a 140 reais para que um rapaz, terceirizado, e afinal, para quem trabalha - ninguém sabe, no pedestal dos seus fios, terceirizado da Telefonia Fixa,  puxe o fio do poste para dentro da sua residência.

Como argumentar com o terceirizado depois de ouvir seus honorários? Eu ofereci 70% a menos e ele retirou-se ! Fim da negociação! Não posso pagar esse preço e ele retirou-se...

A operadora de Telefonia Fixa lava as mãos frente aos pedidos do cliente, tal qual Pôncio Pilatos! E nem adianta pedir a compaixão do Call Center, não existe tal opção no menu e nem no script dos atendentes - compreensão e compaixão, não se entende a opção. No menu entram - solicitar novos produtos, novos serviços, cancelar e cobranças.

Bem que os "ternos Armanis", entre outras marcas do mundo da elegante moda masculina, podiam usar a pauta das reuniões do "board de investidores da telefonia global" e se perguntar para que serve uma linha pendurada num poste???!!! se não levam a linha até o funcionamento para os consumidores? e a preços conhecidos previamente!

A empresa de telefonia fixa teria que se responsabilizar pelo que fazem os terceirizados para seus clientes? Eu acredito que, se a lei de defesa do consumidor existe, a responsabilidade solidária e a co-responsabilidade dos fornecedores existe ainda! 

Ministério da Justiça e meus ex colegas de defesa do consumidor não sabem dos preços praticados por terceirizados? e se 120 a 140 reais para trazer a linha do poste para dentro da residência....é considerado precinho honesto! Quem pode pagar isso - ?

É mais do que honorários médicos de convênio, é mais do que o dia todo do trabalho de um bom azulejista ou pintor de paredes ou de um carpinteiro trabalhando horas!

ADORO os ensinamentos da mestra de Boston, Laura Nash, sobre ética, dentre suas frases - dorme tranquilo quem nada fez de errado ou os totalmente sem escrúpulos...

Transparência Internacional amplie seus estudos de percepção da satisfação de clientes, para prestadores de serviços e terceirizados de empresas globais de telefonia ... índices podem se revelar  assustadores!

Quero Ar enquanto ainda se respira sem as taxas dos "Pôncios Pilatos" da globalidade!

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, em 9 de dezembro de 2010, às 9:29 am.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

"Easy Going" ?!















Derrotar alguém, perseguir obsessivamente alguém, por anos e anos, colocar foco contra
alguém, procurando apenas defeitos e transformando suas opiniões em distorções grosseiras, é uma das formas usadas para algumas pessoas terem assunto e chamar atenção.

É bem mais difícil ter foco em visões construtivas, criar algo novo, um conceito
encantador, ter sucesso e faturar, abrir novas rotas de
trabalho e ampliar para muitos um ramo ou abordagem diferente!

Perseguir e obscurecer a vida de alguém, manchar, difamar e destruir,
são recursos infelizmente usados, de longa data, escolhas incompreensíveis, é uma
maneira de extrair do outro, a suposta riqueza da pessoa perseguida - seja riqueza efetiva,
beleza, juventude, talento, delicadeza, crença, sensibilidade, amor ou o que for que falta ao invejoso.  É uma doença obsessiva!

Objetivo último seria esvaziar a outra pessoa, na impossibilidade de não possuí-la, não poder
se apropriar dela, não despertar atenção ou desejo naquela pessoa.

Há 30 anos, em 8 dezembro de 1980,  ao assassinar John Lennon, pelas costas, seu assassino queria chamar atenção para si, ganhar notoriedade, por meio desse ato tresloucado! Prisão Perpétua e sem negociações para amenizar a pena. 

Três décadas, tão absurdo ato, insano jovem naquela época,
em busca de notoriedade pública e atualmente com longos 55 anos de idade!

A vida de John Lennon, interrompida aos 40 anos de idade,
compositor de canções maravilhosas como "Woman" !

Um homem apaixonado por uma mulher ... "I can hardly express..."

Maria Lucia Zulzke, em 08 de dezembro de 2010, às 10:23am, em S.Paulo - SP - Brasil

domingo, novembro 28, 2010

De 1/8 da página virada 1 para página virada 4!

Minha mãe, nascida em 1910, primogênita de imigrantes italianos, só pode cursar apenas 4 séries primárias no ano de 1917, por conjuntura de família, trabalhou como dona de casa e esposa de pequeno comerciante, e pode dar um dia, a cada um de seus 4 filhos, um pequeno dote - 1/8 da venda de seu sobrado - página virada 1 - vide o sobrado no interior de S.Paulo.

Em 1984, com a parte que me coube, da venda da casa de minha mãe,
foi comprado o terreno e construida a casa de praia, mantive, curti e cuidei por décadas -
era o sonho da pequena casa de praia que qualquer casal tem, seja um pequeno
bangalo ou uma casa com iate na marina!

Visitaram-me amigos e poucos familiares, apesar de tantos convites! Onde tantas crianças usufruiram a infância e adolescência com minhas filhas...

Os desafios continuam imensos e são diferentes na vida de uma mulher divorciada e só !

Diz Leonardo Boff, ínfimos são os que só pensam em seus prazeres e, para si próprios.

Grandes são os que lutam pelos outros e reinventam-se para fazer, também, outros felizes...
Sou a última filha, caçula, descendente de um casal simples e que o tempo mostrou que era
um casal grande !

A senhora que comprou a casa para si e família, reformou e está muito feliz com seu sonho realizado... ela não comprou uma casa, ela comprou um sonho dela, que não era mais o meu sonho...



Maria Lucia Zulzke - em S.Paulo - SP - Brasil, em 28 de novembro de 2010, às 17:08 hs.

sábado, novembro 27, 2010

Páginas Viradas 3 e 4 -

Casa de Praia - palmeira, meu carro, a menos de 100 km de minha casa em S.Paulo - 25 anos de lazer e férias.
cuidei das plantas, escolhi o verde, conservei as madeiras... recebi
 amigos e pessoas queridas,
 emoções e sentimentos são estruturas subjetivas mas elas existem!
Assim, serão várias páginas viradas... pois não és mais nada... apenas páginas viradas!  Sold! Vendida e comprei um pequeno apartamento para mim...depois de 25 ANOS VENDI!

Final de 2010 chegando o verão mais uma vez nos nossos corações, para quem ainda preserva algum sentimento.

Maria Lucia Zulzke, em 27 de novembro de 2010, às 10:24 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

Páginas Viradas 2


Página Virada - a casa de praia - uma das 4 salas e um imenso mezanino,
25 anos onde recebi amigos, passei Natal e Reveillons
3 banheiros
A música era mais importante, uma pequena TV....apenas quando crianças não iam. Na praia crianças querem mar, piscina, andar de bicicleta e fazer apresentações de "shows" descendo como artistas, da escada em caracol... a gente dança... a gente quer ser feliz!
"Já não és mais nada, és página virada"Maria Lucia Zulzke, em 27 de novembro de 2010, às 10:18 am, em S.Paulo - SP - Brasil

Páginas Viradas 1 - infância e juventude!

a casa onde vivi dos 0 aos 18 anos, simples por fora mas tinha 5 quartos,
4 terraços,
2 salas amplas, 
cozinha imensa, quintal,
 escada linda de granito
foi comprada e derrubada pelas Casas Pernambucanas,
construída no final da década de 40, 1948, talvez...
juventude, magreza e "atraente visual"
há 40 ou 30 anos atrás... eu fui jovem!

sábado, novembro 20, 2010

Metáforas e Linguagens Metafóricas

Ontem, dia 19 de novembro, às 20 horas, a GNT presenteou seus telespectadores com um documentário e show sobre Susan Boyle, a famosa caloura do programa inglês de talentos, e 
que emocionou o mundo todo com sua aparência simples mas voz extraordinária e repertório lindo.

Mostraram a sua chegada aos Estados Unidos e, mais uma vez, pudemos constatar, como os americanos amam mulheres bem sucedidas, os americanos amam o acerto e o sucesso! Essa alegria lá é genuina, sabem ser solidários na felicidade e no sucesso das mulheres.

Fazer sucesso e ser feliz não é falta de humildade. Nem para uma mulher!

Demonstrações em cartazes, abraços, flores, faixas, gritos "eu te amo", realizações de antigos sonhos de adolescente de Susan Boyle encontrando um cantor famoso, ambos num sofá como velhos amigos, rindo e divertindo-se às gargalhadas. This is the Real Joy of Life!

Ao invés de jogar para o chão e mostrarem, como troféu,  a derrotada e fracassada, comemoram o esforço, os sonhos e as vitórias. Inclusive, das mulheres!

E ela cantou uma música linda, de título metafórico, a dor que passamos e choramos "um rio de lágrimas"  e um rio nunca mais é o mesmo, as águas passam, não há volta de um rio, no return, no way to forget or even to forgive, pois dizem os sábios... um rio nunca é o mesmo!

a música a que me refiro: " I cried a river over you" :

Now you say you are sorry... for being so UNTRUE!
I cried a river over you!
You drove me  nearly out of my head
I cried a river over you.

Fiz uma retrospectiva com a maior parte dos clientes de minha pequena consultoria, desses 20 anos e todos me receberam muito bem e me avaliaram muito bem, algumas avaliações importantíssimas, por escrito! Mantenho excelentes contatos no meio dos meus clientes de consultoria, a nenhum deles eu "magoei" ou "fiz chorar um rio" ou muito menos eu lhes dei prejuízo, todos prosperam e lideram em seus negócios. Fizemos acertos !

É no campo das relações afetivas que muitas pessoas ficam indefesas e, à medida que a cultura fortalece grupos, ou existem desproporções em poderes e articulações e conexões -  rios de lágrimas ou oceanos de distâncias não refazem danos e nem arte:

"Now, you say you are sorry... I cried a river over you, and you drove ... me... nearly out of my head"

Procurar só programas bons! Obrigada por me conectarem a um dos mais belos documentários sobre a vitória de uma mulher de 48 anos, fora da estética ditada, vinda de um interior de país, solteira, órfã e de família simples.

Maria Lucia Zulzke, em 20 de novembro de 2010, às 10:07 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

quinta-feira, novembro 04, 2010

Gestão, valores e limites

Existem indicadores para se analisar empresas.

A gestão empresarial é importantíssima e alinhada com o foco.  Os valores atuam como bastidores, e os limtes podem ser legais, explícitos ou não verbais. 

Como as empresas públicas e privadas não conseguem dar conta da demanda do universo social e dos desafios sociais, elas definem segmentos de negócios e investem em ONGs específicas.

O universo social e as demandas da população ficam a cargo do Estado, para o qual contribuímos com trabalho, seguindo leis e regras, pagando impostos.

Como a área do meu trabalho, durante 3 décadas, atendimento a clientes, cresceu demais  e a tecnologia deu um suporte inimaginável para as demandas e chamadas telefônicas, cumprindo as metas do atendimento em massa, perdeu-se, em termos númericos, atributos valorizados de personalização e cortesia. Grandes desgastes e embates entre clientes e fornecedores, entre consumidores e empresas, aconteceram.

(encerro o enfoque empresarial e retorno ao assunto deste blog, no último dia - 2 de novembro)

Todos os brasileiros e brasileiras que foram aculturados cantando as letras e músicas dos nossos mais caros e caras compositores(as) sabem que existem canções de ninar e de acalanto, canções que gritam e protestam por nós, canções que choram e soluçam por nós, canções de amor, de paixão e aquelas que ressoam esperanças resguardadas ou as perdidas ...as desilusões!

Chico Buarque, continuando no tema do blog de Finados, tem dentre suas famosas músicas "Todo o sentimento", trata-se de um tempo da delicadeza, pessoas que se afastam e se reencontram, encantadas, sem nada explicar... dão continuidade ao que não havia sido possível viver antes.

Em empresas, isso também pode acontecer, distanciamo-nos de uma marca, de um nicho de mercado por inúmeras razões. 

Porém, em áreas de monopólios e oligopólios, não há lugar para poesia, romance e nem prosa... e os universos poéticos e dos negócios jamais se conversam ou se encontram!

Maria Lucia Zulzke, em 04  de novembro de 2010, às 11:51am, em S.Paulo - SP - Brasil.

terça-feira, novembro 02, 2010

Amar vale a pena !

Um amigo referiu-se à música  "Vida", de Chico Buarque,  hoje,  em seus comentários semanais, que nos envia pelo email. 

Foi sua forma de levantar o tema: pensemos nos valores, escolhas, prioridades e na morte, em respeito ao Dia de Finados, no Brasil, celebrado em 02 de novembro.

A experiência de cada qual, com a Morte, a Morte de um ente amadíssimo, em nossas referências e visão de futuro, é como um acidente geográfico imprevisto, no rio da vida, que corre caudaloso e lindo, subitamente traiçoeiro, inesperado, a nos levar para um desfiladeiro do qual despencamos em queda livre, sem colete salva-vidas.

A queda da nossa segurança e certezas acontece sobre pedras e rochas, entre limitados pontos de água profunda para um mergulho em corredeiras e rodamoinhos,  água com violência caindo do leito do rio. Sairemos vivos? 
Incógnita!
Ilesos? Quem viveu a experiência, com certeza, jamais!

Valeu, velho amigo e camarada, de longas jornadas, ex - companheiro de trabalho e diálogos!

Maria Lucia Zulzke, 02 de novembro de 2010, às 12:19 hs, em S.Paulo - SP - Brasil, feriado de muito sol e imensas expectativas para todos os cidadãos e cidadãs. Afinal, uma mulher no comando de um país, é algo tão inédito, que muitos devem estar gritando "Mamãe, sou um bezerro gritando mamãe" de Caetano Veloso!

segunda-feira, novembro 01, 2010

Brasileiros e Brasileiras Disseram seu Coração!

No Brasil  -  desde a proclamação da República, Havemos Presidenta!

Era mais do que dia, mês e ano, século e milênio, que dessem crédito e espaço público de honra,  e confiança, reconhecendo o papel político público da mulher, além da sua função biológica.

E, a mulher política escolhida
é a mãe e avó - Dilma Roussef.

Presidente Luis Ignácio Lula da Silva foi coerente ao seu tributo declarado de amor filial, amor à esposa Marisa, amor à filha e à neta, além daqueles afetos mais caros do seu coração.  Conferiu a distinção de sua sucessão à uma mulher de sua equipe.

A primeira Presidenta do Brasil !

Alegrem-se! Que ela possa fazer um grande governo, mostrar sua boa liderança e nos transmita orgulho legítimo nos próximos 4 anos de sermos brasileiros e brasileiras.

O apoio político à ela, a cobrança e a oposição limpas, serão tributos e reconhecimento ao seu valor e inteligência!

Presidenta! o presente do Brasil !

Maria Lucia Zulzke, em 01 de novembro de 2010, às 09:02 am, em S.Paulo - SP - Brasil. 

domingo, outubro 31, 2010

Cores e votos em dia de eleição presidencial!

Dilma votou vestida de vermelho! E a primeira dama do país, dona Marisa, também!

Marta Suplicy votou de rosa-choque, vestida até o pescoço, tipo por isso não provoque, sou de rosa - choque !

Muitos optaram pelo cinza, até os jornalistas da TV!

Muitos e muitos ficaram em dúvida... como vou hoje ou vou justificar????

Políticos foram às urnas de camisa sóbria branca ou azul, listinhas finas, sem grandes "bandeiras" em termos de ostentação partidária. E entre as pessoas que vi, na rua ou entrando para votar no colégio, optaram por vestuários bem simples !

Votar é dever cívico!

A festa será para Partidários de Partido dos Vencedores e a volta à vida comum para os mortais normais e que levam sua vidinha normal recomeça!

Logo começarão a fazer apuração dos votos e viraremos a página de uma guerra pública de
nervos na TV e na mídia, como internet... e outras nets...insuportável para quem tem um mínimo
de neurônios !

Concordo com os comentários dos cientistas políticos que sabemos pouco do programa de governo proposto pelos dois candidatos para os próximos 4 anos!

Maria Lucia Zulzke, em 31 de outubro de 2010, às 16: 25 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Ruy Castro, socorro!

Ruy Castro, por favor, qual cor de roupa se deve usar para votar domingo?


Adorei seu artigo na Folha de S.Paulo, sobre Extensões!

Como você escreve em seu artigo - "a roda é uma extensão do pé;
o livro uma extensão do olho;
a roupa uma extensão da pele" 

Alguns "mágicos do marketing" parecem ser terroristas e detonadores das amizades, do amor filial e até da compaixão humana.

Maria Lucia Zulzke, em 29 de outubro de 2010, às 9:29 am, em S.Paulo - SP - Brasil - 
(que Deus nos conserve até segunda-feira!)

quarta-feira, outubro 27, 2010

Desconstruir, desestruturar e "desbalancear" gente

Entrevista em revista de grande circulação, em outubro de 2010, com o psiquiatra infantil gaúcho - Dr. Odon Cavalcanti Monteiro -  para que um adulto "aguente a barra", seus primeiros 2 anos de vida são essenciais.

Os adultos devem tomar cuidados simples com as crianças sem desconsiderar seus sinais. 

O psiquiatra não entrou nas patologias dos maus tratos como violência, gritos e deixar a criança em estado de privação física, alimentar ou afetiva ou em isolamento ou desconforto. Orientou sobre intervenções coloquiais como -  não é saudável colocar na cama ou num local sózinho uma criança e advertir para que ela fique quieta. A restrição à sua manifestação, deixa a criança confusa com a mensagem. O uso de sarcasmo é uma lástima.

Relatos e fatos de sofrimentos atrozes de crianças vem sendo noticiados nos últimos anos, marcas de violência e evidências explícitas sendo desconsideradas e omissões de todos os lados. 

Como não identificar como qualidade máxima de tratamento humano : sorrisos, contatos pelos olhos, balbúcios alegres, um "conversar matinal" feliz da criança quando acorda, enfim, uma alegria natural e saudável? 

Olhos opacos, semblante entristecido, o pescoço arqueado e a incapacidade da criança conectar-se de forma alegre com o adulto, silêncio prolongado ou muito sono são sinais de depressão em crianças que ainda não conseguem identificar suas sensações e sentimentos decorrentes de uma interação inadequada com quem vive e muito menos defender-se.

Leis para isso?  Lei para idosos, lei para crianças e adolescentes, lei para bebês que não teriam como se defender.... será que isso pode ser prevenido e coibido pela lei ?  ou pertence a outra esfera dos sentimentos e relacionamentos humanos?

Maria Lucia Zulzke, em 27 de outubro de 2010, às 16:45 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

quinta-feira, outubro 21, 2010

"Recall" - quando as empresas confessam publicamente!

Ao ler e saber do "recall"  mundial de produtos de empresas:  carros, remédios, água engarrafada, dentre outros produtos, eu penso que, se Não fossem as punições e leis, essas confissões dificilmente aconteceriam em público :

- como a mídia vai reagir?
- haverá dinheiro em caixa para assumir o "estrago financeiro" ?
- a marca continuará com credibilidade?
- os concorrentes vão aproveitar e tripudiar o ocorrido?
- o que vai restar ao final?
- as equipes de assistência e trabalho no recall vão trabalhar com eficiência?
- os danos internos dentre os responsáveis pelo produto?
- como ficará o "moral" dos funcionários depois do problema vir a público?

São tantos os aspectos de vulnerabilidade das empresas e clientes e produtos - "Confesse ! confessa? confessou! "  um dos maiores pesadelos empresariais a enfrentar.

Maria Lucia Zulzke, em 21 de outubro de 2010, às 9:29 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Como fica a co-responsabilidade do vendedor?

Comemorações inúmeras aos anos da lei de defesa do consumidor!

Mas, como é difícil estar em interação com algumas compras no mercado de consumo !

Eu comprei uma porta para um dos comodos do meu apto. A porta pede instalação por quem saiba como instalar, enfim, por alguém especializado. Recebi os telefones dos instaladores da loja e, pacientemente, aguardo há 3 semanas, com a porta no chão, pois a demanda pelos instaladores é maior do que sua capacidade de trabalho e o número de prestadores de serviços preparados.

Seria feita a instalação hoje à tarde, finalmente. Ninguém apareceu até agora, 16: 59 hs. Foi marcada a vinda dos instaladores, às 15 horas. Já telefonei duas vezes, mas o celular dos instaladores não atende! Cai na caixa postal, ninguém me avisou suspendendo a vinda ou dizendo da demora ou que voltariam em outro dia ou horário.

Fiquei mais um dia impedida de sair de casa, por conta da palavra de fornecedores!

Falei com a loja que me assegurou que passaria uma mensagem de rádio aos instaladores para que me posicionassem sobre o que aconteceu. Parece que há uma lei estadual regulamentando horários de entrega de material mas é difícil agir na prática, pois é fundamental manter bons relacionamentos e não "azedar" o humor dos prestadores de serviços que estão com trabalho pendente.

Se, pelo menos tivessem avisado do atraso ou razões da não-vinda. É insuportável imaginar que ainda precisarei mostrar satisfação, pagar e agradecer depois de tanta espera e tanta desconsideração!

Até agora, nem o telefone e nem a campainha tocaram para dar uma explicação sobre o acontecido! É muita desconsideração e ainda precisarei ser compreensiva para não ser rotulada de cliente difícil !

Maria Lucia Zulzke, em 18 de outubro de 2010, às 16:59 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

domingo, outubro 17, 2010

"Alice no país das empresas"

Foi no início de 1994 que, com um grupo de profissionais de várias áreas e, orientados pelo prof. Samir, da Puc- SP, tivemos um curso de Comunicação Criativa, para textos escritos.

Cada qual escrevia em casa e lia no grupo, seu texto ou conto ou capítulo, havendo em seguida, comentários e criticas do professor. O curso levou alguns meses e era muito interessante !

Participavam jornalistas, profissionais de agências publicitárias e, na época, eu estava num excelente período de consultoria, quando eu ministrava inúmeros cursos para executivos de empresas, por ano.

Como os mundos internos e projeções das pessoas são incontroláveis, eu deixei de controlar o destino do conteúdo daquele material.

"Alice, no país das empresas", tinha a personagem condutora do enredo, a qual encontraria alguém confiável e que a entenderia.

Maria Lucia Zulzke, em 17 de outubro de 2010, às 22:50 hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

terça-feira, outubro 12, 2010

Quando o coração pulsa com outro coração!

Hoje, no Brasil, é o Dia das Crianças! Durante toda a gestação, em cada segundo dos contínuos meses de uma gestação, o coração da criança segue o rítmo do coração materno.

É o mais forte código de vínculo e de vida existente na Terra! Vive minha filha, vive meu filho!

Dpois de nascer, os olhos da criança procuram os olhos de sua mãe! Existe evidência mais pungente da união de dois seres? A criança e a mãe, corações inflados de mútua irmandade.

A mãe afetuosa e acolhedora! Ai quantos erros se cometem por não entenderem esse vínculo!

(deixaremos de lado monstros, de ambos os gêneros, que obscurecem de névoa os olhinhos inocentes de uma criança, tornam-na cabisbaixa de infelicidade e sem forças para sorrir ou expressar vínculos com outro ser humano pelos maus tratos recebidos - que almas boas intercedam e atuem como opositores da tristeza e  dos descasos praticados contra a criança)

A alegria, o afeto e o bom tratamento são evidentes numa criança amada!

O "mundo", o "universo" de cada um de nós, os seres humanos, neste Planeta Terra, durante os meses após a concepção tem um som, tem uma cadência, tem uma constância, tem uma mensagem clara, estou aqui, sou sua mãe! E os corações batem juntos, e ficam leves e superam muitas dificuldades. Se alguém não ama assim um outro alguém... o coração fraqueja e não tem vontade de prosseguir .

Essa experiência do vínculo maternos, poder incomparável, quando a mãe ama a criança esperada, a mãe deseja a criança gerada!

Se houver essa imensa felicidade do amor recíproco e afetuoso, mesmo separados pela vida, mesmo separados pelas circunstâncias, corações dos que se amam batem de felicidade ou tristeza,  mesmo que residam em pontos distantes, e quem dirá se bateriam juntos depois da morte ?! A experiência com a mãe amplia-se para todos os corações dos que amamos após nossa infância, juventude e maturidade.

No Brasil, também, é o dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia de sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, que para todos da fé católica representa a bondade, a compreensão, a compaixão, essa atávica desproteção e espanto de cada um de nós, os seres humanos, em sua perseverança ao longo da vida.  A pequena mãe preta!

Hoje, eu distanciei-me dos assuntos deste blog porque meu coração ainda teima em bater de manhã e me acordar para um dia agradável, de sol cálido, de um friozinho aconchegante, posso ouvir na janela, os pássaros livres cantando fortemente em revoada ao lado do edifício, e alguns chegam ao meu pequeno terraço para fazer breve descanso.

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 11:16 am, em 12 de outubro de 2010

quarta-feira, outubro 06, 2010

Escolher bem a receita!

"Há sempre alguma coisa que me falta...", mais ou menos assim, frase de Clarice Lispector.

A falta de "ingredientes" para a receita de vida plena, de vida realizada, pode mesmo ser suprida ? A crônica falta ou excesso de nutrientes, num padrão alimentar e repetitivo, regional, pode ser reequilibrada?

Será que não ampliamos demais nossas expectativas individuais e profissionais, familiares e performáticas, associativas, que há sempre alguma coisa que nos falta...

Maria Lucia Zulzke, em 06 de setembro de 2010, às 22:37hs, em S.Paulo - SP - Brasil.

terça-feira, outubro 05, 2010

O mercado, a pizza e a lasanha !

 A pizza, a lasanha e o mercado!

Recentemente, um comentário simples, integrou-me novamente ao mundo de hoje! Em seus valores!

Como disse, Flávio Gikovate, em entrevista no dia 5 de outubro, no programa Mais Você, Amor é um Drama Pessoal! e, o sexo, tornou-se cada vez mais descartável, casuais e, vínculos quase inexistentes.

"Os homens divertem-se muito mais com o sexo sem compromisso do que mulheres e, o sexo passou a fazer parte do ramo do entretenimento, da diversão!"

Numa época em que os vínculos pessoais, familiares e de amizade esvanecem e parecem deixar de existir, tudo fica casual, sem compromisso, circunstancial e superficial. Lembrou o psicólogo, houve época, 40 anos ou mais,  primo era quase irmão, havia um
vínculo muito intenso familiar e, hoje, essa  proximidade mal existe.

Para mim, a sociedade passa a ser novamente entendida!

O mundo é comandado pelas leis do mercado, da promoção e da negociação! Confundem Papa com CEO e, quando o Papa ficou doente sugeriram aposentá-lo, imaginando que um pai espiritual pode ser tratado como empregado de empresa, de baixo desempenho, pela doença.

Confundem político com fornecedor de enlatados ou similares mesmo que os "vendedores" sejam despreparados, analfabetos,  são bons vendedores e a platéia gosta e "compra" o número do político e o elege!

Confundem condomínio residencial com empresa, dando nomes ao síndico e ao zelador de "funcionários ou gestores", como se fizessem parte de uma organização produtiva e que gera lucros. Para quem gera lucros ?  

Enfim, jogaram para o ar, a mercantilização absoluta dos espaços e vínculos! Não existem preferências, não existem experiências e afetos, tristezas e alegrias compartilhadas, histórico ou realizações felizes. Existem, apenas, performances e desempenhos, naquele momento!

E o que tem a ver com o mercado de produtos e serviços? Ao contratar, recentemente, pequeno serviço de marceneiro, ele comentou, que iria me atender pois tinha tempo naquele dia, menos que 2 horas foram suficientes (pendurar algumas prateleiras de livros, com um tipo especial de suporte)  pois ele não era profissional de só exigir lasanha do cliente e nunca compartilhar pedaço de pizza com cliente! Eu adorei a explicação !

Adorei a metáfora sobre os vínculos de hoje !

Quando temos tempo e dinheiro para investir em vínculos, família, amigos e colegas de trabalho, participando de reuniões, aniversários, cursos, promovendo viagens e acordos, todos estão felizes com a "lasanha". Porém, ainda que digam que a pizza é popular no Brasil... poucos estão dispostos e preparados para compartilhar dela com clientes, nos tempos de escassez!

Vínculos, negociações, acordos, amizades e afetos pedem pratos suculentos como lasanhas! Cada qual entenda como quiser e pense se só tem vínculos para lasanha ou para pizzas casuais.

Maria Lucia Zulzke, em 05 de outubro de 2010, às  10: 00 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

quinta-feira, setembro 30, 2010

Customização de benefícios e venda de imóveis !

Vender o  "próprio peixe"  não é nada fácil!

Entrei num condomínio-clube e o vendedor enalteceu o tamanho da quadra de futebol  e  o parquinho de brinquedos para crianças! 

Insistiu numa unidade na frente do banco de areia das crianças...  

Acontece que, ao longo da conversa, soube que quem quer ter filhos é o Vendedor, jovem e recém-casado.

Estou com mais de 55 anos e,  ainda sem netos. Gosto e preciso de sol, principalmente da manhã.

Meus critérios de escolha são outros -  empenhada em retomar vida própria e pessoal, interessa-me a sala de ginástica, a "lan house", raia aquecida e ambientes onde uma mulher possa estar tranquila, sem julgamentos ou sem indagações de críticos ferinos - "mas, o que ela faz aqui?" 

Quadra de futebol ... ainda não é lugar para mulheres, a não ser na torcida.

Com tanta ênfase em cursos para vendedores, ainda não fizeram bem o módulo
"Customização dos benefícios",  isto é, conhecer as expectativas do seu cliente/sua cliente para ressaltar seu "peixe" ou seu produto à venda, no caso, o imóvel - apartamento para compra.

Será que compro ou não o apartamento? Preciso pensar nos critérios, pelo menos, os essenciais.

Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, às 8:19 am, no dia 30 de setembro de 2010!  

quarta-feira, setembro 29, 2010

Aluno não é cliente, Eleitor não é cliente!

Há meses ensaio em escrever sobre mais esse espinhoso assunto!

É super polêmico e, um blog, fica restrito para desenvolver conceitos!

Tentar igualar coisas e situações e relacionamentos sociais e econômicos ou políticos  ou empresariais desiguais, levam a péssimos resultados e péssimos comportamentos.

Como recurso didático pode até ficar engraçado, mas é preciso discernir  a "gracinha da didática" e ressaltar o conceito formal das distintas funções na sociedade e o que representam para a riqueza e desenvolvimento das diferentes instituições e entidades jurídicas.

Um político não é um vendedor de biscoitos!
Um professor não é um animador de platéias!
Um edifício residencial não é uma empresa!

Apenas em aspectos comportamentais, as atitudes das pessoas nos vários locais deveriam existir em todos os relacionamentos humanos: cortesia, dar retorno e resposta aos telefonemas ou solicitações, cumprir o prometido, não fazer propaganda enganosa, saber ouvir e saber informar, não vender "gato por lebre", não provocar danos deliberadamente na outra parte.

A essência, o poder e a dinâmica dos relacionamentos são diferentes: nas escolas com alunos, no congresso nacional com os eleitores e nos locais do comércio com os clientes!

Da mesma forma, um condomínio residencial não produz produtos e não dá lucros para seus moradores, não poderia ser comparado com empresa na forma com que empresa é conceituada.

Maria Lucia Zulzke, em 29 de setembro de 2010, às 8: 20 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

sábado, setembro 25, 2010

Acusação e Absolutismo!

Se,  a minha experiência diária de trabalho, em 9 anos no Procon-SP, fosse considerada absoluta e totalitária, e ,  por hipótese do absurdo, eu tivesse a autoridade imperial e máxima de julgar o mercado, condenar e punir os agentes do mercado -  eu conduziria a um resultado maluco e equivocado - todos os reclamados seriam eliminados por terem decepcionado clientes !

Registros do Procon-SP são uma representação parcial do mercado visto que, naquela instituição, estão acumulados erros, irregularidades, problemas, danos e perdas dos consumidores.

As evidências boas, positivas, construtivas, ricas, leais, decentes, honestas, corretas, felizes, duradouras e confiáveis proporcionadas pelo mercado fazem parte de um universo mais amplo.

Da mesma forma, raciocínio particular para uma acusação - imputar a alguém erro, culpa ou crime, exige a consideração dos danos a quem, circunstâncias e época? Exemplo: uma das mais emblemáticas críticas feitas ao líder da indústria automobilística, Henry Ford, no "start" da produção do automóvel em série, era que só produziam carro na cor preta...

Uma pessoa mediana em curiosidade e que procure saber das razões para essa restrição na cor preta irá encontrar a explicação nas fontes dos pigmentos de tinta para tal aplicação disponíveis nos séculos passados. O preto vinha de uma única fonte e, a meta de Ford, não era "maquiagem dos carros" ou  diferenciação em marketing.

Ford teve, como glória, produzir um dos mais revolucionários e libertários equipamentos de transporte criados pelo homem e para o homem! Atualmente, a presença do automóvel frente às questões ambientais torna-se um outro desafio!

Em exemplo muito recente, do final do século 20, e relacionado aos costumes conjugais e constituição familiar:  decorreram, talvez,  3 décadas entre a aprovação do divórcio no Brasil, em termos formais e legais, pelo Congresso Nacional, na década de 70, até que fosse tomada a iniciativa administrativa e formal de se retirar artigo de crime do adultério do Código Penal Brasileiro.

Em tese, portanto, e lembrando que boa parte das leis deriva dos costumes e hábitos,  antes de 2005, cidadãos brasileiros divorciados legalmente e oficialmente, mesmo que fossem honestos, corretos e responsáveis, mas convivessem com companheiros/as e namorados/as ou novos conjuges, poderiam ser "considerados tipo de criminosos" pela lei penal !!???!!!!!  ???????

A introdução de uma lei, pelo Congresso Nacional, aprovou o divórcio mas não revogou artigos correlatos, do código civil e penal, e quem pode saber as razões e alegações dos políticos! Deixaram, em situação ambígua, cidadãos "de bem" e "do bem" que se autorizaram a ter uma segunda chance no relacionamento afetivo e amoroso com outro parceiro. O Brasil foi um dos últimos países do mundo a permitir o divórcio.

Do ponto de vista formal legal, milhares de casais, isto é, dois adultos, homem e mulher, centenas de milhares de casais, aliás, decidiram finalizar compromisso de convivência conjunta. Uma lei permitia e outra do mesmo país condenava ? Precisaram de mais de 3 décadas para resolver esse descompasso para adaptar-se a uma realidade mundial de liberdade de convivência entre pessoas adultas.

Mas, quem faria a acusação e alegaria danos? Se os adultos em questão continuassem sendo responsáveis, atentos, conscientes e se posicionando de forma positiva, responsável, presente e afetuosa com seus descendentes e dependentes ?!

É certo que a Justiça não se move sózinha! Alguém ou um colegiado ou uma entidade irá fazer uma acusação para que dentro da ordem jurídica disponível a acusação assuma um rumo - acusação tendo por meta uma punição - e, o ato acusatório, pode ou não levar a um erro ou gerar consequência construtiva do ponto de vista filosófico e jurídico.

Em se tratando da nossa época, de um tempo com imenso dinamismo e transparência e rapidez imediata na comunicação pela internet, o "exercício do direito" da acusação e os benefícios que os acusadores perseguem parecem não combinar com os tempos dos trâmites normais jurídicos!

A idéia, o ato acusatório e o processo já são de natureza operativa complexa, a se potencializar quando ocorre em âmbito privado, circunscrito e sob a ausência de conhecimento do sujeito-objeto da acusação.

Na  ausência de recursos para defesa, volto a uma pergunta básica crucial - a quais interessados, a quais interesses financeiros entre outros e, por quais metas movem-se os os autores da acusação?

Ontem mencionei os danos da TALIDOMIDA e a morosidade na ação de remover o medicamento do mercado e assuntos extremamente polêmicos, sem regulamentação. Interesses econômicos ?

Basta para um sábado! O desempenho da Petrobras, no mercado de ações, torna-a a quarta maior empresa mundial e a Petrobras foi cliente de minha pequena empresa de consultoria - entre 1997 até 1999. Criamos o Serviço de Atendimento ao Cliente, na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhei com 100 executivos de vários estados e rompemos as resistências iniciais !

Maria Lucia Zulzke, em 25 de setembro de 2010, às 11: 10 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Acusação e Justiça!

Em pequenos assuntos, neste blog, por mais de um ano,  eu não entrei numa das áreas de interface do relacionamento Cliente -  Fornecedor, que é a das acusações, crimes praticados e da justiça punitiva - aliás, não sou da área jurídica e desconheço sentenças sobre os crimes praticados de acordo com a lei de defesa do consumidor.

E, não sendo advogada e nem do grupo jurídico, não posso e nem tenho elementos para entrar em filosofia do Direito mas, ao ler certos livros, aprendi que o Direito deriva de hábitos sociais e culturais.

Portanto, quem se atribui o direito de Acusar, está utilizando de um pressuposto de que terá o Direito de Punir. Isso significa que existem hábitos e cidadãos, salvo melhor juízo, e que assumem e se outorgam o papel de reprimir, vigiar, acusar e punir, independentemente das formalidades abertas processuais e previamente conhecidas de quem será o foco da acusação !  Será que eu entendi corretamente?

Será possível que alguém seja monitorado(a) e acusado (a), sem saber disso?

O fim último de uma acusação, mesmo em caráter privado, será Punir ! ?

A lei de defesa do consumidor apresenta inúmeros artigos das sanções penais referentes a crimes, mas o que acontece quando ainda não se tipificaram os crimes praticados ?

Exemplos: crimes na internet, crimes na web, crimes praticados em pesquisas ou experimentos genéticos, crimes praticados em clínicas de procedimentos obscuros ou não normatizados como as clínicas de indução à fertilização e similares? Experimentos em pessoas inocentes? Fala-se tanto em tortura e experimentos em animais... e as que acontecem em pessoas inocentes e/ou ingênuas?

O que será do futuro de crianças cujos pais e mães biológicos  não serão os  mesmos que as recebem nesta vida?

Em inúmeros países existem critérios para assegurar esse princípio básico. Crianças assim nascidas, por fertilização induzida e com material genético de estranhos - podem ter acesso e conhecer os genitores biológicos e que lhes transmitiram as características genéticas.

Existem registros rigorosos e sigilosos. Já se sabe com que insistência as crianças buscam suas raízes, quer seja para contestar ou se espelhar em quem as antecedeu!

Ser humano é genética + circunstâncias!

Nesse aspecto, o Brasil parece lento na tomada de providências !

Ontem, dia 23 de setembro, eu vi pela TV, comovente documentário sobre uma droga medicamentosa que nos atormentou nas décadas de 50 e 60, talvez até a década de 70 e que foi responsável pelo nascimento de crianças, centenas? sem seus braços ou pernas, ou sem ambos os membros ou com apenas tocos de pés e mãos, vítimas da Talidomida.

Na década de 70 e 80, do século 20, as moças grávidas eram tão apavoradas com o histórico da Talidomida que evitavam tomar qualquer medicamento durante os 9 meses de gravidez!

Evitava-se tudo: álcool, cigarro e medicamentos dos mais corriqueiros!

Os genitores hoje se esqueceram? Quem usa determinados medicamentos para controle de acne,  por exemplo, dentre outros, sabe que os efeitos teratogênicos são duradouros e não devem ser usados por quem deseja ter filhos nos anos seguintes ....

O assustador no documentário foi a informação que mantiveram a comercialização da droga TALIDOMIDA, durante 4 longos anos, sem fazer recolhimento ou restrição ao uso para mulheres grávidas, enquanto  inúmeros países já sabiam a respeito e tinham imediatamente protegido seus habitantes dos efeitos nocivos tão logo detectado o efeito colateral.

Aqueles que tentam parecer "vanguardistas" em aceitar e compreender hábitos e práticas sexuais em pré-adolescentes, nas escolas públicas, avaliam as consequências da precoce erotização dessas crianças ?

Ao final do documentário sobre a Talidomida, ontem, mostraram clínica de hanseniase, não me lembro a localidade, isolada e coberta de vegetação, onde o medicamento TALIDOMIDA é usado para o tratamento da dor dos afetados pela doença.

As crianças mal-nascidas fisicamente, hoje adultos, com seus membros atrofiados, formam o contra-ponto do uso da droga para combate da dor de um restrito grupo de doentes da Hanseniase. 

E as vítimas da omissão e lentidão do Estado e das autoridades de saúde brasileiras?

Maria Lucia Zulzke, em 24 de setembro de 2010, às 9:43 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

quarta-feira, setembro 15, 2010

I can do something ! Eu posso fazer algo !

  First Training Course  on Consumer Testing and Research




Hoje, compartilho, em inglês, uma pequena poesia que ganhei em 31/ 10/ 1980:

Today, I share, in English, a small poetry, a friend gave to me 31/ Oct/ 1980:

" I am only one
   But I am One
   I can´t  do everything
   But I can do something
   What I can do
   I´ll do "

   With Love      "



Simplicity and Popular Economy !  testing match - 1980

from Maria Lucia Zulzke, 15 de setembro de 2010, em S.Paulo - SP - Brasil, às 10:42  am

terça-feira, setembro 14, 2010

Prisoners and "Chemical Reactions" - Reações Químicas e os Prisioneiros

Short Case: when I was a student of Food Engineering , we went to visit a prison in Campinas. Problem that was mentioned - cooked beans - turned "white and with a bad appearance" before lunch, after they put the food inside a bowl.

What to do? I asked: tell me the order that you put the food inside the bowl ! They answered: beans, rice, salad and meat/ or other food. What do you think about chemical reactions?

My suggestion: change the order - first rice, beans, meat and salad. The problem was solved...

Chemical Reactions: between active principle inside food and the bowl - tin-can.

We must remember : reactions occur among different elements and food has chemical elements !

Pequeno caso de reações químicas no alimento e com o material da tigela/ marmita!

Quando eu era estudante de engenharia de alimentos, em Campinas, levaram-nos a visitar uma pequena prisão na cidade. Havia um problema acontecendo.

Ao fazerem, antecipadamente, o prato pronto dos presos e servir numa tigela, o feijão "azedava" e ficava com péssima aparência - "coalhado e branco". O que fazer? Havia revolta e recusa de aceitar a comida.

Eu perguntei: em que ordem vocês colocam os alimentos? resposta: feijão, arroz, salada e a carne/ outros.

Minha sugestão: ordem na tigela - arroz, feijão, carne e a salada. Talvez não seja a forma de apresentação ideal -mas o problema foi solucionado de imediato.

Era típico caso de reação química do alimento com o material da tigela, acelerado pela temperatura do feijão. Problema resolvido!

Com o tempo, apenas com o passar do tempo, é que podemos avaliar quão preciosos são os ensinamentos do curso de Engenharia de Alimentos. Eu fui me apaixonar pelo que aprendi no curso de Engenharia de Alimentos apenas quando envelheci... e acho que era tarde demais!

Os alimentos contém princípios químicos ativos,  nutritivos, importantes, alguns alimentos são identificados, como contendo fatores inibidores de  câncer e outros como aceleradores de problemas.

A falta ou excesso de elementos químicos provenientes e encontrados em alimentos resultam em resultados previstos e estudados ou a serem pesquisados.

A dinâmica dos fluidos, os componentes químicos dos alimentos, a forma de preparo, o tipo de envólucro ou embalagem, a condição de armazenamento, as combinações de condimentos, as temperaturas baixas ou altas, dão resultados positivos ou negativos. 

É como "atuar" de "Sherlok Holmes" e ver as combinações possíveis!


Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 8:36  am, dia 14 de setembro de 2010.

sexta-feira, setembro 10, 2010

Qualidade e a Lei de Defesa do Consumidor entraram pela mesma porta !

É uma lei que "pegou" .

Foi elaborada e lançada na fase em que tivemos a primeira eleição aberta para presidente e governadores, após 25 anos de regime fechado e, absolutamente sincronizada com a implantação dos programas de qualidade das indústrias de produtos e serviços, no Brasil .

Além de se inspirar nos laboratórios de "danos e perdas", representados pelos Procons do país, a lei atualizou artigos do código penal, nos aspectos de mercado, e também revisou a lei de economia popular, em seus artigos sobre práticas comerciais e inclusive métodos de cobrança de dívidas.

A visão da lei de defesa do consumidor com a sinergia dos programas de qualidade e produtividade, que estavam sendo introduzidos no país na década de 80, fazem o sucesso de hoje conhecido, para ambos, qualidade e proteção aos consumidores .

Novas tecnologias e normas, novos equipamentos e maquinários, novos recursos para os produtos industrializados, melhores informações para os consumidores e a proibição explícita contra a propaganda enganosa !

As bases da comunicação tornaram-se mais técnicas, fáticas e científicas e, as licenças poéticas da criatividade da propaganda, não poderiam colidir com a realidade do produto ou serviço : um brinquedo é um brinquedo, um medicamento é um medicamento, uma casa é uma casa, uma publicidade é uma publicidade, e o tempo de espera para se obter um serviço ou um produto, é prazo a ser medido em medidas quantificáveis - horas, dias, meses ou anos, mas não nas nuvens da imaginação ou do roubo da expectativa de crédulos/as. 

Estamos no ano de 2010 e a dinâmica pede atualizações.  A lei 8078 contribuiu, nesses 20 anos, para maior confiança no mercado e, por si só, isso nos levou a um melhor patamar de convivência.

Maria Lucia Zulzke, em 10 de setembro de 2010, às 8:10 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

quinta-feira, setembro 09, 2010

De 8 a 80, nossas percepções sobre o mercado!

Eu vou escrever até o dia 11 de setembro, sobre algumas questões da lei de defesa do consumidor!

Quem tiver interesse em saber o que acontecia naqueles anos, anteriores à lei, procure nos arquivos dos jornais impressos, com os títulos: empresas, negócios, defesa do consumidor, relações com o consumidor etc.


As empresas contratavam serviços de "clippagem", isto é, contratavam empresas/ agências que, diariamente, vasculhavam TUDO o que saia publicado nos jornais, de todos os estados, e pagavam pelas suas escolhas, isto é, pagavam por assuntos de interesse: defesa do consumidor, medicamentos, alimentos, transporte público, carros etc.

Deve existir esse serviço ainda e, ampliado para as demais mídias. É um panorama pulsante de uma época: atrasos em entrega de remessas por serviços especiais - o presente não chegou a tempo do dia do aniversário do presenteado...// devolução de dinheiro pago, antecipadamente, para se fazer um curso// reclamações dos serviços de atendimento ao consumidor de empresas que não atendiam, o telefone permanentemente ocupado// shows cancelados e demora na devolução do dinheiro pago //problemas em carros novos// planos de saúde - problemas vários// dificuldade de encerrar conta em bancos// agências de viagens com inúmeros problemas e decepções para viajantes// prazo de entrega de móveis//quebra de vasilhames de vidro com refrigerantes lesando consumidor e crianças//objetos estranhos em alimentos//berços inseguros//voltagem correta dos eletroeletrônicos// cobrança de fretes nas compras//questões de garantia dos produtos// produtos entregues danificados//compras feitas por telefone e ofertas pela televisão//problemas de qualidade no acabamento de eletrodomésticos ou produtos em geral//compras feitas por meios que não a visita à loja com visualização do produto//falta de peças de reposição de equipamentos//linhas telefônicas - problemas inúmeros//roubo de carro em estacionamentos de shoppings, supermercados e muitos, muitos outros.

Maria Lucia Zulzke, em 09 de setembro de 2010, às 8:30 am, em S.Paulo - SP - Brasil.