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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, janeiro 05, 2010

Ao Chefe do SAC, com carinho!

Aos  Chefes, Gerentes e líderes - com carinho!

Dentre todas as atividades esperadas de rotina diária e funções burocráticas de um chefe ou gerente do SAC, existem algumas de intervenção nada operacional e que são muito importantes na diferenciação do(a) profissional:

-  o(a) Chefe ou Gerente do SAC pode ser um(a) Conselheiro(a), tanto de consumidores como de executivos, colegas da empresa - observe;

- o(a) Chefe ou Gerente do SAC pode ser, quando treinado(a) e hábil, um Diplomata, equacionando conflitos mais acirrados - desenvolva;

- o(a) Chefe ou Gerente do SAC pode ser, quando solicita pesquisas e acompanhamento semanal de dados e indicadores, um Sensor da empresa - invista;

- o(a) Chefe ou Gerente do SAC pode ser, um Inovador, quando criativo(a), antenado(a) com as demandas externas e/ou internas, e quando está conectado com as necessidades de responsabilidade social empresarial, pode agir em sintonia com o marketing social - maximize.

As informações e registros chegam diariamente no SAC! Os consumidores falam! Transformar essa informação, tantas "falas", "conversas" , "papos de consumidor" em algo valorizado, vantajoso e diferenciado para empresa e consumidor é usar o marketing na sua forma mais criativa e rentável.

A conciência crítica dos chefes do SAC, daqueles que fizeram "história" em suas carreiras, nem sempre se traduz em milhões de dólares, de imediato, pois infelizmente trabalho preventivo não se quantifica em lucros.

É certo, porém, que a pior atitude de um diretor ou presidente de empresa é adotar atitudes de "avestruz" diante de crises e  minimizar a importância da intuição aliada ao impacto das informações do SAC. Basta saber valorizar! 


março de 1987 - era preciso "vender a idéia" da importância do SAC -
Departamento de Consumidores em Empresas - (influência social difusa)

Em março de 1991 - pela lei de defesa do consumidor, lei 8078, de 11 de setembro de 1990 e em vigor a partir de março de 1991, 4 anos depois do artigo acima:  No art.4 - A Política Nacional de Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito a sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria de sua qualidade de vida,bem como a harmonia das relações de consumo:

V - incentivo à criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo
(SAC - no meu entender pessoal)

Aos chefes e gerentes do SAC, que tornaram e tornam a vida de consumidores mais digna e confiável, agradecimento sincero!

Maria Lucia Zulzke, em 05 de janeiro de 2010, às 9:39 am, em S.Paulo - SP - Brasil.

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