O início do diálogo - empresas que ouvem e informam !
O modelo organizacional, inserindo a voz, as percepções dos clientes, por meio dos Call Centers e SAC. Iniciado nos anos 80 por algumas empresas e ampliado para a quase totalidade de empresas a partir dos anos 90, pela obrigatoriedade estabelecida pela Lei de Defesa do Consumidor.
Porém, além de ouvir e informar, foi feito um trabalho interno, com os profissionais especializados, antes do lançamento de produtos, como o AssaFácil, utilizado para assados sem que sujasse a assadeira e o forno. Escolher as informações essenciais, sobre a forma de usar o produto e manter-se em permanente contato após o produto comercializado. Trabalho com o cliente da Rhodia - trabalho conjunto com profissionais técnicos e com a participação do Núcleo de Valorização do Consumidor - antes, durante e depois do lançamento da embalagem para ir ao forno da dona de casa.
Além dos aspectos objetivos dos produtos e serviços, não podemos deixar de ressaltar os aspectos psicológicos, de confiança nas empresas, o produto simboliza muito, além da sua simples função econômica ou utilidade funcional.
O valor sócio - psicológico ficou agregado ao valor dos SAC.
É impensável comprar um produto de uma empresa que não esteja preparada para o diálogo, não esteja preparada para os questionamentos e para dar garantia de segurança aos consumidores.
Maria Lucia Zulzke, em 16 de janeiro de 2010, às 14:30hs, em S.Paulo - SP - Brasil
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