As empresas pequenas, médias ou grandes, correm vários riscos ao se estabelecerem num mercado.
- Tem-se os custos internos e externos;
- Tem-se as ações internas e externas;
- Tem-se as ações prioritárias a serem desenvolvidas e o "folego" para a expansão;
- Tem-se a participação dos clientes: manifestam-se, colaboram ou são silenciosos e retiram-se;
- Tem-se o atendimento das necessidades dos clientes;
- Tem-se o sócio capitalista ou é um livre empreendedor, com dinheiro pessoal?
- Os problemas existentes são sanados ou o custo de resolução dos problemas é muito alto?
- Como é a equipe para atuar nos momentos de incêndio ou
"os bombeiros" desaparecem da empresa aos menores sinais de fumaça?
- Tem-se os indicadores de medição, avaliação e apoio para melhoria?
- Há espaço, verba, apoio, estímulo, mercado para a recriação da sua empresa e dos objetivos?
Ter uma empresa por dois anos, 5 anos, dez anos, vinte anos, 70 anos, 100 anos não é apenas uma vontade e determinação do líder, o jogo empresarial e da livre iniciativa é bastante complexo, precisamos de parceiros leais para nos ajudarem na retaguarda e no ataque, na vida pública e nos setores de produção.
Vou reduzir as minhas inserções neste blog, quase diárias, desde julho - irei a congressos, encontros de trabalho e acelerar estudos.
Mantenham contato pelo email -mlzulzke@uol.com.br
Maria Lucia Zulzke, em 27 de outubro de 2009, às 9:35am, em S.Paulo - SP - Brasil
terça-feira, outubro 27, 2009
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