Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sábado, outubro 24, 2009

Responsabilidade e Tributos no Mercado



Recomendei, aos meus ex-alunos de cursos sobre atendimento e fases de negociação com clientes/consumidores, que estudassem os livros do rabino Nilton Bonder, cujas lições de ética no mercado são importantes!

Uma das frases do livro do rabino Nilton Bonder, eu gosto muito:

"Diante de um cego não colocarás um obstáculo"

Isso poderia ser aplicado ao mercado e aos consumidores?

Cada ramo de negócios, cada tipo de transação ou compra, implica numa relação de conhecimentos e de confiança;

Negócios podem ser excelentes ou lesivos, de acordo com as partes;

Existem os que preferem não refletir sobre as consequências dos seus atos e sobre os eventuais danos provocados - emocionais, de tempo, de auto-estima e confiança na vida;

Os contratos compreensíveis, detalhados, explicativos e elaborados por advogados de experiência nas matérias e que atuem de boa fé com seus clientes, são instrumentos valiosos para diminuir a dor "emocional" residual entre os seres humanos.

Só assim, poderemos diferenciar o que é aprendizado - quando existe, pela frente, para aquela pessoa determinada - tempo, espaço e condições favoráveis para reverter o erro numa situação de acerto e sucesso e,
o que é armadilha - quando só resta pela frente lamentos, exílio, inexistência de tempo ou de condições favoráveis para que o aprendizado seja utilizado e o potencial humano seja desenvolvido.

Os flagrados e transformados em "bodes expiatórios", isto é, o (a) único(a) numa comunidade, a ser penalizado(a) pelos erros comuns praticados por incontáveis semelhantes!

Os sindicatos, as associações de classe, as entidades e os institutos que reunem similares em trabalho, em condições de vida, em determinadas tarefas e atividades, ou em categorias, surgiram como uma saída para despersonalizar os líderes e os porta vozes das reivindicações, para afastar deles e dos seus próximos, o perigo da persecutoriedade individual e pessoal.

Atenção na condução dos seus passos e tenham um Ótimo Sábado!

Maria Lucia Zulzke, em 24 de outubro de 2009, às 9:48am, em S.Paulo - SP - Brasil






Nenhum comentário: