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terça-feira, outubro 20, 2009

Por que reter clientes é muito lucrativo?



Se reter clientes é lucrativo, o inverso também é verdadeiro.

Perder clientes leva a perdas e prejuízos - perda da receita que vem com a falta daquele cliente, perda de uma conexão com aquele cliente, perda de um percentual da diversidade representada pelo cliente dentro da fatia de mercado e a exclusão do sistema de riqueza e produtivo.

Quando o mercado expandiu-se da vendinha no bairro, da loja individual na cidade, para uma rede de varejo nacional ou distribuidoras de comércio global - foram feitos estudos sobre o quanto a empresa pode faturar, se souber reter clientes que poderão ser perdidos para os concorrentes.

De acordo com autores americanos - se a empresa conseguir bloquear, estancar, a perda de 5% de clientes, potencialmente perdidos num período, ela poderá incrementar seus lucros em até 100%. Existem curvas específicas de lucros, de acordo com o produto e serviço estudado.

Esses dados mostram algo MUITO IMPORTANTE para os Consumidores:

1 - Saibam muito bem o que desejam consumir, porque estão estimulando um ramo de negócios;

2 - Ao entrar para uma estrutura empresarial, você esta fortalecendo aquela estrutura, sinalizando a importância do produto vendido pela empresa;

3 - Compras ocasionais, compras numa viagem de lazer, compras por impulso igualmente definem tendências;

4 - A responsabilidade de um cliente, de um consumidor é muito maior do que supomos, como consumidores;

5 - O prestígio de uma marca se consolida com o número de pessoas usando aquela marca;

5- A responsabilidade de um consumidor é grande mas infelizmente não é proporcional ao seu poder de influência no curto e médio ou longo prazo.


Esses aspectos são importantes para o lucro da empresa pois:

- Produtos, serviços e empresas estão cada vez mais parecidos, mais indiferenciados;

- Quanto mais repetitiva for a compra e usado o serviço, mais importante é para a lucratividade;

- Quando há grandes disputas concorrenciais e uma marca se consolida;

- A marca tem grande participação no mercado global, tipo cartão de banco, cartão de crédito, cia aérea, banco, seguro, marca de vinho, marca de carro, marca de água mineral, locadora de veículos, marca de alimento industrializado, fabricante do remédio etc


Maria Lucia Zulzke, em 20 de outubro de 2009, às 9:35 am, em S.Paulo - SP - Brasil

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