Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































segunda-feira, outubro 05, 2009

Evidências da qualidade de serviços - Olimpíada 2016




Os Jogos Olímpicos serão realizados em 2016, sob a responsabilidade simbólica e emocional de 190 milhões de brasileiros!

Será necessário tangibilizar a qualidade dos espaços, dos transportes, das apresentações, dos sistemas de som, da comunicação, da projeção, dos aspectos da administração etc.

Entre o planejamento e a concretização, existem incontáveis providências, detalhes e competências que precisarão de orquestradores amorosos, entusiasmados, comprometidos, experientes e dignificados. Até que se concretizem os jogos, tantos dias existirão ao longo desses 7 anos de preparação.

O fator ambiental ajuda imensamente o Rio de Janeiro - é uma das mais deslumbrantes cidades do mundo em arquitetura natural - é uma escultura ambiental. A qualidade do ar será importante, a umidade, a temperatura, o cheiro do ar, os sons e o silêncio, os ventos, a limpeza das ruas, das lojas, dos bares e restaurantes, das praças e das praias. A água será fundamental, as instalações de higiene, do esgoto, da infra estrutura da cidade em seus incontáveis aspectos. Tudo isso precisa de muitos anos e meses de planejamento, produção e manutenção.

Os fatores sociais também serão imprescindíveis a serem considerados - o comportamento, a amabilidade, a cordialidade, o vestuário, a comunicação em tantos idiomas, a aparência, as atitudes em todos os locais, o desempenho dos prestadores de serviços. Será uma cidade submetida a um intensivo trabalho de hospitalidade e eficiência, precisaria ter o treinamento similar ao dos funcionários da "Disney World" e sabendo, antecipadamente, que o maior formigueiro de trabalhadores na sede do entretenimento mundial - a Disney, está fervendo em atividades nos bastidores e no sub solo, providenciando para que a magia da performance aconteça na superfície do "show".

A segurança nem é preciso comentar, pois isso é ressaltado em todos os eventos.

A cortesia é uma questão cultural - muitos beijos? beijinhos? sobriedade no tratamento? dar as mãos? dar abraços? deixar os idosos em primeiro lugar no transporte público? a alegria inebriante dos jovens irá até altas madrugadas? quantos drinks autorizados para os motoristas? o bafômetro vai continuar a funcionar? quanto se dá de gorjeta? trajes de banho nos transportes públicos?

Credibilidade - começar na hora certa, seguir rigorosamente as planilhas dos horários. Os recados dados serem verídicos, as advertências serem consistentes. A prevenção estar funcionando em todos os lugares e momentos, com o apoio da população.

Resposta Rápida nas emergências, nos imprevistos, nos sistemas de apoio - treinar, planejar, aprender com as olimpíadas anteriores, testar, refazer, melhorar etc.

E, dos esportistas, a confiabilidade, o treino, a competência, a superioridade do treinamento, a garra, a saúde, a disposição de competir, a beleza plástica e as lições de convivência que o esporte tanto pretende ressaltar. Concorrência leal ou desleal é fácil identificar nos esportes, sob o olhar de tantos milhões ou bilhões de expectadores.

Assim, além de Jogos Olímpicos , teremos a arte, e a vitória para todos os que investem na Linguagem Corporal para se destacar das multidões.

Maria Lucia Zulzke, em 05 de outubro de 2009, em S.Paulo - SP -Brasil - 9:00 am



Nenhum comentário: